A presença do Banco Mundial e do Banco Interamericano no financiamento do ensino fundamental e médio na Rede Estadual de Ensino do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Maria Dativa de Salles
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Santos, Jussara Maria Tavares Puglielli, Gouveia, Andréa Barbosa, Gabardo, Cleusa Valéria, de Locco, Leila de Almeida, Rech, Pedro Eloy, da Silva, Sandra Terezinha, Tavares, Taís Moura, Arcoverde, Yvelise Freitas de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2142
Resumo: O artigo apresenta os resultados de pesquisa sobre os financiamentos internacionais do Banco Mundial (BIRD) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o ensino fundamental e médio, no Paraná, nos anos 80 e 90, em três governos do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) que estiveram no poder de 1983 a 1994. A partir da identificação de que o primeiro governo (1983-1986) encaminha e redireciona, segundo prioridades democráticas ou comunitárias, projetos financiados com recursos externos (BID), negociados pelo governo federal, examinam-se, no segundo e terceiros governos (1987-1990 e 1991-1994) o processo de negociação e o conteúdo dos projetos especificamente educacionais, diretamente negociados pelo governo estadual com os Bancos. As razões que levaram os dois governos à busca de financiamento externo explicam-se fundamentalmente no quadro da grave crise econômica herdada da ditadura militar, com a conseqüente redução dos recursos públicos para as áreas sociais, além de outros motivos que se situam na concepção da educação como formadora de mão-de-obra para o desenvolvimento. O que se pode constatar é que os empréstimos, no caso do Paraná, foram importantes indutores do ajuste progressivo das políticas educacionais, que, nos anos 80, buscaram contemplar a universalização da escola pública, com qualidade, para a maioria da população, ao “pacote” do BIRD, cuja ótica é a racionalidade econômica. Entretanto, não se pode afirmar, por limitações históricas, que houvesse clara compreensão, naquele momento histórico (1983-1990), por parte dos agentes do governo (técnicos e autoridades), do grau de direcionamento das políticas educacionais que resultaria como contrapartida dos empréstimos. A hipótese que pode ser levantada a partir daí é a da plena adesão (identidade) do governo (técnicos e autoridades) que sucedeu aos anteriores às diretrizes dos Bancos. The financing presence of the World Bank and of the Interamerican Bank on the State of Paraná Education System, from fundamental to high school Abstract This article presents the results of a research into international financing of World Bank (BIRD) and Interamerican Bank (BID) for elementary and secondary education, in Paraná, during the 80’s and 90’s, when three governors from Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) were in the head of the State, from 1983 until 1994. It is possible to notice that the first govern (1983-1986) refers and readdresses, according to democratic or communitarian priorities, projects that were financed by external resources (BID), and negotiated by Federal Government. This article also examines, on the second and third governments (1987-1990 and 1991-1994) the negotiation process and the content of educational projects that were negotiated directly by the State Government and the Banks. The reasons that carried those two governs to the external financing can be mainly explained by the economical problems inherited from past military governs, and by the social areas public resources consequently reduction, besides others reasons as the conception of education as workforce training. What is possible to notice is that the loans, particularly for Paraná, were important addressers to the progressive adjust of educational policies, which, in the 80’s, tried to contemplate a good quality public school for the majority of the population, to the BIRD policy, that contemplates economical rationality. However, we can not assert, because historical limitations, that there was a clear comprehension, in that specific historical moment (1983-1990), by the side of govern agents (technicians and authorities), of addressing degree of educational policy that were result of the loans counterpart. The hypothesis that can be considered is the one of the plain adhesion (identification) of govern (technicians and authorities), that succeed the past ones to the Banks’ directives.
