Desafios impostos ao trabalho com as crianças Sem Terrinha no contexto da Educação Infantil do Campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Marle Aparecida Fidéles de Oliveira
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Côco, Valdete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88346
Resumo: Por compreender a importância de visibilizar a temática acerca das infâncias, movimentos sociais, currículo e formação, o artigo, alicerçado em Paulo Freire e Mikhail Bakhtin, tem como objetivo focalizar os desafios impostos ao trabalho de educadoras infantis que atuam com as crianças na Educação Infantil do Campo (EIC), em assentamentos de Reforma Agrária. Dentre os dados que integram a pesquisa de doutorado, para este artigo, selecionamos narrativas oriundas de entrevista semiestruturada, realizada com duas educadoras que atuam na EIC. Com os dados, demonstramos que as educadoras compreendem a importância do trabalho que realizam com as crianças, mas evidenciam os desafios e as precariedades estruturais acerca das condições em que este trabalho é realizado, como a falta de apoio e materiais pedagógicos. Evidenciam também a falta de formação continuada por parte dos municípios, ficando sob a responsabilidade do movimento social. O artigo se insere na pauta da EIC e conclama pesquisas, estudos e articulações junto aos órgãos públicos, a fim de visibilizar o campo e sua gente, sobretudo os direitos das crianças aos espaços apropriados em suas comunidades, nos territórios que habitam.
id UFPR-4_5c98558bd1c07265c6f63e139447bf0b
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/88346
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Desafios impostos ao trabalho com as crianças Sem Terrinha no contexto da Educação Infantil do CampoEducação; Ensino-aprendizagem; CurrículoCrianças Sem Terrinha; Educação infantil do campo; Formação.Tópicos Específicos da EducaçãoPor compreender a importância de visibilizar a temática acerca das infâncias, movimentos sociais, currículo e formação, o artigo, alicerçado em Paulo Freire e Mikhail Bakhtin, tem como objetivo focalizar os desafios impostos ao trabalho de educadoras infantis que atuam com as crianças na Educação Infantil do Campo (EIC), em assentamentos de Reforma Agrária. Dentre os dados que integram a pesquisa de doutorado, para este artigo, selecionamos narrativas oriundas de entrevista semiestruturada, realizada com duas educadoras que atuam na EIC. Com os dados, demonstramos que as educadoras compreendem a importância do trabalho que realizam com as crianças, mas evidenciam os desafios e as precariedades estruturais acerca das condições em que este trabalho é realizado, como a falta de apoio e materiais pedagógicos. Evidenciam também a falta de formação continuada por parte dos municípios, ficando sob a responsabilidade do movimento social. O artigo se insere na pauta da EIC e conclama pesquisas, estudos e articulações junto aos órgãos públicos, a fim de visibilizar o campo e sua gente, sobretudo os direitos das crianças aos espaços apropriados em suas comunidades, nos territórios que habitam.UFPRVieira, Marle Aparecida Fidéles de OliveiraCôco, Valdete2024-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88346Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88346Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88346Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e883461984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88346/51917https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88346/51918Direitos autorais 2024 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-03T22:11:58Zoai:revistas.ufpr.br:article/88346Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2024-05-03T22:11:58Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios impostos ao trabalho com as crianças Sem Terrinha no contexto da Educação Infantil do Campo
title Desafios impostos ao trabalho com as crianças Sem Terrinha no contexto da Educação Infantil do Campo
spellingShingle Desafios impostos ao trabalho com as crianças Sem Terrinha no contexto da Educação Infantil do Campo
Vieira, Marle Aparecida Fidéles de Oliveira
Educação; Ensino-aprendizagem; Currículo
Crianças Sem Terrinha; Educação infantil do campo; Formação.
Tópicos Específicos da Educação
title_short Desafios impostos ao trabalho com as crianças Sem Terrinha no contexto da Educação Infantil do Campo
title_full Desafios impostos ao trabalho com as crianças Sem Terrinha no contexto da Educação Infantil do Campo
title_fullStr Desafios impostos ao trabalho com as crianças Sem Terrinha no contexto da Educação Infantil do Campo
title_full_unstemmed Desafios impostos ao trabalho com as crianças Sem Terrinha no contexto da Educação Infantil do Campo
title_sort Desafios impostos ao trabalho com as crianças Sem Terrinha no contexto da Educação Infantil do Campo
author Vieira, Marle Aparecida Fidéles de Oliveira
author_facet Vieira, Marle Aparecida Fidéles de Oliveira
Côco, Valdete
author_role author
author2 Côco, Valdete
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Marle Aparecida Fidéles de Oliveira
Côco, Valdete
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino-aprendizagem; Currículo
Crianças Sem Terrinha; Educação infantil do campo; Formação.
Tópicos Específicos da Educação
topic Educação; Ensino-aprendizagem; Currículo
Crianças Sem Terrinha; Educação infantil do campo; Formação.
Tópicos Específicos da Educação
description Por compreender a importância de visibilizar a temática acerca das infâncias, movimentos sociais, currículo e formação, o artigo, alicerçado em Paulo Freire e Mikhail Bakhtin, tem como objetivo focalizar os desafios impostos ao trabalho de educadoras infantis que atuam com as crianças na Educação Infantil do Campo (EIC), em assentamentos de Reforma Agrária. Dentre os dados que integram a pesquisa de doutorado, para este artigo, selecionamos narrativas oriundas de entrevista semiestruturada, realizada com duas educadoras que atuam na EIC. Com os dados, demonstramos que as educadoras compreendem a importância do trabalho que realizam com as crianças, mas evidenciam os desafios e as precariedades estruturais acerca das condições em que este trabalho é realizado, como a falta de apoio e materiais pedagógicos. Evidenciam também a falta de formação continuada por parte dos municípios, ficando sob a responsabilidade do movimento social. O artigo se insere na pauta da EIC e conclama pesquisas, estudos e articulações junto aos órgãos públicos, a fim de visibilizar o campo e sua gente, sobretudo os direitos das crianças aos espaços apropriados em suas comunidades, nos territórios que habitam.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88346
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88346
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88346/51917
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88346/51918
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88346
Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88346
Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88346
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711891456524288