Ontologia Ambiental: o reposicionamento do Ser no horizonte da Racionalidade Ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45961 |
Resumo: | A presente discussão é oriunda de uma tese de doutorado em Educação Ambiental que se propôs a discutir o Ser sob duas perspectivas: a da Racionalidade Instrumental e a da Racionalidade Ambiental. Questionando em que medida o horizonte da Racionalidade Ambiental poderia contribuir para (re)significar e situar o Ser, empreendemos um exercício hermenêutico, a fim de alargar a compreensão de categorias postas para o estudo. Tomando como uma das referências possíveis a perspectiva teórica de Enrique Leff, apresentamos alternativas para pensar o Ser no horizonte de uma nova Racionalidade, considerando que esta além de superar as patologias da Razão Instrumental pode constituir-se em um novo indicador para nosso modo de ser-no-mundo. |
id |
UFPR-4_4685abcef9fb4b8cda6f2ba410705073 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/45961 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Ontologia Ambiental: o reposicionamento do Ser no horizonte da Racionalidade AmbientalEducação; Fundamentos da Educação; Educação Ambiental.Educação Ambiental. Ser. Racionalidade Ambiental.Educação Ambiental- OntologiaA presente discussão é oriunda de uma tese de doutorado em Educação Ambiental que se propôs a discutir o Ser sob duas perspectivas: a da Racionalidade Instrumental e a da Racionalidade Ambiental. Questionando em que medida o horizonte da Racionalidade Ambiental poderia contribuir para (re)significar e situar o Ser, empreendemos um exercício hermenêutico, a fim de alargar a compreensão de categorias postas para o estudo. Tomando como uma das referências possíveis a perspectiva teórica de Enrique Leff, apresentamos alternativas para pensar o Ser no horizonte de uma nova Racionalidade, considerando que esta além de superar as patologias da Razão Instrumental pode constituir-se em um novo indicador para nosso modo de ser-no-mundo.UFPRUniversidade Federal do Rio Grande. (PPGEA).Nabaes, Thais De OliveiraPereira, Vilmar Alves2016-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45961Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 189-204Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 189-204Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 189-2041984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45961/29233https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45961/30249Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:02:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/45961Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:02:36Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ontologia Ambiental: o reposicionamento do Ser no horizonte da Racionalidade Ambiental |
title |
Ontologia Ambiental: o reposicionamento do Ser no horizonte da Racionalidade Ambiental |
spellingShingle |
Ontologia Ambiental: o reposicionamento do Ser no horizonte da Racionalidade Ambiental Nabaes, Thais De Oliveira Educação; Fundamentos da Educação; Educação Ambiental. Educação Ambiental. Ser. Racionalidade Ambiental. Educação Ambiental- Ontologia |
title_short |
Ontologia Ambiental: o reposicionamento do Ser no horizonte da Racionalidade Ambiental |
title_full |
Ontologia Ambiental: o reposicionamento do Ser no horizonte da Racionalidade Ambiental |
title_fullStr |
Ontologia Ambiental: o reposicionamento do Ser no horizonte da Racionalidade Ambiental |
title_full_unstemmed |
Ontologia Ambiental: o reposicionamento do Ser no horizonte da Racionalidade Ambiental |
title_sort |
Ontologia Ambiental: o reposicionamento do Ser no horizonte da Racionalidade Ambiental |
author |
Nabaes, Thais De Oliveira |
author_facet |
Nabaes, Thais De Oliveira Pereira, Vilmar Alves |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Vilmar Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande. (PPGEA). |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nabaes, Thais De Oliveira Pereira, Vilmar Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Fundamentos da Educação; Educação Ambiental. Educação Ambiental. Ser. Racionalidade Ambiental. Educação Ambiental- Ontologia |
topic |
Educação; Fundamentos da Educação; Educação Ambiental. Educação Ambiental. Ser. Racionalidade Ambiental. Educação Ambiental- Ontologia |
description |
A presente discussão é oriunda de uma tese de doutorado em Educação Ambiental que se propôs a discutir o Ser sob duas perspectivas: a da Racionalidade Instrumental e a da Racionalidade Ambiental. Questionando em que medida o horizonte da Racionalidade Ambiental poderia contribuir para (re)significar e situar o Ser, empreendemos um exercício hermenêutico, a fim de alargar a compreensão de categorias postas para o estudo. Tomando como uma das referências possíveis a perspectiva teórica de Enrique Leff, apresentamos alternativas para pensar o Ser no horizonte de uma nova Racionalidade, considerando que esta além de superar as patologias da Razão Instrumental pode constituir-se em um novo indicador para nosso modo de ser-no-mundo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45961 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45961/29233 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45961/30249 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 189-204 Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 189-204 Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 189-204 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711902830428160 |