O caminho das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância no Brasil a partir da década de 1990

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cecílio, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Brandão, Elias Canuto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26182
Resumo: Apresentamos resultado de pesquisa realizada entre 2007 e 2011 sobre as “Características das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância nas políticas do Estado brasileiro a partir de 1990”. O objeto de análise são as orientações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para proteção ao direito à infância no objetivo de identificar as contradições nas políticas de garantia do direito à infância. No período de 1980 a 2011, o alcance da UNESCO encontra-se implícito na apropriação dos Estados Nacionais no discurso da paz mundial, justificativa de fortalecimento do terceiro setor e, na ação de governo, no reconhecimento legal das orientações e julgamentos internacionais dos tratados ratificados pelo Brasil. Abordarmos as contradições políticas com o conceito de “trabalho decente”, nas políticas de erradicação do trabalho precoce pós Decreto Federal nº 3.597, de 12 de setembro de 2000, por constituir políticas voltadas à infância no meio rural.
id UFPR-4_5d514b0716abd2d26005837a502f99f8
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/26182
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling O caminho das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância no Brasil a partir da década de 1990EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO RURALPolíticas educacionais. Unesco. Direito a infância.POLÍTICAS DE DIREITO A INFÂNCIAApresentamos resultado de pesquisa realizada entre 2007 e 2011 sobre as “Características das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância nas políticas do Estado brasileiro a partir de 1990”. O objeto de análise são as orientações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para proteção ao direito à infância no objetivo de identificar as contradições nas políticas de garantia do direito à infância. No período de 1980 a 2011, o alcance da UNESCO encontra-se implícito na apropriação dos Estados Nacionais no discurso da paz mundial, justificativa de fortalecimento do terceiro setor e, na ação de governo, no reconhecimento legal das orientações e julgamentos internacionais dos tratados ratificados pelo Brasil. Abordarmos as contradições políticas com o conceito de “trabalho decente”, nas políticas de erradicação do trabalho precoce pós Decreto Federal nº 3.597, de 12 de setembro de 2000, por constituir políticas voltadas à infância no meio rural.UFPRCecílio, Maria AparecidaBrandão, Elias Canuto2013-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26182Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 223-235Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 223-235Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 223-2351984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26182/21538https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26182/30718info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:41:46Zoai:revistas.ufpr.br:article/26182Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:41:46Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O caminho das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância no Brasil a partir da década de 1990
title O caminho das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância no Brasil a partir da década de 1990
spellingShingle O caminho das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância no Brasil a partir da década de 1990
Cecílio, Maria Aparecida
EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO RURAL
Políticas educacionais. Unesco. Direito a infância.
POLÍTICAS DE DIREITO A INFÂNCIA
title_short O caminho das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância no Brasil a partir da década de 1990
title_full O caminho das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância no Brasil a partir da década de 1990
title_fullStr O caminho das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância no Brasil a partir da década de 1990
title_full_unstemmed O caminho das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância no Brasil a partir da década de 1990
title_sort O caminho das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância no Brasil a partir da década de 1990
author Cecílio, Maria Aparecida
author_facet Cecílio, Maria Aparecida
Brandão, Elias Canuto
author_role author
author2 Brandão, Elias Canuto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cecílio, Maria Aparecida
Brandão, Elias Canuto
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO RURAL
Políticas educacionais. Unesco. Direito a infância.
POLÍTICAS DE DIREITO A INFÂNCIA
topic EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO RURAL
Políticas educacionais. Unesco. Direito a infância.
POLÍTICAS DE DIREITO A INFÂNCIA
description Apresentamos resultado de pesquisa realizada entre 2007 e 2011 sobre as “Características das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância nas políticas do Estado brasileiro a partir de 1990”. O objeto de análise são as orientações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para proteção ao direito à infância no objetivo de identificar as contradições nas políticas de garantia do direito à infância. No período de 1980 a 2011, o alcance da UNESCO encontra-se implícito na apropriação dos Estados Nacionais no discurso da paz mundial, justificativa de fortalecimento do terceiro setor e, na ação de governo, no reconhecimento legal das orientações e julgamentos internacionais dos tratados ratificados pelo Brasil. Abordarmos as contradições políticas com o conceito de “trabalho decente”, nas políticas de erradicação do trabalho precoce pós Decreto Federal nº 3.597, de 12 de setembro de 2000, por constituir políticas voltadas à infância no meio rural.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26182
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26182/21538
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26182/30718
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 223-235
Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 223-235
Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 223-235
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897572868096