Experiência homossexual no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari, Anderson
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36461
Resumo: Neste artigo, partimos da utilização da carta de uma estudante adolescente à sua professora de Ciências, atribuindo a essa relação e à Escola sentidos atravessados por saber/poder. Uma carta que nos convida a olhar como vamos nos constituindo como sujeitos de desejo e como vamos acionando saberes para sermos capazes de produzir saberes sobre nós mesmos, tomando-nos como objeto de investigação. Dessa maneira, a questão que se coloca como foco deste artigo é, então, o que faz dos sujeitos, sujeitos de uma sexualidade específica, o que faz dos sujeitos, homossexuais. Trata-se de uma questão atual, que parte da atualidade para questionar a ideia de experiência homossexualcomo o encontro tenso entre os jogos de verdade, poder e subjetividades. Eis a tensão que nos faz reconhecer-nos como sujeitos sexuais.
id UFPR-4_4a5a1ac00b46c157b3c435f42c623b59
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/36461
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Experiência homossexual no contexto escolarNeste artigo, partimos da utilização da carta de uma estudante adolescente à sua professora de Ciências, atribuindo a essa relação e à Escola sentidos atravessados por saber/poder. Uma carta que nos convida a olhar como vamos nos constituindo como sujeitos de desejo e como vamos acionando saberes para sermos capazes de produzir saberes sobre nós mesmos, tomando-nos como objeto de investigação. Dessa maneira, a questão que se coloca como foco deste artigo é, então, o que faz dos sujeitos, sujeitos de uma sexualidade específica, o que faz dos sujeitos, homossexuais. Trata-se de uma questão atual, que parte da atualidade para questionar a ideia de experiência homossexualcomo o encontro tenso entre os jogos de verdade, poder e subjetividades. Eis a tensão que nos faz reconhecer-nos como sujeitos sexuais.UFPRFerrari, Anderson2014-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36461Educar em Revista; v. 30, n. especial 1 (2014); p. 101-116Educar em Revista; v. 30, n. especial 1 (2014); p. 101-116Educar em Revista; v. 30, n. especial 1 (2014); p. 101-1161984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36461/22539https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36461/30658info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:09:54Zoai:revistas.ufpr.br:article/36461Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:09:54Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência homossexual no contexto escolar
title Experiência homossexual no contexto escolar
spellingShingle Experiência homossexual no contexto escolar
Ferrari, Anderson
title_short Experiência homossexual no contexto escolar
title_full Experiência homossexual no contexto escolar
title_fullStr Experiência homossexual no contexto escolar
title_full_unstemmed Experiência homossexual no contexto escolar
title_sort Experiência homossexual no contexto escolar
author Ferrari, Anderson
author_facet Ferrari, Anderson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrari, Anderson
dc.subject.none.fl_str_mv


description Neste artigo, partimos da utilização da carta de uma estudante adolescente à sua professora de Ciências, atribuindo a essa relação e à Escola sentidos atravessados por saber/poder. Uma carta que nos convida a olhar como vamos nos constituindo como sujeitos de desejo e como vamos acionando saberes para sermos capazes de produzir saberes sobre nós mesmos, tomando-nos como objeto de investigação. Dessa maneira, a questão que se coloca como foco deste artigo é, então, o que faz dos sujeitos, sujeitos de uma sexualidade específica, o que faz dos sujeitos, homossexuais. Trata-se de uma questão atual, que parte da atualidade para questionar a ideia de experiência homossexualcomo o encontro tenso entre os jogos de verdade, poder e subjetividades. Eis a tensão que nos faz reconhecer-nos como sujeitos sexuais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36461
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36461/22539
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36461/30658
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 30, n. especial 1 (2014); p. 101-116
Educar em Revista; v. 30, n. especial 1 (2014); p. 101-116
Educar em Revista; v. 30, n. especial 1 (2014); p. 101-116
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897516244992