Otimismo académico: confirmação de um construto na realidade portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45623 |
Resumo: | Vários estudos nos EUA e em Taiwan têm confirmado a existência de uma propriedade coletiva das escolas designada como otimismo académico, constituída pela interação dinâmica de três outras dimensões (eficácia colética, confiança nos pais e alunos e ênfase académica).O objetivo deste trabalho é verificar se, em escolas de um contexto cultural diferente, o otimismo académico pode também ser considerado como um construto único, que se manifesta através da perceção da eficácia coletiva dos docentes, da confiança do seu corpo docente nos estudantes e nos pais e da ênfase académica.A amostra deste estudo é constituída por 382 professores de 35 escolas portuguesas. Os índices fornecidos pela análise fatorial confirmatória (X2 = 100.9 gl = 5 ; GFI =.958; CFI=.964; RMSEA=.051) suportam a adequação do modelo aos dados e permitem concluir que, também no contexto europeu, o otimismo académico pode ser visto como uma propriedade coletiva das escolas subjacente a três outras propriedades: eficácia colética, confiança nos pais e alunos e ênfase académica. |
id |
UFPR-4_55247d8f420c496dd3daa6417ca3deb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/45623 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Otimismo académico: confirmação de um construto na realidade portuguesaAdministração educacional; Educaçãootimismo académico, escolas, confiança, ênfase académica, eficácia coletivaVários estudos nos EUA e em Taiwan têm confirmado a existência de uma propriedade coletiva das escolas designada como otimismo académico, constituída pela interação dinâmica de três outras dimensões (eficácia colética, confiança nos pais e alunos e ênfase académica).O objetivo deste trabalho é verificar se, em escolas de um contexto cultural diferente, o otimismo académico pode também ser considerado como um construto único, que se manifesta através da perceção da eficácia coletiva dos docentes, da confiança do seu corpo docente nos estudantes e nos pais e da ênfase académica.A amostra deste estudo é constituída por 382 professores de 35 escolas portuguesas. Os índices fornecidos pela análise fatorial confirmatória (X2 = 100.9 gl = 5 ; GFI =.958; CFI=.964; RMSEA=.051) suportam a adequação do modelo aos dados e permitem concluir que, também no contexto europeu, o otimismo académico pode ser visto como uma propriedade coletiva das escolas subjacente a três outras propriedades: eficácia colética, confiança nos pais e alunos e ênfase académica.UFPRNeves, Paula Maria Mendes da CostaPaixão, Rui Alexandre2016-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45623Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 247-259Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 247-259Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 247-2591984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45623/28518https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45623/30310https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/45623/23901Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:04:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/45623Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:04:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Otimismo académico: confirmação de um construto na realidade portuguesa |
title |
Otimismo académico: confirmação de um construto na realidade portuguesa |
spellingShingle |
Otimismo académico: confirmação de um construto na realidade portuguesa Neves, Paula Maria Mendes da Costa Administração educacional; Educação otimismo académico, escolas, confiança, ênfase académica, eficácia coletiva |
title_short |
Otimismo académico: confirmação de um construto na realidade portuguesa |
title_full |
Otimismo académico: confirmação de um construto na realidade portuguesa |
title_fullStr |
Otimismo académico: confirmação de um construto na realidade portuguesa |
title_full_unstemmed |
Otimismo académico: confirmação de um construto na realidade portuguesa |
title_sort |
Otimismo académico: confirmação de um construto na realidade portuguesa |
author |
Neves, Paula Maria Mendes da Costa |
author_facet |
Neves, Paula Maria Mendes da Costa Paixão, Rui Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Paixão, Rui Alexandre |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Paula Maria Mendes da Costa Paixão, Rui Alexandre |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração educacional; Educação otimismo académico, escolas, confiança, ênfase académica, eficácia coletiva |
topic |
Administração educacional; Educação otimismo académico, escolas, confiança, ênfase académica, eficácia coletiva |
description |
Vários estudos nos EUA e em Taiwan têm confirmado a existência de uma propriedade coletiva das escolas designada como otimismo académico, constituída pela interação dinâmica de três outras dimensões (eficácia colética, confiança nos pais e alunos e ênfase académica).O objetivo deste trabalho é verificar se, em escolas de um contexto cultural diferente, o otimismo académico pode também ser considerado como um construto único, que se manifesta através da perceção da eficácia coletiva dos docentes, da confiança do seu corpo docente nos estudantes e nos pais e da ênfase académica.A amostra deste estudo é constituída por 382 professores de 35 escolas portuguesas. Os índices fornecidos pela análise fatorial confirmatória (X2 = 100.9 gl = 5 ; GFI =.958; CFI=.964; RMSEA=.051) suportam a adequação do modelo aos dados e permitem concluir que, também no contexto europeu, o otimismo académico pode ser visto como uma propriedade coletiva das escolas subjacente a três outras propriedades: eficácia colética, confiança nos pais e alunos e ênfase académica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45623 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45623/28518 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45623/30310 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/45623/23901 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 247-259 Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 247-259 Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 247-259 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711895947575296 |