Apresentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Maria Auxiliadora
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Urban, Ana Claudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46053
Resumo: O presente dossiê – “Aprendizagem Histórica: Pesquisa, Teoria, Prática” -  pode ser considerado um documento e evidência da grande revolução relacionada à mudança de paradigma sobre a aprendizagem histórica. Do ponto de vista da longa duração, pesquisas e reflexões sistemáticas, apontam o fato de que o conceito de aprendizagem histórica tem encontrado guarida nos conceitos e princípios da psicologia da aprendizagem, como a proposta do construtivismo, que tem fundamentado a produção de manuais didáticos e propostas curriculares no Brasil. Em boa hora, este dossiê vem trazer subsídios à discussão da guinada das concepções de aprendizagem histórica para a teoria e filosofia da História.
id UFPR-4_644ff3532b175abca21e9c20b55a6d1c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/46053
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling ApresentaçãoO presente dossiê – “Aprendizagem Histórica: Pesquisa, Teoria, Prática” -  pode ser considerado um documento e evidência da grande revolução relacionada à mudança de paradigma sobre a aprendizagem histórica. Do ponto de vista da longa duração, pesquisas e reflexões sistemáticas, apontam o fato de que o conceito de aprendizagem histórica tem encontrado guarida nos conceitos e princípios da psicologia da aprendizagem, como a proposta do construtivismo, que tem fundamentado a produção de manuais didáticos e propostas curriculares no Brasil. Em boa hora, este dossiê vem trazer subsídios à discussão da guinada das concepções de aprendizagem histórica para a teoria e filosofia da História.UFPRSchmidt, Maria AuxiliadoraUrban, Ana Claudia2016-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46053Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 13-16Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 13-16Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 13-161984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46053/28506https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46053/30298Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:04:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/46053Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:04:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação
title Apresentação
spellingShingle Apresentação
Schmidt, Maria Auxiliadora
title_short Apresentação
title_full Apresentação
title_fullStr Apresentação
title_full_unstemmed Apresentação
title_sort Apresentação
author Schmidt, Maria Auxiliadora
author_facet Schmidt, Maria Auxiliadora
Urban, Ana Claudia
author_role author
author2 Urban, Ana Claudia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt, Maria Auxiliadora
Urban, Ana Claudia
dc.subject.none.fl_str_mv


description O presente dossiê – “Aprendizagem Histórica: Pesquisa, Teoria, Prática” -  pode ser considerado um documento e evidência da grande revolução relacionada à mudança de paradigma sobre a aprendizagem histórica. Do ponto de vista da longa duração, pesquisas e reflexões sistemáticas, apontam o fato de que o conceito de aprendizagem histórica tem encontrado guarida nos conceitos e princípios da psicologia da aprendizagem, como a proposta do construtivismo, que tem fundamentado a produção de manuais didáticos e propostas curriculares no Brasil. Em boa hora, este dossiê vem trazer subsídios à discussão da guinada das concepções de aprendizagem histórica para a teoria e filosofia da História.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46053
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46053/28506
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46053/30298
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 13-16
Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 13-16
Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 13-16
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897030754304