Desafios impostos ao trabalho com as crianças Sem Terrinha no contexto da Educação Infantil do Campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88346 |
Resumo: | Por compreender a importância de visibilizar a temática acerca das infâncias, movimentos sociais, currículo e formação, o artigo, alicerçado em Paulo Freire e Mikhail Bakhtin, tem como objetivo focalizar os desafios impostos ao trabalho de educadoras infantis que atuam com as crianças na Educação Infantil do Campo (EIC), em assentamentos de Reforma Agrária. Dentre os dados que integram a pesquisa de doutorado, para este artigo, selecionamos narrativas oriundas de entrevista semiestruturada, realizada com duas educadoras que atuam na EIC. Com os dados, demonstramos que as educadoras compreendem a importância do trabalho que realizam com as crianças, mas evidenciam os desafios e as precariedades estruturais acerca das condições em que este trabalho é realizado, como a falta de apoio e materiais pedagógicos. Evidenciam também a falta de formação continuada por parte dos municípios, ficando sob a responsabilidade do movimento social. O artigo se insere na pauta da EIC e conclama pesquisas, estudos e articulações junto aos órgãos públicos, a fim de visibilizar o campo e sua gente, sobretudo os direitos das crianças aos espaços apropriados em suas comunidades, nos territórios que habitam. |
id |
UFPR-4_5c98558bd1c07265c6f63e139447bf0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/88346 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios impostos ao trabalho com as crianças Sem Terrinha no contexto da Educação Infantil do CampoEducação; Ensino-aprendizagem; CurrículoCrianças Sem Terrinha; Educação infantil do campo; Formação.Tópicos Específicos da EducaçãoPor compreender a importância de visibilizar a temática acerca das infâncias, movimentos sociais, currículo e formação, o artigo, alicerçado em Paulo Freire e Mikhail Bakhtin, tem como objetivo focalizar os desafios impostos ao trabalho de educadoras infantis que atuam com as crianças na Educação Infantil do Campo (EIC), em assentamentos de Reforma Agrária. Dentre os dados que integram a pesquisa de doutorado, para este artigo, selecionamos narrativas oriundas de entrevista semiestruturada, realizada com duas educadoras que atuam na EIC. Com os dados, demonstramos que as educadoras compreendem a importância do trabalho que realizam com as crianças, mas evidenciam os desafios e as precariedades estruturais acerca das condições em que este trabalho é realizado, como a falta de apoio e materiais pedagógicos. Evidenciam também a falta de formação continuada por parte dos municípios, ficando sob a responsabilidade do movimento social. O artigo se insere na pauta da EIC e conclama pesquisas, estudos e articulações junto aos órgãos públicos, a fim de visibilizar o campo e sua gente, sobretudo os direitos das crianças aos espaços apropriados em suas comunidades, nos territórios que habitam.UFPRVieira, Marle Aparecida Fidéles de OliveiraCôco, Valdete2024-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88346Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88346Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88346Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e883461984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88346/51917https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88346/51918Direitos autorais 2024 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-03T22:11:58Zoai:revistas.ufpr.br:article/88346Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2024-05-03T22:11:58Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios impostos ao trabalho com as crianças Sem Terrinha no contexto da Educação Infantil do Campo |
title |
Desafios impostos ao trabalho com as crianças Sem Terrinha no contexto da Educação Infantil do Campo |
spellingShingle |
Desafios impostos ao trabalho com as crianças Sem Terrinha no contexto da Educação Infantil do Campo Vieira, Marle Aparecida Fidéles de Oliveira Educação; Ensino-aprendizagem; Currículo Crianças Sem Terrinha; Educação infantil do campo; Formação. Tópicos Específicos da Educação |
title_short |
Desafios impostos ao trabalho com as crianças Sem Terrinha no contexto da Educação Infantil do Campo |
title_full |
Desafios impostos ao trabalho com as crianças Sem Terrinha no contexto da Educação Infantil do Campo |
title_fullStr |
Desafios impostos ao trabalho com as crianças Sem Terrinha no contexto da Educação Infantil do Campo |
title_full_unstemmed |
Desafios impostos ao trabalho com as crianças Sem Terrinha no contexto da Educação Infantil do Campo |
title_sort |
Desafios impostos ao trabalho com as crianças Sem Terrinha no contexto da Educação Infantil do Campo |
author |
Vieira, Marle Aparecida Fidéles de Oliveira |
author_facet |
Vieira, Marle Aparecida Fidéles de Oliveira Côco, Valdete |
author_role |
author |
author2 |
Côco, Valdete |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Marle Aparecida Fidéles de Oliveira Côco, Valdete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino-aprendizagem; Currículo Crianças Sem Terrinha; Educação infantil do campo; Formação. Tópicos Específicos da Educação |
topic |
Educação; Ensino-aprendizagem; Currículo Crianças Sem Terrinha; Educação infantil do campo; Formação. Tópicos Específicos da Educação |
description |
Por compreender a importância de visibilizar a temática acerca das infâncias, movimentos sociais, currículo e formação, o artigo, alicerçado em Paulo Freire e Mikhail Bakhtin, tem como objetivo focalizar os desafios impostos ao trabalho de educadoras infantis que atuam com as crianças na Educação Infantil do Campo (EIC), em assentamentos de Reforma Agrária. Dentre os dados que integram a pesquisa de doutorado, para este artigo, selecionamos narrativas oriundas de entrevista semiestruturada, realizada com duas educadoras que atuam na EIC. Com os dados, demonstramos que as educadoras compreendem a importância do trabalho que realizam com as crianças, mas evidenciam os desafios e as precariedades estruturais acerca das condições em que este trabalho é realizado, como a falta de apoio e materiais pedagógicos. Evidenciam também a falta de formação continuada por parte dos municípios, ficando sob a responsabilidade do movimento social. O artigo se insere na pauta da EIC e conclama pesquisas, estudos e articulações junto aos órgãos públicos, a fim de visibilizar o campo e sua gente, sobretudo os direitos das crianças aos espaços apropriados em suas comunidades, nos territórios que habitam. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88346 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88346/51917 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88346/51918 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88346 Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88346 Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88346 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711891456524288 |