Teorías subjetivas de profesores sobre la motivación y sus expectativas de éxito y fracaso escolar
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25218 |
Resumo: | Pesquisa qualitativa que procura descrever e interpretar as teorías subjetivas de um grupo de professores de uma escola técnica pública sobre a motivação escolar (seu papel como agente motivacional e motivação relacionada às alunas) e suas expectativas a respeito do sucesso e fracasso escolar. Os dados coletados, mediante observação direta de reuniões dos profesores e de uma entrevista grupal em profundidade, foram analizados utilizando-se o programa Atlas-Ti, seguindo as orientações da Grounded Theory. Os resultados mostram que a supervalorização, por parte dos profesores, quanto a sua responsabilidade como agente motivacional, ignora outras variáveis no processo ensino-aprendizagem, dependentes tanto das alunas como do contexto educativo, e que suas expectativas de sucesso ou fracasso se relacionam diretamente com os objetivos do estabelecimento. |
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Teorías subjetivas de profesores sobre la motivación y sus expectativas de éxito y fracaso escolarEnsino-AprendizagemTeorias subjetivas; motivação; expectativas do profesorPsicologia EducacionalPesquisa qualitativa que procura descrever e interpretar as teorías subjetivas de um grupo de professores de uma escola técnica pública sobre a motivação escolar (seu papel como agente motivacional e motivação relacionada às alunas) e suas expectativas a respeito do sucesso e fracasso escolar. Os dados coletados, mediante observação direta de reuniões dos profesores e de uma entrevista grupal em profundidade, foram analizados utilizando-se o programa Atlas-Ti, seguindo as orientações da Grounded Theory. Os resultados mostram que a supervalorização, por parte dos profesores, quanto a sua responsabilidade como agente motivacional, ignora outras variáveis no processo ensino-aprendizagem, dependentes tanto das alunas como do contexto educativo, e que suas expectativas de sucesso ou fracasso se relacionam diretamente com os objetivos do estabelecimento.UFPRDirección de Investigación de la Universidad de La SerenaCastro-Carrasco, PabloGeneral, FrancisJofré, RichardSáez, NicolásVega, ÁngelaBortoluzzi, Mariella2012-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25218Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 159-172Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 159-172Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 159-1721984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25218/19525https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25218/30804https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/25218/10502info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:45:37Zoai:revistas.ufpr.br:article/25218Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:45:37Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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