Qualidade da Graduação: o lugar do assessoramento pedagógico como propulsor da inovação e do desenvolvimento profissional docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Cunha, Maria Isabel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42106
Resumo: O texto aborda a emergência da pedagogia universitária no contexto de democratização e expansão da educação superior no Brasil. Salienta a necessária reconfiguração do papel docente e das práticas de ensinar e aprender tem feito revigorar o campo da pedagogia universitária, debruçando-se sobre as práticas pedagógicas e de reorganização curricular no contexto das mudanças paradigmáticas que assolam a realidade de todo o processo educativo. A expansão tem trazido aos quadros acadêmicos muitos docentes em fase inicial de carreira, que demandam especial atenção. Aposta que o desenvolvimento profissional dos docentes acontece no espaço de trabalho, dada a inexistência de políticas públicas indutoras da formação inicial para esse nível de ensino. Discute que diferentes conceitos de formação produzem distintas estratégias de ação. Apresenta três modelos em ordem descrente de centralização: (A) Modelo de centralização e controle das ações; (B) Modelo parcial de descentralização e controle das ações e (C) Modelo descentralizado de acompanhamento e controle das ações. Esses modelos foram usados para analisar os Pressupostos e características dos indicadores, a Compreensão da Formação e do Desenvolvimento Profissional, os Formatos usuais das estratégias de formação e os Formatos de acompanhamento e avaliação. Apresenta, ainda, sugestão de estratégias de assessoramento pedagógico que vêm sendo protagonizadas nos espaços acadêmicos.
id UFPR-4_4940f78bc543429edabb7cdfbdd06b21
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/42106
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Qualidade da Graduação: o lugar do assessoramento pedagógico como propulsor da inovação e do desenvolvimento profissional docenteO texto aborda a emergência da pedagogia universitária no contexto de democratização e expansão da educação superior no Brasil. Salienta a necessária reconfiguração do papel docente e das práticas de ensinar e aprender tem feito revigorar o campo da pedagogia universitária, debruçando-se sobre as práticas pedagógicas e de reorganização curricular no contexto das mudanças paradigmáticas que assolam a realidade de todo o processo educativo. A expansão tem trazido aos quadros acadêmicos muitos docentes em fase inicial de carreira, que demandam especial atenção. Aposta que o desenvolvimento profissional dos docentes acontece no espaço de trabalho, dada a inexistência de políticas públicas indutoras da formação inicial para esse nível de ensino. Discute que diferentes conceitos de formação produzem distintas estratégias de ação. Apresenta três modelos em ordem descrente de centralização: (A) Modelo de centralização e controle das ações; (B) Modelo parcial de descentralização e controle das ações e (C) Modelo descentralizado de acompanhamento e controle das ações. Esses modelos foram usados para analisar os Pressupostos e características dos indicadores, a Compreensão da Formação e do Desenvolvimento Profissional, os Formatos usuais das estratégias de formação e os Formatos de acompanhamento e avaliação. Apresenta, ainda, sugestão de estratégias de assessoramento pedagógico que vêm sendo protagonizadas nos espaços acadêmicos.UFPRda Cunha, Maria Isabel2015-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42106Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 17-31Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 17-31Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 17-311984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42106/26336https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42106/30350info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:06:00Zoai:revistas.ufpr.br:article/42106Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade da Graduação: o lugar do assessoramento pedagógico como propulsor da inovação e do desenvolvimento profissional docente
title Qualidade da Graduação: o lugar do assessoramento pedagógico como propulsor da inovação e do desenvolvimento profissional docente
spellingShingle Qualidade da Graduação: o lugar do assessoramento pedagógico como propulsor da inovação e do desenvolvimento profissional docente
da Cunha, Maria Isabel
title_short Qualidade da Graduação: o lugar do assessoramento pedagógico como propulsor da inovação e do desenvolvimento profissional docente
title_full Qualidade da Graduação: o lugar do assessoramento pedagógico como propulsor da inovação e do desenvolvimento profissional docente
title_fullStr Qualidade da Graduação: o lugar do assessoramento pedagógico como propulsor da inovação e do desenvolvimento profissional docente
title_full_unstemmed Qualidade da Graduação: o lugar do assessoramento pedagógico como propulsor da inovação e do desenvolvimento profissional docente
title_sort Qualidade da Graduação: o lugar do assessoramento pedagógico como propulsor da inovação e do desenvolvimento profissional docente
author da Cunha, Maria Isabel
author_facet da Cunha, Maria Isabel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Cunha, Maria Isabel
dc.subject.none.fl_str_mv


description O texto aborda a emergência da pedagogia universitária no contexto de democratização e expansão da educação superior no Brasil. Salienta a necessária reconfiguração do papel docente e das práticas de ensinar e aprender tem feito revigorar o campo da pedagogia universitária, debruçando-se sobre as práticas pedagógicas e de reorganização curricular no contexto das mudanças paradigmáticas que assolam a realidade de todo o processo educativo. A expansão tem trazido aos quadros acadêmicos muitos docentes em fase inicial de carreira, que demandam especial atenção. Aposta que o desenvolvimento profissional dos docentes acontece no espaço de trabalho, dada a inexistência de políticas públicas indutoras da formação inicial para esse nível de ensino. Discute que diferentes conceitos de formação produzem distintas estratégias de ação. Apresenta três modelos em ordem descrente de centralização: (A) Modelo de centralização e controle das ações; (B) Modelo parcial de descentralização e controle das ações e (C) Modelo descentralizado de acompanhamento e controle das ações. Esses modelos foram usados para analisar os Pressupostos e características dos indicadores, a Compreensão da Formação e do Desenvolvimento Profissional, os Formatos usuais das estratégias de formação e os Formatos de acompanhamento e avaliação. Apresenta, ainda, sugestão de estratégias de assessoramento pedagógico que vêm sendo protagonizadas nos espaços acadêmicos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42106
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42106/26336
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42106/30350
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 17-31
Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 17-31
Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 17-31
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902581915648