Sociabilidades, edição, educação: o Annuário Brasileiro de Literatura como projeto educativo (1937-1944)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53220 |
Resumo: | Este artigo se propõe a analisar o periódico Annuário Brasileiro de Literatura (ABL), publicado entre 1937 e 1944, como lugar de sociabilidade e órgão de educação da intelectualidade brasileira. O ABL se constituiu, no período, numa das mais importantes e influentes publicações periódicas brasileiras e, no texto, buscamos mostrar que ele fazia parte de um investimento de construção da unidade nacional, do intercâmbio entre agentes intelectuais diversos (escritores, editores, jornalistas etc) e um esforço por colocar o Brasil no concerto das nações civilizadas. O periódico propunha o congraçamento da intelectualidade a favor da unidade nacional, ao mesmo tempo que reafirmava que tal unidade não poderia prescindir da riqueza de nossa diversidade histórica, cultural e geográfica. Finalmente, apontamos que o ABL, buscava educar e mobilizar os intelectuais sem descurar, no entanto, de um olhar sobre a educação escolar vista como um condição, ou como um obstáculo, à ampliação do mercado editorial e, portanto, do esclarecimento da população brasileira. |
id |
UFPR-4_49fa4b8b886f758ee8e272b83ae4c8e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/53220 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Sociabilidades, edição, educação: o Annuário Brasileiro de Literatura como projeto educativo (1937-1944)Este artigo se propõe a analisar o periódico Annuário Brasileiro de Literatura (ABL), publicado entre 1937 e 1944, como lugar de sociabilidade e órgão de educação da intelectualidade brasileira. O ABL se constituiu, no período, numa das mais importantes e influentes publicações periódicas brasileiras e, no texto, buscamos mostrar que ele fazia parte de um investimento de construção da unidade nacional, do intercâmbio entre agentes intelectuais diversos (escritores, editores, jornalistas etc) e um esforço por colocar o Brasil no concerto das nações civilizadas. O periódico propunha o congraçamento da intelectualidade a favor da unidade nacional, ao mesmo tempo que reafirmava que tal unidade não poderia prescindir da riqueza de nossa diversidade histórica, cultural e geográfica. Finalmente, apontamos que o ABL, buscava educar e mobilizar os intelectuais sem descurar, no entanto, de um olhar sobre a educação escolar vista como um condição, ou como um obstáculo, à ampliação do mercado editorial e, portanto, do esclarecimento da população brasileira.UFPRCNPqCAPESFAPITEC/SE por meio do PROMOBFaria Filho, Luciano Mendes de2017-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53220Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 51-66Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 51-66Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 51-661984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53220/33229Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-28T15:02:49Zoai:revistas.ufpr.br:article/53220Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-08-28T15:02:49Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sociabilidades, edição, educação: o Annuário Brasileiro de Literatura como projeto educativo (1937-1944) |
title |
Sociabilidades, edição, educação: o Annuário Brasileiro de Literatura como projeto educativo (1937-1944) |
spellingShingle |
Sociabilidades, edição, educação: o Annuário Brasileiro de Literatura como projeto educativo (1937-1944) Faria Filho, Luciano Mendes de |
title_short |
Sociabilidades, edição, educação: o Annuário Brasileiro de Literatura como projeto educativo (1937-1944) |
title_full |
Sociabilidades, edição, educação: o Annuário Brasileiro de Literatura como projeto educativo (1937-1944) |
title_fullStr |
Sociabilidades, edição, educação: o Annuário Brasileiro de Literatura como projeto educativo (1937-1944) |
title_full_unstemmed |
Sociabilidades, edição, educação: o Annuário Brasileiro de Literatura como projeto educativo (1937-1944) |
title_sort |
Sociabilidades, edição, educação: o Annuário Brasileiro de Literatura como projeto educativo (1937-1944) |
author |
Faria Filho, Luciano Mendes de |
author_facet |
Faria Filho, Luciano Mendes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq CAPES FAPITEC/SE por meio do PROMOB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria Filho, Luciano Mendes de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este artigo se propõe a analisar o periódico Annuário Brasileiro de Literatura (ABL), publicado entre 1937 e 1944, como lugar de sociabilidade e órgão de educação da intelectualidade brasileira. O ABL se constituiu, no período, numa das mais importantes e influentes publicações periódicas brasileiras e, no texto, buscamos mostrar que ele fazia parte de um investimento de construção da unidade nacional, do intercâmbio entre agentes intelectuais diversos (escritores, editores, jornalistas etc) e um esforço por colocar o Brasil no concerto das nações civilizadas. O periódico propunha o congraçamento da intelectualidade a favor da unidade nacional, ao mesmo tempo que reafirmava que tal unidade não poderia prescindir da riqueza de nossa diversidade histórica, cultural e geográfica. Finalmente, apontamos que o ABL, buscava educar e mobilizar os intelectuais sem descurar, no entanto, de um olhar sobre a educação escolar vista como um condição, ou como um obstáculo, à ampliação do mercado editorial e, portanto, do esclarecimento da população brasileira. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53220 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53220/33229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 51-66 Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 51-66 Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 51-66 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711898254442496 |