Trabalho docente e educação integrada nas escolas técnicas estaduais de Pernambuco
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49328 |
Resumo: | Apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre o processo de implementação do Ensino Médio Integrado em Escolas Técnicas Estaduais da Rede de Ensino de Pernambuco e as condições de trabalho docente, através de uma pesquisa de Avaliação de Políticas Públicas, realizada através da análise documental, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários, tendo como principais referências bibliográficas os estudos de Freitas (2012); Nosella (2015); Algebaile (2009) e outros. Buscamos responder ao seguinte problema: Será que a perspectiva de ampliação da jornada escolar no Ensino Médio não significa também diminuição das condições efetivas de trabalho do professor em relação ao processo de ensino/aprendizagem, na perspectiva de uma intensificação do trabalho docente? Concluímos que a ampliação da jornada escolar no Ensino Médio nas escolas estaduais de Pernambuco, vem acontecendo com a intensificação do trabalho docente, através da pressão por resultados e da perspectiva gerencial adotada. E, nas experiências analisadas, a ênfase no reforço escolar, a intensificação do tempo de trabalho e estudo em sala de aula e o sentimento de encarceramento de docentes e discentes significam um processo de precarização do trabalho docente e da própria escola. |
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