Editorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Vinícius Baptista da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Gouveia, Andréa Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21406
Resumo: Apresentamos aos leitores a Educar em Revista n. 39, número que está organizado em quatro partes: dossiê temático; artigos de demanda contínua; resenha; resumos de teses/dissertações. Temos de comemorar pelo tema do Dossiê dessa edição: Processos formativos e saberes para e Escola sem homofobia, organizado por Araci Asinelli-Luz e Josafá Cunha Moreira. O tema da homofobia entrou tardia e recentemente na agenda de pesquisa, de gestão e de organização da escola brasileira e é motivo de orgulho e distinção para a Educar em Revista a publicação de um dossiê sobre essa temática. Saudamos a publicação de resultados de pesquisa sobre o tema pelo conteúdo do mesmo; pela relação com as políticas públicas em desenvolvimento (especialmente relativas ao Plano Brasil sem Homofobia); pelas possíveis decorrências na pesquisa. Por um lado temos uma escola que discrimina de forma contínua e sistemática, por outro passamos a tratar de temáticas relativas à discriminação por meio de intervenções específicas e pactuadas com movimentos sociais, o que pode auxiliar nas respostas a questões emergentes e urgentes como o caso da homofobia na educação brasileira.
id UFPR-4_54ab65c3f6b3983b632de4dd5176c054
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/21406
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling EditorialApresentamos aos leitores a Educar em Revista n. 39, número que está organizado em quatro partes: dossiê temático; artigos de demanda contínua; resenha; resumos de teses/dissertações. Temos de comemorar pelo tema do Dossiê dessa edição: Processos formativos e saberes para e Escola sem homofobia, organizado por Araci Asinelli-Luz e Josafá Cunha Moreira. O tema da homofobia entrou tardia e recentemente na agenda de pesquisa, de gestão e de organização da escola brasileira e é motivo de orgulho e distinção para a Educar em Revista a publicação de um dossiê sobre essa temática. Saudamos a publicação de resultados de pesquisa sobre o tema pelo conteúdo do mesmo; pela relação com as políticas públicas em desenvolvimento (especialmente relativas ao Plano Brasil sem Homofobia); pelas possíveis decorrências na pesquisa. Por um lado temos uma escola que discrimina de forma contínua e sistemática, por outro passamos a tratar de temáticas relativas à discriminação por meio de intervenções específicas e pactuadas com movimentos sociais, o que pode auxiliar nas respostas a questões emergentes e urgentes como o caso da homofobia na educação brasileira.UFPRSilva, Paulo Vinícius Baptista daGouveia, Andréa Barbosa2011-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21406Educar em Revista; v. 27, n. 39 (2011); p. 9-12Educar em Revista; v. 27, n. 39 (2011); p. 9-12Educar em Revista; v. 27, n. 39 (2011); p. 9-121984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21406/14109https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21406/30951info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:54:47Zoai:revistas.ufpr.br:article/21406Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:54:47Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Editorial
title Editorial
spellingShingle Editorial
Silva, Paulo Vinícius Baptista da
title_short Editorial
title_full Editorial
title_fullStr Editorial
title_full_unstemmed Editorial
title_sort Editorial
author Silva, Paulo Vinícius Baptista da
author_facet Silva, Paulo Vinícius Baptista da
Gouveia, Andréa Barbosa
author_role author
author2 Gouveia, Andréa Barbosa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paulo Vinícius Baptista da
Gouveia, Andréa Barbosa
dc.subject.none.fl_str_mv


description Apresentamos aos leitores a Educar em Revista n. 39, número que está organizado em quatro partes: dossiê temático; artigos de demanda contínua; resenha; resumos de teses/dissertações. Temos de comemorar pelo tema do Dossiê dessa edição: Processos formativos e saberes para e Escola sem homofobia, organizado por Araci Asinelli-Luz e Josafá Cunha Moreira. O tema da homofobia entrou tardia e recentemente na agenda de pesquisa, de gestão e de organização da escola brasileira e é motivo de orgulho e distinção para a Educar em Revista a publicação de um dossiê sobre essa temática. Saudamos a publicação de resultados de pesquisa sobre o tema pelo conteúdo do mesmo; pela relação com as políticas públicas em desenvolvimento (especialmente relativas ao Plano Brasil sem Homofobia); pelas possíveis decorrências na pesquisa. Por um lado temos uma escola que discrimina de forma contínua e sistemática, por outro passamos a tratar de temáticas relativas à discriminação por meio de intervenções específicas e pactuadas com movimentos sociais, o que pode auxiliar nas respostas a questões emergentes e urgentes como o caso da homofobia na educação brasileira.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21406
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21406/14109
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21406/30951
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 27, n. 39 (2011); p. 9-12
Educar em Revista; v. 27, n. 39 (2011); p. 9-12
Educar em Revista; v. 27, n. 39 (2011); p. 9-12
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1788989829549129728