Revezamento teoria e prática na análise da escola pública democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abdian, Graziela Zambão
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57481
Resumo: Com o objetivo de contribuir com as discussões da Política e Gestão da educação e escolar, o texto apresenta elementos para a análise das possibilidades de experiências da escola pública democrática, por meio do revezamento teoria e prática. Para tal, relatamos resultados de pesquisas que analisaram dissertações, teses e artigos publicados em periódicos sobre a temática gestão democrática. Além disso, apontamos desafios para a área com a busca de novos horizontes conceituais que nos possibilitem compreender a complexidade da gestão educacional escolar. Finalmente, exploramos os conceitos Política e Democracia por meio de autores/as que nos possibilitam repensar as relações entre teoria e prática presentes nas pesquisas comumente publicadas na área.
id UFPR-4_566a1c937339222ca5dd1bed62df952e
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/57481
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Revezamento teoria e prática na análise da escola pública democráticaEducaçãoEscola democrática; Política; Democracia radical e plural; Revezamento teoria e prática.EducaçãoCom o objetivo de contribuir com as discussões da Política e Gestão da educação e escolar, o texto apresenta elementos para a análise das possibilidades de experiências da escola pública democrática, por meio do revezamento teoria e prática. Para tal, relatamos resultados de pesquisas que analisaram dissertações, teses e artigos publicados em periódicos sobre a temática gestão democrática. Além disso, apontamos desafios para a área com a busca de novos horizontes conceituais que nos possibilitem compreender a complexidade da gestão educacional escolar. Finalmente, exploramos os conceitos Política e Democracia por meio de autores/as que nos possibilitam repensar as relações entre teoria e prática presentes nas pesquisas comumente publicadas na área.UFPRAbdian, Graziela Zambão2018-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57481Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.107-122Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.107-122Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.107-1221984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57481/35080Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-06T18:38:30Zoai:revistas.ufpr.br:article/57481Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-04-06T18:38:30Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Revezamento teoria e prática na análise da escola pública democrática
title Revezamento teoria e prática na análise da escola pública democrática
spellingShingle Revezamento teoria e prática na análise da escola pública democrática
Abdian, Graziela Zambão
Educação
Escola democrática; Política; Democracia radical e plural; Revezamento teoria e prática.
Educação
title_short Revezamento teoria e prática na análise da escola pública democrática
title_full Revezamento teoria e prática na análise da escola pública democrática
title_fullStr Revezamento teoria e prática na análise da escola pública democrática
title_full_unstemmed Revezamento teoria e prática na análise da escola pública democrática
title_sort Revezamento teoria e prática na análise da escola pública democrática
author Abdian, Graziela Zambão
author_facet Abdian, Graziela Zambão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Abdian, Graziela Zambão
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Escola democrática; Política; Democracia radical e plural; Revezamento teoria e prática.
Educação
topic Educação
Escola democrática; Política; Democracia radical e plural; Revezamento teoria e prática.
Educação
description Com o objetivo de contribuir com as discussões da Política e Gestão da educação e escolar, o texto apresenta elementos para a análise das possibilidades de experiências da escola pública democrática, por meio do revezamento teoria e prática. Para tal, relatamos resultados de pesquisas que analisaram dissertações, teses e artigos publicados em periódicos sobre a temática gestão democrática. Além disso, apontamos desafios para a área com a busca de novos horizontes conceituais que nos possibilitem compreender a complexidade da gestão educacional escolar. Finalmente, exploramos os conceitos Política e Democracia por meio de autores/as que nos possibilitam repensar as relações entre teoria e prática presentes nas pesquisas comumente publicadas na área.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57481
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57481/35080
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.107-122
Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.107-122
Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.107-122
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898722107392