Livro didático, Educação e Relações Étnico-raciais: o estado da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muller, Tânia Mara Pedroso
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57232
Resumo: Este artigo apresenta os resultados do estudo realizado sobre o “Estado da arte” da produção acadêmica brasileira a respeito do livro didático e relações étnico-raciais. Baseando-se nessa metodologia, a pesquisa teve como universo de análise teses, dissertações e artigos publicados em períodicos na área da educação. Com essa pesquisa, intencionava-se analisar as lacunas, permanecências e mudanças. Conclui-se apontando os aspectos comuns entre as pesquisas sobre o negro no Livro didático no período de 2003 a 2014 e sua relação com a Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira na educação básica.
id UFPR-4_398f861dd5eec57167d09e4d39c86da1
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/57232
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Livro didático, Educação e Relações Étnico-raciais: o estado da arteEducaçãoRelações Étnico-raciais; Livro didático; Estado da Arte; Educação.EducaçãoEste artigo apresenta os resultados do estudo realizado sobre o “Estado da arte” da produção acadêmica brasileira a respeito do livro didático e relações étnico-raciais. Baseando-se nessa metodologia, a pesquisa teve como universo de análise teses, dissertações e artigos publicados em períodicos na área da educação. Com essa pesquisa, intencionava-se analisar as lacunas, permanecências e mudanças. Conclui-se apontando os aspectos comuns entre as pesquisas sobre o negro no Livro didático no período de 2003 a 2014 e sua relação com a Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira na educação básica.UFPRMuller, Tânia Mara Pedroso2018-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57232Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p. 77-95Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p. 77-95Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p. 77-951984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57232/35461Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-12T22:22:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/57232Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-06-12T22:22:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Livro didático, Educação e Relações Étnico-raciais: o estado da arte
title Livro didático, Educação e Relações Étnico-raciais: o estado da arte
spellingShingle Livro didático, Educação e Relações Étnico-raciais: o estado da arte
Muller, Tânia Mara Pedroso
Educação
Relações Étnico-raciais; Livro didático; Estado da Arte; Educação.
Educação
title_short Livro didático, Educação e Relações Étnico-raciais: o estado da arte
title_full Livro didático, Educação e Relações Étnico-raciais: o estado da arte
title_fullStr Livro didático, Educação e Relações Étnico-raciais: o estado da arte
title_full_unstemmed Livro didático, Educação e Relações Étnico-raciais: o estado da arte
title_sort Livro didático, Educação e Relações Étnico-raciais: o estado da arte
author Muller, Tânia Mara Pedroso
author_facet Muller, Tânia Mara Pedroso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Muller, Tânia Mara Pedroso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Relações Étnico-raciais; Livro didático; Estado da Arte; Educação.
Educação
topic Educação
Relações Étnico-raciais; Livro didático; Estado da Arte; Educação.
Educação
description Este artigo apresenta os resultados do estudo realizado sobre o “Estado da arte” da produção acadêmica brasileira a respeito do livro didático e relações étnico-raciais. Baseando-se nessa metodologia, a pesquisa teve como universo de análise teses, dissertações e artigos publicados em períodicos na área da educação. Com essa pesquisa, intencionava-se analisar as lacunas, permanecências e mudanças. Conclui-se apontando os aspectos comuns entre as pesquisas sobre o negro no Livro didático no período de 2003 a 2014 e sua relação com a Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira na educação básica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57232
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57232/35461
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p. 77-95
Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p. 77-95
Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p. 77-95
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898702184448