A Educação a Distância em pesquisas acadêmicas: uma análise bibliométrica em teses do campo educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mill, Daniel
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rozenfeld G. Oliveira, Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38642
Resumo: Este artigo apresenta uma análise das relações entre os temas “Pesquisa” e “Educação a Distância” (EaD), buscando identificar as articulações entre a agenda de pesquisa sobre EaD e a evolução da área. Esta modalidade educacional tornou-se um fértil terreno para investigações, especialmente depois da sua recente expansão, decorrente do desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação. Assim, foi feita uma análise bibliométrica das produções científicas (teses de doutorado em Educação), catalogadas pelo Grupo Horizonte (UFSCar). Foram identificadas 83 teses sobre EaD, que foram analisadas detalhadamente. Os dados indicaram que a aproximação entre EaD e pesquisa ainda é tímida, mas foram encontrados indícios de que, também na EaD, a agenda de pesquisas caminha articulada com a evolução da própria área de estudo. Observou-se que a quantidade de estudos sobre EaD tem aumentado nos últimos anos, em consonância com a recente expansão da EaD, indicando a redefinição ou emergência de um campo investigativo mais maduro. Todavia, ainda carecemos de estudos mais densos sobre muitos aspectos da modalidade.
id UFPR-4_4533ca38da86406085c34d9d259ec146
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/38642
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A Educação a Distância em pesquisas acadêmicas: uma análise bibliométrica em teses do campo educacionalEste artigo apresenta uma análise das relações entre os temas “Pesquisa” e “Educação a Distância” (EaD), buscando identificar as articulações entre a agenda de pesquisa sobre EaD e a evolução da área. Esta modalidade educacional tornou-se um fértil terreno para investigações, especialmente depois da sua recente expansão, decorrente do desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação. Assim, foi feita uma análise bibliométrica das produções científicas (teses de doutorado em Educação), catalogadas pelo Grupo Horizonte (UFSCar). Foram identificadas 83 teses sobre EaD, que foram analisadas detalhadamente. Os dados indicaram que a aproximação entre EaD e pesquisa ainda é tímida, mas foram encontrados indícios de que, também na EaD, a agenda de pesquisas caminha articulada com a evolução da própria área de estudo. Observou-se que a quantidade de estudos sobre EaD tem aumentado nos últimos anos, em consonância com a recente expansão da EaD, indicando a redefinição ou emergência de um campo investigativo mais maduro. Todavia, ainda carecemos de estudos mais densos sobre muitos aspectos da modalidade.UFPRCapes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).Mill, DanielRozenfeld G. Oliveira, Márcia2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38642Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 15-36Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 15-36Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 15-361984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38642/24336https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38642/30409info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:07:18Zoai:revistas.ufpr.br:article/38642Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:07:18Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação a Distância em pesquisas acadêmicas: uma análise bibliométrica em teses do campo educacional
title A Educação a Distância em pesquisas acadêmicas: uma análise bibliométrica em teses do campo educacional
spellingShingle A Educação a Distância em pesquisas acadêmicas: uma análise bibliométrica em teses do campo educacional
Mill, Daniel
title_short A Educação a Distância em pesquisas acadêmicas: uma análise bibliométrica em teses do campo educacional
title_full A Educação a Distância em pesquisas acadêmicas: uma análise bibliométrica em teses do campo educacional
title_fullStr A Educação a Distância em pesquisas acadêmicas: uma análise bibliométrica em teses do campo educacional
title_full_unstemmed A Educação a Distância em pesquisas acadêmicas: uma análise bibliométrica em teses do campo educacional
title_sort A Educação a Distância em pesquisas acadêmicas: uma análise bibliométrica em teses do campo educacional
author Mill, Daniel
author_facet Mill, Daniel
Rozenfeld G. Oliveira, Márcia
author_role author
author2 Rozenfeld G. Oliveira, Márcia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
dc.contributor.author.fl_str_mv Mill, Daniel
Rozenfeld G. Oliveira, Márcia
dc.subject.none.fl_str_mv


description Este artigo apresenta uma análise das relações entre os temas “Pesquisa” e “Educação a Distância” (EaD), buscando identificar as articulações entre a agenda de pesquisa sobre EaD e a evolução da área. Esta modalidade educacional tornou-se um fértil terreno para investigações, especialmente depois da sua recente expansão, decorrente do desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação. Assim, foi feita uma análise bibliométrica das produções científicas (teses de doutorado em Educação), catalogadas pelo Grupo Horizonte (UFSCar). Foram identificadas 83 teses sobre EaD, que foram analisadas detalhadamente. Os dados indicaram que a aproximação entre EaD e pesquisa ainda é tímida, mas foram encontrados indícios de que, também na EaD, a agenda de pesquisas caminha articulada com a evolução da própria área de estudo. Observou-se que a quantidade de estudos sobre EaD tem aumentado nos últimos anos, em consonância com a recente expansão da EaD, indicando a redefinição ou emergência de um campo investigativo mais maduro. Todavia, ainda carecemos de estudos mais densos sobre muitos aspectos da modalidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38642
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38642/24336
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38642/30409
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 15-36
Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 15-36
Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 15-36
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711894156607488