Notas sobre a educação no corpo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2036 |
Resumo: | Os Sistemas Ginásticos são aqui compreendidos como um conjunto de conhecimentos sistematizado pelo pensamento científico que se consolida na Europa ao longo do século XIX constituindo, assim, formas modelares de educação do corpo. Revelam-se como mais um produto resultante do alargamento do urbano, da afirmação do urbano na vida em sociedade que tem a cidade como centro de poder. A cidade e os corpos que nela habitam tornam-se objeto de intervenção e de domínio da ciência. Os Sistemas Ginásticos têm a pretensão de contribuir para a regeneração física da sociedade, preservando a saúde da população em geral, assim como preparando o soldado para o combate. A Ginástica que surge e se afirma no período apresenta, então, uma competência tutelada, de um lado, pelo exército, através de certas técnicas e, de um outro, pela instituição médica de quem recebe a autoridade de seu saber. Constitui-se, portanto, como modelo técnico de educação do corpo, entendido como conjunto de forças capaz de por em movimento determinações precisas, conter e reprimir desejos, preservar energia. Abstract The Gymnastic Systems are understood here as a group of knowledge systematized by the scientific thought, which had been solidified in Europe along the nineteenth century, thus constituting shaped forms of body education. They are revealed as one more product resulting from urban enlargement, urban affirmation of life in society, which has the city as a center of power. The city and bodies, which inhabit in it, become an object of intervention and domain of science. The Gymnastic Systems intend to contribute to the physical regeneration of society, preserving, in general, population is health, as well as getting the soldier ready for the battle. So the Gymnastics, which appears and asseverates itself in the period, presents on one hand, a protective competence by the army through certain techniques, and on the other hand, by the medical institution from whom it receives the authority of its knowledge. It is, therefore, made up as a technical model of body education, comprehended as a group of forces, which are able to start moving precise determinations, contain and repress desires, preserve energy. |
id |
UFPR-4_612459158f44afe818bd1de79a41ee20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2036 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Notas sobre a educação no corpocorpo; ginástica; educação; body; gymnastics; education. Os Sistemas Ginásticos são aqui compreendidos como um conjunto de conhecimentos sistematizado pelo pensamento científico que se consolida na Europa ao longo do século XIX constituindo, assim, formas modelares de educação do corpo. Revelam-se como mais um produto resultante do alargamento do urbano, da afirmação do urbano na vida em sociedade que tem a cidade como centro de poder. A cidade e os corpos que nela habitam tornam-se objeto de intervenção e de domínio da ciência. Os Sistemas Ginásticos têm a pretensão de contribuir para a regeneração física da sociedade, preservando a saúde da população em geral, assim como preparando o soldado para o combate. A Ginástica que surge e se afirma no período apresenta, então, uma competência tutelada, de um lado, pelo exército, através de certas técnicas e, de um outro, pela instituição médica de quem recebe a autoridade de seu saber. Constitui-se, portanto, como modelo técnico de educação do corpo, entendido como conjunto de forças capaz de por em movimento determinações precisas, conter e reprimir desejos, preservar energia. Abstract The Gymnastic Systems are understood here as a group of knowledge systematized by the scientific thought, which had been solidified in Europe along the nineteenth century, thus constituting shaped forms of body education. They are revealed as one more product resulting from urban enlargement, urban affirmation of life in society, which has the city as a center of power. The city and bodies, which inhabit in it, become an object of intervention and domain of science. The Gymnastic Systems intend to contribute to the physical regeneration of society, preserving, in general, population is health, as well as getting the soldier ready for the battle. So the Gymnastics, which appears and asseverates itself in the period, presents on one hand, a protective competence by the army through certain techniques, and on the other hand, by the medical institution from whom it receives the authority of its knowledge. It is, therefore, made up as a technical model of body education, comprehended as a group of forces, which are able to start moving precise determinations, contain and repress desires, preserve energy. UFPR2000-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2036Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 43-60Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 43-60Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 43-601984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2036/1688https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2036/31167Soares, Carmen Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:58:26Zoai:revistas.ufpr.br:article/2036Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:58:26Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Notas sobre a educação no corpo |
title |
Notas sobre a educação no corpo |
spellingShingle |
Notas sobre a educação no corpo Soares, Carmen Lúcia corpo; ginástica; educação; body; gymnastics; education. |
title_short |
Notas sobre a educação no corpo |
title_full |
Notas sobre a educação no corpo |
title_fullStr |
Notas sobre a educação no corpo |
title_full_unstemmed |
Notas sobre a educação no corpo |
title_sort |
Notas sobre a educação no corpo |
author |
Soares, Carmen Lúcia |
author_facet |
Soares, Carmen Lúcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Carmen Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
corpo; ginástica; educação; body; gymnastics; education. |
topic |
corpo; ginástica; educação; body; gymnastics; education. |
description |
Os Sistemas Ginásticos são aqui compreendidos como um conjunto de conhecimentos sistematizado pelo pensamento científico que se consolida na Europa ao longo do século XIX constituindo, assim, formas modelares de educação do corpo. Revelam-se como mais um produto resultante do alargamento do urbano, da afirmação do urbano na vida em sociedade que tem a cidade como centro de poder. A cidade e os corpos que nela habitam tornam-se objeto de intervenção e de domínio da ciência. Os Sistemas Ginásticos têm a pretensão de contribuir para a regeneração física da sociedade, preservando a saúde da população em geral, assim como preparando o soldado para o combate. A Ginástica que surge e se afirma no período apresenta, então, uma competência tutelada, de um lado, pelo exército, através de certas técnicas e, de um outro, pela instituição médica de quem recebe a autoridade de seu saber. Constitui-se, portanto, como modelo técnico de educação do corpo, entendido como conjunto de forças capaz de por em movimento determinações precisas, conter e reprimir desejos, preservar energia. Abstract The Gymnastic Systems are understood here as a group of knowledge systematized by the scientific thought, which had been solidified in Europe along the nineteenth century, thus constituting shaped forms of body education. They are revealed as one more product resulting from urban enlargement, urban affirmation of life in society, which has the city as a center of power. The city and bodies, which inhabit in it, become an object of intervention and domain of science. The Gymnastic Systems intend to contribute to the physical regeneration of society, preserving, in general, population is health, as well as getting the soldier ready for the battle. So the Gymnastics, which appears and asseverates itself in the period, presents on one hand, a protective competence by the army through certain techniques, and on the other hand, by the medical institution from whom it receives the authority of its knowledge. It is, therefore, made up as a technical model of body education, comprehended as a group of forces, which are able to start moving precise determinations, contain and repress desires, preserve energy. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2036 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2036/1688 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2036/31167 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 43-60 Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 43-60 Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 43-60 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711902854545408 |