id UFPR-4_3fd49adf8bca5299e24120afd2f3ded7
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2142
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A presença do Banco Mundial e do Banco Interamericano no financiamento do ensino fundamental e médio na Rede Estadual de Ensino do Paranáfinanciamento; educação; Paraná; projetos; financing; education; Paraná; projects. O artigo apresenta os resultados de pesquisa sobre os financiamentos internacionais do Banco Mundial (BIRD) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o ensino fundamental e médio, no Paraná, nos anos 80 e 90, em três governos do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) que estiveram no poder de 1983 a 1994. A partir da identificação de que o primeiro governo (1983-1986) encaminha e redireciona, segundo prioridades democráticas ou comunitárias, projetos financiados com recursos externos (BID), negociados pelo governo federal, examinam-se, no segundo e terceiros governos (1987-1990 e 1991-1994) o processo de negociação e o conteúdo dos projetos especificamente educacionais, diretamente negociados pelo governo estadual com os Bancos. As razões que levaram os dois governos à busca de financiamento externo explicam-se fundamentalmente no quadro da grave crise econômica herdada da ditadura militar, com a conseqüente redução dos recursos públicos para as áreas sociais, além de outros motivos que se situam na concepção da educação como formadora de mão-de-obra para o desenvolvimento. O que se pode constatar é que os empréstimos, no caso do Paraná, foram importantes indutores do ajuste progressivo das políticas educacionais, que, nos anos 80, buscaram contemplar a universalização da escola pública, com qualidade, para a maioria da população, ao “pacote” do BIRD, cuja ótica é a racionalidade econômica. Entretanto, não se pode afirmar, por limitações históricas, que houvesse clara compreensão, naquele momento histórico (1983-1990), por parte dos agentes do governo (técnicos e autoridades), do grau de direcionamento das políticas educacionais que resultaria como contrapartida dos empréstimos. A hipótese que pode ser levantada a partir daí é a da plena adesão (identidade) do governo (técnicos e autoridades) que sucedeu aos anteriores às diretrizes dos Bancos. The financing presence of the World Bank and of the Interamerican Bank on the State of Paraná Education System, from fundamental to high school Abstract This article presents the results of a research into international financing of World Bank (BIRD) and Interamerican Bank (BID) for elementary and secondary education, in Paraná, during the 80’s and 90’s, when three governors from Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) were in the head of the State, from 1983 until 1994. It is possible to notice that the first govern (1983-1986) refers and readdresses, according to democratic or communitarian priorities, projects that were financed by external resources (BID), and negotiated by Federal Government. This article also examines, on the second and third governments (1987-1990 and 1991-1994) the negotiation process and the content of educational projects that were negotiated directly by the State Government and the Banks. The reasons that carried those two governs to the external financing can be mainly explained by the economical problems inherited from past military governs, and by the social areas public resources consequently reduction, besides others reasons as the conception of education as workforce training. What is possible to notice is that the loans, particularly for Paraná, were important addressers to the progressive adjust of educational policies, which, in the 80’s, tried to contemplate a good quality public school for the majority of the population, to the BIRD policy, that contemplates economical rationality. However, we can not assert, because historical limitations, that there was a clear comprehension, in that specific historical moment (1983-1990), by the side of govern agents (technicians and authorities), of addressing degree of educational policy that were result of the loans counterpart. The hypothesis that can be considered is the one of the plain adhesion (identification) of govern (technicians and authorities), that succeed the past ones to the Banks’ directives. UFPR2003-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2142Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 71-99Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 71-99Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 71-991984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2142/1794https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2142/31268Gonçalves, Maria Dativa de SallesSantos, Jussara Maria Tavares PuglielliGouveia, Andréa BarbosaGabardo, Cleusa Valériade Locco, Leila de AlmeidaRech, Pedro Eloyda Silva, Sandra TerezinhaTavares, Taís MouraArcoverde, Yvelise Freitas de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:21:37Zoai:revistas.ufpr.br:article/2142Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:21:37Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A presença do Banco Mundial e do Banco Interamericano no financiamento do ensino fundamental e médio na Rede Estadual de Ensino do Paraná
title A presença do Banco Mundial e do Banco Interamericano no financiamento do ensino fundamental e médio na Rede Estadual de Ensino do Paraná
spellingShingle A presença do Banco Mundial e do Banco Interamericano no financiamento do ensino fundamental e médio na Rede Estadual de Ensino do Paraná
Gonçalves, Maria Dativa de Salles
financiamento; educação; Paraná; projetos; financing; education; Paraná; projects.
