Ontologia Ambiental: o reposicionamento do Ser no horizonte da Racionalidade Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nabaes, Thais De Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pereira, Vilmar Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45961
Resumo: A presente discussão é oriunda de uma tese de doutorado em Educação Ambiental que se propôs a discutir o Ser sob duas perspectivas: a da Racionalidade Instrumental e a da Racionalidade Ambiental. Questionando em que medida o horizonte da Racionalidade Ambiental poderia contribuir para (re)significar e situar o Ser, empreendemos um exercício hermenêutico, a fim de alargar a compreensão de categorias postas para o estudo. Tomando como uma das referências possíveis a perspectiva teórica de Enrique Leff, apresentamos alternativas para pensar o Ser no horizonte de uma nova Racionalidade, considerando que esta além de superar as patologias da Razão Instrumental pode constituir-se em um novo indicador para nosso modo de ser-no-mundo.
id UFPR-4_4685abcef9fb4b8cda6f2ba410705073
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/45961
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Ontologia Ambiental: o reposicionamento do Ser no horizonte da Racionalidade AmbientalEducação; Fundamentos da Educação; Educação Ambiental.Educação Ambiental. Ser. Racionalidade Ambiental.Educação Ambiental- OntologiaA presente discussão é oriunda de uma tese de doutorado em Educação Ambiental que se propôs a discutir o Ser sob duas perspectivas: a da Racionalidade Instrumental e a da Racionalidade Ambiental. Questionando em que medida o horizonte da Racionalidade Ambiental poderia contribuir para (re)significar e situar o Ser, empreendemos um exercício hermenêutico, a fim de alargar a compreensão de categorias postas para o estudo. Tomando como uma das referências possíveis a perspectiva teórica de Enrique Leff, apresentamos alternativas para pensar o Ser no horizonte de uma nova Racionalidade, considerando que esta além de superar as patologias da Razão Instrumental pode constituir-se em um novo indicador para nosso modo de ser-no-mundo.UFPRUniversidade Federal do Rio Grande. (PPGEA).Nabaes, Thais De OliveiraPereira, Vilmar Alves2016-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45961Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 189-204Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 189-204Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 189-2041984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45961/29233https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45961/30249Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:02:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/45961Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:02:36Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Ontologia Ambiental: o reposicionamento do Ser no horizonte da Racionalidade Ambiental
title Ontologia Ambiental: o reposicionamento do Ser no horizonte da Racionalidade Ambiental
spellingShingle Ontologia Ambiental: o reposicionamento do Ser no horizonte da Racionalidade Ambiental
Nabaes, Thais De Oliveira
Educação; Fundamentos da Educação; Educação Ambiental.
Educação Ambiental. Ser. Racionalidade Ambiental.
Educação Ambiental- Ontologia
title_short Ontologia Ambiental: o reposicionamento do Ser no horizonte da Racionalidade Ambiental
title_full Ontologia Ambiental: o reposicionamento do Ser no horizonte da Racionalidade Ambiental
title_fullStr Ontologia Ambiental: o reposicionamento do Ser no horizonte da Racionalidade Ambiental
title_full_unstemmed Ontologia Ambiental: o reposicionamento do Ser no horizonte da Racionalidade Ambiental
title_sort Ontologia Ambiental: o reposicionamento do Ser no horizonte da Racionalidade Ambiental
author Nabaes, Thais De Oliveira
author_facet Nabaes, Thais De Oliveira
Pereira, Vilmar Alves
author_role author
author2 Pereira, Vilmar Alves
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande. (PPGEA).
dc.contributor.author.fl_str_mv Nabaes, Thais De Oliveira
Pereira, Vilmar Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Fundamentos da Educação; Educação Ambiental.
Educação Ambiental. Ser. Racionalidade Ambiental.
Educação Ambiental- Ontologia
topic Educação; Fundamentos da Educação; Educação Ambiental.
Educação Ambiental. Ser. Racionalidade Ambiental.
Educação Ambiental- Ontologia
description A presente discussão é oriunda de uma tese de doutorado em Educação Ambiental que se propôs a discutir o Ser sob duas perspectivas: a da Racionalidade Instrumental e a da Racionalidade Ambiental. Questionando em que medida o horizonte da Racionalidade Ambiental poderia contribuir para (re)significar e situar o Ser, empreendemos um exercício hermenêutico, a fim de alargar a compreensão de categorias postas para o estudo. Tomando como uma das referências possíveis a perspectiva teórica de Enrique Leff, apresentamos alternativas para pensar o Ser no horizonte de uma nova Racionalidade, considerando que esta além de superar as patologias da Razão Instrumental pode constituir-se em um novo indicador para nosso modo de ser-no-mundo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45961
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45961/29233
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45961/30249
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 189-204
Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 189-204
Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 189-204
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902830428160