A efêmera trajetória das escolas normais rurais no Brasil (1930-1970)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Chaloba, Rosa Fátima
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84533
Resumo: Entre as décadas de 1930 e 1970 ocorreram várias experiências de formação de professores para escolas primárias rurais no Brasil, destacando-se as Escolas Normais Rurais. Essas experiências estiveram ancoradas no movimento pela ruralização do ensino e nos princípios da Escola Nova e pretendiam formar um professor de novo tipo que fosse um agente de civilização do meio rural. Este texto analisa a historiografia sobre o tema assinalando as tendências e mudanças nas concepções e políticas para a formação de professores rurais no país. O estudo põe em questão a breve trajetória das escolas normais rurais no país, interrogando os sentidos dessa experiência e o seu insucesso, assinalando o deslocamento progressivo das políticas governamentais focadas nos professores rurais para programas com ênfase na formação dos professores leigos.
id UFPR-4_4ea84e02830adbbc89b2de9a17dfa467
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/84533
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A efêmera trajetória das escolas normais rurais no Brasil (1930-1970)Entre as décadas de 1930 e 1970 ocorreram várias experiências de formação de professores para escolas primárias rurais no Brasil, destacando-se as Escolas Normais Rurais. Essas experiências estiveram ancoradas no movimento pela ruralização do ensino e nos princípios da Escola Nova e pretendiam formar um professor de novo tipo que fosse um agente de civilização do meio rural. Este texto analisa a historiografia sobre o tema assinalando as tendências e mudanças nas concepções e políticas para a formação de professores rurais no país. O estudo põe em questão a breve trajetória das escolas normais rurais no país, interrogando os sentidos dessa experiência e o seu insucesso, assinalando o deslocamento progressivo das políticas governamentais focadas nos professores rurais para programas com ênfase na formação dos professores leigos.UFPRCNPqSouza Chaloba, Rosa Fátima2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84533Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 20221984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporspahttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84533/47001https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84533/47002https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/84533/51737Direitos autorais 2022 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-04T13:45:40Zoai:revistas.ufpr.br:article/84533Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-04-04T13:45:40Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A efêmera trajetória das escolas normais rurais no Brasil (1930-1970)
title A efêmera trajetória das escolas normais rurais no Brasil (1930-1970)
spellingShingle A efêmera trajetória das escolas normais rurais no Brasil (1930-1970)
Souza Chaloba, Rosa Fátima
title_short A efêmera trajetória das escolas normais rurais no Brasil (1930-1970)
title_full A efêmera trajetória das escolas normais rurais no Brasil (1930-1970)
title_fullStr A efêmera trajetória das escolas normais rurais no Brasil (1930-1970)
title_full_unstemmed A efêmera trajetória das escolas normais rurais no Brasil (1930-1970)
title_sort A efêmera trajetória das escolas normais rurais no Brasil (1930-1970)
author Souza Chaloba, Rosa Fátima
author_facet Souza Chaloba, Rosa Fátima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Chaloba, Rosa Fátima
dc.subject.none.fl_str_mv


description Entre as décadas de 1930 e 1970 ocorreram várias experiências de formação de professores para escolas primárias rurais no Brasil, destacando-se as Escolas Normais Rurais. Essas experiências estiveram ancoradas no movimento pela ruralização do ensino e nos princípios da Escola Nova e pretendiam formar um professor de novo tipo que fosse um agente de civilização do meio rural. Este texto analisa a historiografia sobre o tema assinalando as tendências e mudanças nas concepções e políticas para a formação de professores rurais no país. O estudo põe em questão a breve trajetória das escolas normais rurais no país, interrogando os sentidos dessa experiência e o seu insucesso, assinalando o deslocamento progressivo das políticas governamentais focadas nos professores rurais para programas com ênfase na formação dos professores leigos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84533
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84533
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
language por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84533/47001
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84533/47002
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/84533/51737
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900332720128