title_short A presença do Banco Mundial e do Banco Interamericano no financiamento do ensino fundamental e médio na Rede Estadual de Ensino do Paraná
title_full A presença do Banco Mundial e do Banco Interamericano no financiamento do ensino fundamental e médio na Rede Estadual de Ensino do Paraná
title_fullStr A presença do Banco Mundial e do Banco Interamericano no financiamento do ensino fundamental e médio na Rede Estadual de Ensino do Paraná
title_full_unstemmed A presença do Banco Mundial e do Banco Interamericano no financiamento do ensino fundamental e médio na Rede Estadual de Ensino do Paraná
title_sort A presença do Banco Mundial e do Banco Interamericano no financiamento do ensino fundamental e médio na Rede Estadual de Ensino do Paraná
author Gonçalves, Maria Dativa de Salles
author_facet Gonçalves, Maria Dativa de Salles
Santos, Jussara Maria Tavares Puglielli
Gouveia, Andréa Barbosa
Gabardo, Cleusa Valéria
de Locco, Leila de Almeida
Rech, Pedro Eloy
da Silva, Sandra Terezinha
Tavares, Taís Moura
Arcoverde, Yvelise Freitas de Souza
author_role author
author2 Santos, Jussara Maria Tavares Puglielli
Gouveia, Andréa Barbosa
Gabardo, Cleusa Valéria
de Locco, Leila de Almeida
Rech, Pedro Eloy
da Silva, Sandra Terezinha
Tavares, Taís Moura
Arcoverde, Yvelise Freitas de Souza
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Maria Dativa de Salles
Santos, Jussara Maria Tavares Puglielli
Gouveia, Andréa Barbosa
Gabardo, Cleusa Valéria
de Locco, Leila de Almeida
Rech, Pedro Eloy
da Silva, Sandra Terezinha
Tavares, Taís Moura
Arcoverde, Yvelise Freitas de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv financiamento; educação; Paraná; projetos; financing; education; Paraná; projects.
topic financiamento; educação; Paraná; projetos; financing; education; Paraná; projects.
description O artigo apresenta os resultados de pesquisa sobre os financiamentos internacionais do Banco Mundial (BIRD) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o ensino fundamental e médio, no Paraná, nos anos 80 e 90, em três governos do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) que estiveram no poder de 1983 a 1994. A partir da identificação de que o primeiro governo (1983-1986) encaminha e redireciona, segundo prioridades democráticas ou comunitárias, projetos financiados com recursos externos (BID), negociados pelo governo federal, examinam-se, no segundo e terceiros governos (1987-1990 e 1991-1994) o processo de negociação e o conteúdo dos projetos especificamente educacionais, diretamente negociados pelo governo estadual com os Bancos. As razões que levaram os dois governos à busca de financiamento externo explicam-se fundamentalmente no quadro da grave crise econômica herdada da ditadura militar, com a conseqüente redução dos recursos públicos para as áreas sociais, além de outros motivos que se situam na concepção da educação como formadora de mão-de-obra para o desenvolvimento. O que se pode constatar é que os empréstimos, no caso do Paraná, foram importantes indutores do ajuste progressivo das políticas educacionais, que, nos anos 80, buscaram contemplar a universalização da escola pública, com qualidade, para a maioria da população, ao “pacote” do BIRD, cuja ótica é a racionalidade econômica. Entretanto, não se pode afirmar, por limitações históricas, que houvesse clara compreensão, naquele momento histórico (1983-1990), por parte dos agentes do governo (técnicos e autoridades), do grau de direcionamento das políticas educacionais que resultaria como contrapartida dos empréstimos. A hipótese que pode ser levantada a partir daí é a da plena adesão (identidade) do governo (técnicos e autoridades) que sucedeu aos anteriores às diretrizes dos Bancos. The financing presence of the World Bank and of the Interamerican Bank on the State of Paraná Education System, from fundamental to high school Abstract This article presents the results of a research into international financing of World Bank (BIRD) and Interamerican Bank (BID) for elementary and secondary education, in Paraná, during the 80’s and 90’s, when three governors from Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) were in the head of the State, from 1983 until 1994. It is possible to notice that the first govern (1983-1986) refers and readdresses, according to democratic or communitarian priorities, projects that were financed by external resources (BID), and negotiated by Federal Government. This article also examines, on the second and third governments (1987-1990 and 1991-1994) the negotiation process and the content of educational projects that were negotiated directly by the State Government and the Banks. The reasons that carried those two governs to the external financing can be mainly explained by the economical problems inherited from past military governs, and by the social areas public resources consequently reduction, besides others reasons as the conception of education as workforce training. What is possible to notice is that the loans, particularly for Paraná, were important addressers to the progressive adjust of educational policies, which, in the 80’s, tried to contemplate a good quality public school for the majority of the population, to the BIRD policy, that contemplates economical rationality. However, we can not assert, because historical limitations, that there was a clear comprehension, in that specific historical moment (1983-1990), by the side of govern agents (technicians and authorities), of addressing degree of educational policy that were result of the loans counterpart. The hypothesis that can be considered is the one of the plain adhesion (identification) of govern (technicians and authorities), that succeed the past ones to the Banks’ directives.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2142
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2142/1794
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2142/31268
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 71-99
Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 71-99
Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 71-99
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711893471887360