Otimismo académico: confirmação de um construto na realidade portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Paula Maria Mendes da Costa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Paixão, Rui Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45623
Resumo: Vários estudos nos EUA e em Taiwan têm confirmado a existência de uma propriedade coletiva das escolas designada como otimismo académico, constituída pela interação dinâmica de três outras dimensões (eficácia colética, confiança nos pais e alunos e ênfase académica).O objetivo deste trabalho é verificar se, em escolas de um contexto cultural diferente, o otimismo académico pode também ser considerado como um construto único, que se manifesta através da perceção da eficácia coletiva dos docentes, da confiança do seu corpo docente nos estudantes e nos pais e da ênfase académica.A amostra deste estudo é constituída por 382 professores de 35 escolas portuguesas. Os índices fornecidos pela análise fatorial confirmatória (X2 = 100.9 gl = 5 ; GFI =.958; CFI=.964; RMSEA=.051) suportam a adequação do modelo aos dados e permitem concluir que, também no contexto europeu, o otimismo académico pode ser visto como uma propriedade coletiva das escolas subjacente a três outras propriedades: eficácia colética, confiança nos pais e alunos e ênfase académica.
id UFPR-4_55247d8f420c496dd3daa6417ca3deb7
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/45623
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Otimismo académico: confirmação de um construto na realidade portuguesaAdministração educacional; Educaçãootimismo académico, escolas, confiança, ênfase académica, eficácia coletivaVários estudos nos EUA e em Taiwan têm confirmado a existência de uma propriedade coletiva das escolas designada como otimismo académico, constituída pela interação dinâmica de três outras dimensões (eficácia colética, confiança nos pais e alunos e ênfase académica).O objetivo deste trabalho é verificar se, em escolas de um contexto cultural diferente, o otimismo académico pode também ser considerado como um construto único, que se manifesta através da perceção da eficácia coletiva dos docentes, da confiança do seu corpo docente nos estudantes e nos pais e da ênfase académica.A amostra deste estudo é constituída por 382 professores de 35 escolas portuguesas. Os índices fornecidos pela análise fatorial confirmatória (X2 = 100.9 gl = 5 ; GFI =.958; CFI=.964; RMSEA=.051) suportam a adequação do modelo aos dados e permitem concluir que, também no contexto europeu, o otimismo académico pode ser visto como uma propriedade coletiva das escolas subjacente a três outras propriedades: eficácia colética, confiança nos pais e alunos e ênfase académica.UFPRNeves, Paula Maria Mendes da CostaPaixão, Rui Alexandre2016-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45623Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 247-259Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 247-259Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 247-2591984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45623/28518https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45623/30310https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/45623/23901Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:04:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/45623Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:04:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Otimismo académico: confirmação de um construto na realidade portuguesa
title Otimismo académico: confirmação de um construto na realidade portuguesa
spellingShingle Otimismo académico: confirmação de um construto na realidade portuguesa
Neves, Paula Maria Mendes da Costa
Administração educacional; Educação
otimismo académico, escolas, confiança, ênfase académica, eficácia coletiva
title_short Otimismo académico: confirmação de um construto na realidade portuguesa
title_full Otimismo académico: confirmação de um construto na realidade portuguesa
title_fullStr Otimismo académico: confirmação de um construto na realidade portuguesa
title_full_unstemmed Otimismo académico: confirmação de um construto na realidade portuguesa
title_sort Otimismo académico: confirmação de um construto na realidade portuguesa
author Neves, Paula Maria Mendes da Costa
author_facet Neves, Paula Maria Mendes da Costa
Paixão, Rui Alexandre
author_role author
author2 Paixão, Rui Alexandre
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Paula Maria Mendes da Costa
Paixão, Rui Alexandre
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Administração educacional; Educação
otimismo académico, escolas, confiança, ênfase académica, eficácia coletiva
topic Administração educacional; Educação
otimismo académico, escolas, confiança, ênfase académica, eficácia coletiva
description Vários estudos nos EUA e em Taiwan têm confirmado a existência de uma propriedade coletiva das escolas designada como otimismo académico, constituída pela interação dinâmica de três outras dimensões (eficácia colética, confiança nos pais e alunos e ênfase académica).O objetivo deste trabalho é verificar se, em escolas de um contexto cultural diferente, o otimismo académico pode também ser considerado como um construto único, que se manifesta através da perceção da eficácia coletiva dos docentes, da confiança do seu corpo docente nos estudantes e nos pais e da ênfase académica.A amostra deste estudo é constituída por 382 professores de 35 escolas portuguesas. Os índices fornecidos pela análise fatorial confirmatória (X2 = 100.9 gl = 5 ; GFI =.958; CFI=.964; RMSEA=.051) suportam a adequação do modelo aos dados e permitem concluir que, também no contexto europeu, o otimismo académico pode ser visto como uma propriedade coletiva das escolas subjacente a três outras propriedades: eficácia colética, confiança nos pais e alunos e ênfase académica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45623
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45623/28518
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45623/30310
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/45623/23901
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 247-259
Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 247-259
Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 247-259
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711895947575296