Quando as crianças nos ensinam sobre a cidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65510 |
Resumo: | Este artigo, sob formato de ensaio, tem por objetivo problematizara escola como locus privilegiado de educação e referência de umaadequada presença das crianças na cidade. Toma como fonte deinspiração reflexões decorrentes de um estudo etnográfico em andamento,realizado com crianças da educação infantil em um bairrode classe popular na cidade de Vitória (ES). Identifica em contextosdiferenciados ao campo de pesquisa e em um tempo concomitanteao processo de investigação formas peculiares de crianças mobilizaremencontros e solidariedades, deixando entrever gestos, atitudes esentidos outros que superam a proeminência do individualismo e daindiferença ainda presentes na cidade. As experiências das criançassão aqui compreendidas como uma chave de leitura importante enecessária para interpelar a escola a escapar das totalizações de seusconhecimentos e do lugar que ocupa na hierarquia social. |
id |
UFPR-4_61edc69c1e119d8b19a57f5dfacedf8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/65510 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Quando as crianças nos ensinam sobre a cidadeEducação; Educação pré-escolarInfância e cidade. Educação e cidade. Crianças e adultos na cidadeEste artigo, sob formato de ensaio, tem por objetivo problematizara escola como locus privilegiado de educação e referência de umaadequada presença das crianças na cidade. Toma como fonte deinspiração reflexões decorrentes de um estudo etnográfico em andamento,realizado com crianças da educação infantil em um bairrode classe popular na cidade de Vitória (ES). Identifica em contextosdiferenciados ao campo de pesquisa e em um tempo concomitanteao processo de investigação formas peculiares de crianças mobilizaremencontros e solidariedades, deixando entrever gestos, atitudes esentidos outros que superam a proeminência do individualismo e daindiferença ainda presentes na cidade. As experiências das criançassão aqui compreendidas como uma chave de leitura importante enecessária para interpelar a escola a escapar das totalizações de seusconhecimentos e do lugar que ocupa na hierarquia social.UFPRAraújo, Vania Carvalho de2019-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65510Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 319-334Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 319-334Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 319-3341984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65510/39112Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:20:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/65510Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:20:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando as crianças nos ensinam sobre a cidade |
title |
Quando as crianças nos ensinam sobre a cidade |
spellingShingle |
Quando as crianças nos ensinam sobre a cidade Araújo, Vania Carvalho de Educação; Educação pré-escolar Infância e cidade. Educação e cidade. Crianças e adultos na cidade |
title_short |
Quando as crianças nos ensinam sobre a cidade |
title_full |
Quando as crianças nos ensinam sobre a cidade |
title_fullStr |
Quando as crianças nos ensinam sobre a cidade |
title_full_unstemmed |
Quando as crianças nos ensinam sobre a cidade |
title_sort |
Quando as crianças nos ensinam sobre a cidade |
author |
Araújo, Vania Carvalho de |
author_facet |
Araújo, Vania Carvalho de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Vania Carvalho de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação pré-escolar Infância e cidade. Educação e cidade. Crianças e adultos na cidade |
topic |
Educação; Educação pré-escolar Infância e cidade. Educação e cidade. Crianças e adultos na cidade |
description |
Este artigo, sob formato de ensaio, tem por objetivo problematizara escola como locus privilegiado de educação e referência de umaadequada presença das crianças na cidade. Toma como fonte deinspiração reflexões decorrentes de um estudo etnográfico em andamento,realizado com crianças da educação infantil em um bairrode classe popular na cidade de Vitória (ES). Identifica em contextosdiferenciados ao campo de pesquisa e em um tempo concomitanteao processo de investigação formas peculiares de crianças mobilizaremencontros e solidariedades, deixando entrever gestos, atitudes esentidos outros que superam a proeminência do individualismo e daindiferença ainda presentes na cidade. As experiências das criançassão aqui compreendidas como uma chave de leitura importante enecessária para interpelar a escola a escapar das totalizações de seusconhecimentos e do lugar que ocupa na hierarquia social. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65510 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65510/39112 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 319-334 Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 319-334 Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 319-334 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711892253442048 |