O caminho das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância no Brasil a partir da década de 1990
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26182 |
Resumo: | Apresentamos resultado de pesquisa realizada entre 2007 e 2011 sobre as “Características das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância nas políticas do Estado brasileiro a partir de 1990”. O objeto de análise são as orientações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para proteção ao direito à infância no objetivo de identificar as contradições nas políticas de garantia do direito à infância. No período de 1980 a 2011, o alcance da UNESCO encontra-se implícito na apropriação dos Estados Nacionais no discurso da paz mundial, justificativa de fortalecimento do terceiro setor e, na ação de governo, no reconhecimento legal das orientações e julgamentos internacionais dos tratados ratificados pelo Brasil. Abordarmos as contradições políticas com o conceito de “trabalho decente”, nas políticas de erradicação do trabalho precoce pós Decreto Federal nº 3.597, de 12 de setembro de 2000, por constituir políticas voltadas à infância no meio rural. |
id |
UFPR-4_5d514b0716abd2d26005837a502f99f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/26182 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O caminho das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância no Brasil a partir da década de 1990EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO RURALPolíticas educacionais. Unesco. Direito a infância.POLÍTICAS DE DIREITO A INFÂNCIAApresentamos resultado de pesquisa realizada entre 2007 e 2011 sobre as “Características das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância nas políticas do Estado brasileiro a partir de 1990”. O objeto de análise são as orientações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para proteção ao direito à infância no objetivo de identificar as contradições nas políticas de garantia do direito à infância. No período de 1980 a 2011, o alcance da UNESCO encontra-se implícito na apropriação dos Estados Nacionais no discurso da paz mundial, justificativa de fortalecimento do terceiro setor e, na ação de governo, no reconhecimento legal das orientações e julgamentos internacionais dos tratados ratificados pelo Brasil. Abordarmos as contradições políticas com o conceito de “trabalho decente”, nas políticas de erradicação do trabalho precoce pós Decreto Federal nº 3.597, de 12 de setembro de 2000, por constituir políticas voltadas à infância no meio rural.UFPRCecílio, Maria AparecidaBrandão, Elias Canuto2013-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26182Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 223-235Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 223-235Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 223-2351984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26182/21538https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26182/30718info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:41:46Zoai:revistas.ufpr.br:article/26182Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:41:46Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O caminho das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância no Brasil a partir da década de 1990 |
title |
O caminho das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância no Brasil a partir da década de 1990 |
spellingShingle |
O caminho das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância no Brasil a partir da década de 1990 Cecílio, Maria Aparecida EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO RURAL Políticas educacionais. Unesco. Direito a infância. POLÍTICAS DE DIREITO A INFÂNCIA |
title_short |
O caminho das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância no Brasil a partir da década de 1990 |
title_full |
O caminho das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância no Brasil a partir da década de 1990 |
title_fullStr |
O caminho das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância no Brasil a partir da década de 1990 |
title_full_unstemmed |
O caminho das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância no Brasil a partir da década de 1990 |
title_sort |
O caminho das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância no Brasil a partir da década de 1990 |
author |
Cecílio, Maria Aparecida |
author_facet |
Cecílio, Maria Aparecida Brandão, Elias Canuto |
author_role |
author |
author2 |
Brandão, Elias Canuto |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cecílio, Maria Aparecida Brandão, Elias Canuto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO RURAL Políticas educacionais. Unesco. Direito a infância. POLÍTICAS DE DIREITO A INFÂNCIA |
topic |
EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO RURAL Políticas educacionais. Unesco. Direito a infância. POLÍTICAS DE DIREITO A INFÂNCIA |
description |
Apresentamos resultado de pesquisa realizada entre 2007 e 2011 sobre as “Características das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância nas políticas do Estado brasileiro a partir de 1990”. O objeto de análise são as orientações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para proteção ao direito à infância no objetivo de identificar as contradições nas políticas de garantia do direito à infância. No período de 1980 a 2011, o alcance da UNESCO encontra-se implícito na apropriação dos Estados Nacionais no discurso da paz mundial, justificativa de fortalecimento do terceiro setor e, na ação de governo, no reconhecimento legal das orientações e julgamentos internacionais dos tratados ratificados pelo Brasil. Abordarmos as contradições políticas com o conceito de “trabalho decente”, nas políticas de erradicação do trabalho precoce pós Decreto Federal nº 3.597, de 12 de setembro de 2000, por constituir políticas voltadas à infância no meio rural. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26182 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26182/21538 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26182/30718 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 223-235 Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 223-235 Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 223-235 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711897572868096 |