Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Hierarquia Social dos Objetos no campo da Educação: testes empíricos
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75776 |
Resumo: | O presente artigo traz o relatório de uma investigação empírica sobrea produção científica em Educação usando de dados bibliométricos ecientométricos analisados com base em conceitos criados por Pierre Bourdieupara a sociologia da ciência com o auxílio de um referencial histórico efilosófico. Utilizando de metadados de mais de 6000 teses defendidas entre1996 e 2016 nos programas de pós-graduação em educação no Brasil comnotas cinco e superior, gerou-se um mapa da Hierarquia Social dos Objetos nocampo da Educação. Também procurou-se testar empiricamente a afirmaçãoacerca da pesquisa em Educação de que houve a perda do objeto de pesquisana pós-modernidade e a importância em termos de capital científico dasTecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Os dadosmostraram que a hierarquia dos objetos é muito pulverizada, mas com umnúcleo que concentra muito capital científico e que tal concentração cresceucom o campo. O que pode ser explicado pelo alto grau de heteronomia do campo e fenômenos da pós-modernidade. No entanto foi possível mapear que existem objetos que trazem mais retorno de capital científico aos agentes do campo: o professor e sua formação. Portanto, não houve perda do objeto. Também foi possível observar que palavras relacionadas a tecnologias digitais cresceram e se tornaram parte do núcleo da hierarquia de objetos do campo no início do séc. XXI. As Tecnologias digitais fazem parte do núcleo da Hierarquia Social de Objetos do campo da Educação relacionados principalmente à Educação a Distância. |
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Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Hierarquia Social dos Objetos no campo da Educação: testes empíricosO presente artigo traz o relatório de uma investigação empírica sobrea produção científica em Educação usando de dados bibliométricos ecientométricos analisados com base em conceitos criados por Pierre Bourdieupara a sociologia da ciência com o auxílio de um referencial histórico efilosófico. Utilizando de metadados de mais de 6000 teses defendidas entre1996 e 2016 nos programas de pós-graduação em educação no Brasil comnotas cinco e superior, gerou-se um mapa da Hierarquia Social dos Objetos nocampo da Educação. Também procurou-se testar empiricamente a afirmaçãoacerca da pesquisa em Educação de que houve a perda do objeto de pesquisana pós-modernidade e a importância em termos de capital científico dasTecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Os dadosmostraram que a hierarquia dos objetos é muito pulverizada, mas com umnúcleo que concentra muito capital científico e que tal concentração cresceucom o campo. O que pode ser explicado pelo alto grau de heteronomia do campo e fenômenos da pós-modernidade. No entanto foi possível mapear que existem objetos que trazem mais retorno de capital científico aos agentes do campo: o professor e sua formação. Portanto, não houve perda do objeto. Também foi possível observar que palavras relacionadas a tecnologias digitais cresceram e se tornaram parte do núcleo da hierarquia de objetos do campo no início do séc. XXI. As Tecnologias digitais fazem parte do núcleo da Hierarquia Social de Objetos do campo da Educação relacionados principalmente à Educação a Distância.UFPRGarcia Corrêa, AndréRibeiro Silva Mill, Daniel2020-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75776Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75776/42518https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75776/42519Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/75776Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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