Teorías subjetivas de profesores sobre la motivación y sus expectativas de éxito y fracaso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro-Carrasco, Pablo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: General, Francis, Jofré, Richard, Sáez, Nicolás, Vega, Ángela, Bortoluzzi, Mariella
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25218
Resumo: Pesquisa qualitativa que procura descrever e interpretar as teorías subjetivas de um grupo de professores de uma escola técnica pública sobre a motivação escolar (seu papel como agente motivacional e motivação relacionada às alunas) e suas expectativas a respeito do sucesso e fracasso escolar. Os dados coletados, mediante observação direta de reuniões dos profesores e de uma entrevista grupal em profundidade, foram analizados utilizando-se o programa Atlas-Ti, seguindo as orientações da Grounded Theory. Os resultados mostram que a supervalorização, por parte dos profesores, quanto a sua responsabilidade como agente motivacional, ignora outras variáveis no processo ensino-aprendizagem, dependentes tanto das alunas como do contexto educativo, e que suas expectativas de sucesso ou fracasso se relacionam diretamente com os objetivos do estabelecimento.
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