Quando as crianças nos ensinam sobre a cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Vania Carvalho de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65510
Resumo: Este artigo, sob formato de ensaio, tem por objetivo problematizara escola como locus privilegiado de educação e referência de umaadequada presença das crianças na cidade. Toma como fonte deinspiração reflexões decorrentes de um estudo etnográfico em andamento,realizado com crianças da educação infantil em um bairrode classe popular na cidade de Vitória (ES). Identifica em contextosdiferenciados ao campo de pesquisa e em um tempo concomitanteao processo de investigação formas peculiares de crianças mobilizaremencontros e solidariedades, deixando entrever gestos, atitudes esentidos outros que superam a proeminência do individualismo e daindiferença ainda presentes na cidade. As experiências das criançassão aqui compreendidas como uma chave de leitura importante enecessária para interpelar a escola a escapar das totalizações de seusconhecimentos e do lugar que ocupa na hierarquia social.
id UFPR-4_61edc69c1e119d8b19a57f5dfacedf8a
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/65510
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Quando as crianças nos ensinam sobre a cidadeEducação; Educação pré-escolarInfância e cidade. Educação e cidade. Crianças e adultos na cidadeEste artigo, sob formato de ensaio, tem por objetivo problematizara escola como locus privilegiado de educação e referência de umaadequada presença das crianças na cidade. Toma como fonte deinspiração reflexões decorrentes de um estudo etnográfico em andamento,realizado com crianças da educação infantil em um bairrode classe popular na cidade de Vitória (ES). Identifica em contextosdiferenciados ao campo de pesquisa e em um tempo concomitanteao processo de investigação formas peculiares de crianças mobilizaremencontros e solidariedades, deixando entrever gestos, atitudes esentidos outros que superam a proeminência do individualismo e daindiferença ainda presentes na cidade. As experiências das criançassão aqui compreendidas como uma chave de leitura importante enecessária para interpelar a escola a escapar das totalizações de seusconhecimentos e do lugar que ocupa na hierarquia social.UFPRAraújo, Vania Carvalho de2019-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65510Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 319-334Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 319-334Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 319-3341984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65510/39112Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:20:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/65510Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:20:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando as crianças nos ensinam sobre a cidade
title Quando as crianças nos ensinam sobre a cidade
spellingShingle Quando as crianças nos ensinam sobre a cidade
Araújo, Vania Carvalho de
Educação; Educação pré-escolar
Infância e cidade. Educação e cidade. Crianças e adultos na cidade
title_short Quando as crianças nos ensinam sobre a cidade
title_full Quando as crianças nos ensinam sobre a cidade
title_fullStr Quando as crianças nos ensinam sobre a cidade
title_full_unstemmed Quando as crianças nos ensinam sobre a cidade
title_sort Quando as crianças nos ensinam sobre a cidade
author Araújo, Vania Carvalho de
author_facet Araújo, Vania Carvalho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Vania Carvalho de
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação pré-escolar
Infância e cidade. Educação e cidade. Crianças e adultos na cidade
topic Educação; Educação pré-escolar
Infância e cidade. Educação e cidade. Crianças e adultos na cidade
description Este artigo, sob formato de ensaio, tem por objetivo problematizara escola como locus privilegiado de educação e referência de umaadequada presença das crianças na cidade. Toma como fonte deinspiração reflexões decorrentes de um estudo etnográfico em andamento,realizado com crianças da educação infantil em um bairrode classe popular na cidade de Vitória (ES). Identifica em contextosdiferenciados ao campo de pesquisa e em um tempo concomitanteao processo de investigação formas peculiares de crianças mobilizaremencontros e solidariedades, deixando entrever gestos, atitudes esentidos outros que superam a proeminência do individualismo e daindiferença ainda presentes na cidade. As experiências das criançassão aqui compreendidas como uma chave de leitura importante enecessária para interpelar a escola a escapar das totalizações de seusconhecimentos e do lugar que ocupa na hierarquia social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65510
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65510/39112
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 319-334
Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 319-334
Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 319-334
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892253442048