Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Hierarquia Social dos Objetos no campo da Educação: testes empíricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia Corrêa, André
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ribeiro Silva Mill, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75776
Resumo: O presente artigo traz o relatório de uma investigação empírica sobrea produção científica em Educação usando de dados bibliométricos ecientométricos analisados com base em conceitos criados por Pierre Bourdieupara a sociologia da ciência com o auxílio de um referencial histórico efilosófico. Utilizando de metadados de mais de 6000 teses defendidas entre1996 e 2016 nos programas de pós-graduação em educação no Brasil comnotas cinco e superior, gerou-se um mapa da Hierarquia Social dos Objetos nocampo da Educação. Também procurou-se testar empiricamente a afirmaçãoacerca da pesquisa em Educação de que houve a perda do objeto de pesquisana pós-modernidade e a importância em termos de capital científico dasTecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Os dadosmostraram que a hierarquia dos objetos é muito pulverizada, mas com umnúcleo que concentra muito capital científico e que tal concentração cresceucom o campo. O que pode ser explicado pelo alto grau de heteronomia do campo e fenômenos da pós-modernidade. No entanto foi possível mapear que existem objetos que trazem mais retorno de capital científico aos agentes do campo: o professor e sua formação. Portanto, não houve perda do objeto. Também foi possível observar que palavras relacionadas a tecnologias digitais cresceram e se tornaram parte do núcleo da hierarquia de objetos do campo no início do séc. XXI. As Tecnologias digitais fazem parte do núcleo da Hierarquia Social de Objetos do campo da Educação relacionados principalmente à Educação a Distância.
id UFPR-4_3eaef6a900572b98919f04c276770360
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/75776
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Hierarquia Social dos Objetos no campo da Educação: testes empíricosO presente artigo traz o relatório de uma investigação empírica sobrea produção científica em Educação usando de dados bibliométricos ecientométricos analisados com base em conceitos criados por Pierre Bourdieupara a sociologia da ciência com o auxílio de um referencial histórico efilosófico. Utilizando de metadados de mais de 6000 teses defendidas entre1996 e 2016 nos programas de pós-graduação em educação no Brasil comnotas cinco e superior, gerou-se um mapa da Hierarquia Social dos Objetos nocampo da Educação. Também procurou-se testar empiricamente a afirmaçãoacerca da pesquisa em Educação de que houve a perda do objeto de pesquisana pós-modernidade e a importância em termos de capital científico dasTecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Os dadosmostraram que a hierarquia dos objetos é muito pulverizada, mas com umnúcleo que concentra muito capital científico e que tal concentração cresceucom o campo. O que pode ser explicado pelo alto grau de heteronomia do campo e fenômenos da pós-modernidade. No entanto foi possível mapear que existem objetos que trazem mais retorno de capital científico aos agentes do campo: o professor e sua formação. Portanto, não houve perda do objeto. Também foi possível observar que palavras relacionadas a tecnologias digitais cresceram e se tornaram parte do núcleo da hierarquia de objetos do campo no início do séc. XXI. As Tecnologias digitais fazem parte do núcleo da Hierarquia Social de Objetos do campo da Educação relacionados principalmente à Educação a Distância.UFPRGarcia Corrêa, AndréRibeiro Silva Mill, Daniel2020-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75776Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75776/42518https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75776/42519Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/75776Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Hierarquia Social dos Objetos no campo da Educação: testes empíricos
title Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Hierarquia Social dos Objetos no campo da Educação: testes empíricos
spellingShingle Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Hierarquia Social dos Objetos no campo da Educação: testes empíricos
Garcia Corrêa, André
title_short Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Hierarquia Social dos Objetos no campo da Educação: testes empíricos
title_full Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Hierarquia Social dos Objetos no campo da Educação: testes empíricos
title_fullStr Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Hierarquia Social dos Objetos no campo da Educação: testes empíricos
title_full_unstemmed Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Hierarquia Social dos Objetos no campo da Educação: testes empíricos
title_sort Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Hierarquia Social dos Objetos no campo da Educação: testes empíricos
author Garcia Corrêa, André
author_facet Garcia Corrêa, André
Ribeiro Silva Mill, Daniel
author_role author
author2 Ribeiro Silva Mill, Daniel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia Corrêa, André
Ribeiro Silva Mill, Daniel
dc.subject.none.fl_str_mv


description O presente artigo traz o relatório de uma investigação empírica sobrea produção científica em Educação usando de dados bibliométricos ecientométricos analisados com base em conceitos criados por Pierre Bourdieupara a sociologia da ciência com o auxílio de um referencial histórico efilosófico. Utilizando de metadados de mais de 6000 teses defendidas entre1996 e 2016 nos programas de pós-graduação em educação no Brasil comnotas cinco e superior, gerou-se um mapa da Hierarquia Social dos Objetos nocampo da Educação. Também procurou-se testar empiricamente a afirmaçãoacerca da pesquisa em Educação de que houve a perda do objeto de pesquisana pós-modernidade e a importância em termos de capital científico dasTecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Os dadosmostraram que a hierarquia dos objetos é muito pulverizada, mas com umnúcleo que concentra muito capital científico e que tal concentração cresceucom o campo. O que pode ser explicado pelo alto grau de heteronomia do campo e fenômenos da pós-modernidade. No entanto foi possível mapear que existem objetos que trazem mais retorno de capital científico aos agentes do campo: o professor e sua formação. Portanto, não houve perda do objeto. Também foi possível observar que palavras relacionadas a tecnologias digitais cresceram e se tornaram parte do núcleo da hierarquia de objetos do campo no início do séc. XXI. As Tecnologias digitais fazem parte do núcleo da Hierarquia Social de Objetos do campo da Educação relacionados principalmente à Educação a Distância.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75776
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75776
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75776/42518
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75776/42519
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899205500928