Sobre a natureza e a educação dos corpos na perspectiva anarquista da Escola Moderna de Barcelona

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taborda de Oliveira, Marcus
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Prado da Silva, Pedro Prado da Silva Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76798
Resumo: O trabalho discute algumas prescrições e práticas para a educação dos corpos na experiência anarquista da Escola Moderna de Barcelona. Ancorados em um conjunto de reflexões sobre a natureza para o melhor desenvolvimento da educação, percorremos documentos que vão desde tratados sobre a natureza, livros didáticos e artigos publicados no Boletín de la Escuela Moderna no período entre a década de 80 do século XIX e a primeira década do séc. XX. Capturando a voga modernizadora da educação que, no entanto, recuperava a tradição para defender um “retorno à natureza”, os anarquistas se mostraram sintonizados com os apelos do seu tempo, mas inovaramao propor uma educação que questionava o status quo, o autoritarismo e advogava a emancipação dos trabalhadores. Para eles, educar era mais do que instruir. Assim, se eles também repercutiram essa preocupação com a regeneração do povo, a sua proposta assumia características particulares, no sentido de formar sujeitos capazes de lutarem por uma sociedade mais justa, livre e igualitária Por isso, atividades como passeios, excursões, além de práticas escolares nas quais a natureza fosse conhecida e compreendida, eram atividades essenciais para que os alunos superassem o obscurantismo e a ignorância que ajudavam a fomentar todas as formas de dominação. Naquela experiência a educação dos corpos era fundamental.
id UFPR-4_65c1a39386d52c12227e046e3fb5cf3c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/76798
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Sobre a natureza e a educação dos corpos na perspectiva anarquista da Escola Moderna de BarcelonaEducação; Fundamentos da Educação; História da Educaçãohistória da educação; educação do corpo; natureza e educação; educação anarquista; Escola Moderna de BarcelonaHistória da EducaçãoO trabalho discute algumas prescrições e práticas para a educação dos corpos na experiência anarquista da Escola Moderna de Barcelona. Ancorados em um conjunto de reflexões sobre a natureza para o melhor desenvolvimento da educação, percorremos documentos que vão desde tratados sobre a natureza, livros didáticos e artigos publicados no Boletín de la Escuela Moderna no período entre a década de 80 do século XIX e a primeira década do séc. XX. Capturando a voga modernizadora da educação que, no entanto, recuperava a tradição para defender um “retorno à natureza”, os anarquistas se mostraram sintonizados com os apelos do seu tempo, mas inovaramao propor uma educação que questionava o status quo, o autoritarismo e advogava a emancipação dos trabalhadores. Para eles, educar era mais do que instruir. Assim, se eles também repercutiram essa preocupação com a regeneração do povo, a sua proposta assumia características particulares, no sentido de formar sujeitos capazes de lutarem por uma sociedade mais justa, livre e igualitária Por isso, atividades como passeios, excursões, além de práticas escolares nas quais a natureza fosse conhecida e compreendida, eram atividades essenciais para que os alunos superassem o obscurantismo e a ignorância que ajudavam a fomentar todas as formas de dominação. Naquela experiência a educação dos corpos era fundamental.UFPRCNPqCAPES/PROEXTaborda de Oliveira, MarcusPrado da Silva, Pedro Prado da Silva Henrique2021-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76798Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76798/43845https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76798/43846https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/76798/47541https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/76798/47542Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/76798Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a natureza e a educação dos corpos na perspectiva anarquista da Escola Moderna de Barcelona
title Sobre a natureza e a educação dos corpos na perspectiva anarquista da Escola Moderna de Barcelona
spellingShingle Sobre a natureza e a educação dos corpos na perspectiva anarquista da Escola Moderna de Barcelona
Taborda de Oliveira, Marcus
Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação
história da educação; educação do corpo; natureza e educação; educação anarquista; Escola Moderna de Barcelona
História da Educação
title_short Sobre a natureza e a educação dos corpos na perspectiva anarquista da Escola Moderna de Barcelona
title_full Sobre a natureza e a educação dos corpos na perspectiva anarquista da Escola Moderna de Barcelona
title_fullStr Sobre a natureza e a educação dos corpos na perspectiva anarquista da Escola Moderna de Barcelona
title_full_unstemmed Sobre a natureza e a educação dos corpos na perspectiva anarquista da Escola Moderna de Barcelona
title_sort Sobre a natureza e a educação dos corpos na perspectiva anarquista da Escola Moderna de Barcelona
author Taborda de Oliveira, Marcus
author_facet Taborda de Oliveira, Marcus
Prado da Silva, Pedro Prado da Silva Henrique
author_role author
author2 Prado da Silva, Pedro Prado da Silva Henrique
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
CAPES/PROEX
dc.contributor.author.fl_str_mv Taborda de Oliveira, Marcus
Prado da Silva, Pedro Prado da Silva Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação
história da educação; educação do corpo; natureza e educação; educação anarquista; Escola Moderna de Barcelona
História da Educação
topic Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação
história da educação; educação do corpo; natureza e educação; educação anarquista; Escola Moderna de Barcelona
História da Educação
description O trabalho discute algumas prescrições e práticas para a educação dos corpos na experiência anarquista da Escola Moderna de Barcelona. Ancorados em um conjunto de reflexões sobre a natureza para o melhor desenvolvimento da educação, percorremos documentos que vão desde tratados sobre a natureza, livros didáticos e artigos publicados no Boletín de la Escuela Moderna no período entre a década de 80 do século XIX e a primeira década do séc. XX. Capturando a voga modernizadora da educação que, no entanto, recuperava a tradição para defender um “retorno à natureza”, os anarquistas se mostraram sintonizados com os apelos do seu tempo, mas inovaramao propor uma educação que questionava o status quo, o autoritarismo e advogava a emancipação dos trabalhadores. Para eles, educar era mais do que instruir. Assim, se eles também repercutiram essa preocupação com a regeneração do povo, a sua proposta assumia características particulares, no sentido de formar sujeitos capazes de lutarem por uma sociedade mais justa, livre e igualitária Por isso, atividades como passeios, excursões, além de práticas escolares nas quais a natureza fosse conhecida e compreendida, eram atividades essenciais para que os alunos superassem o obscurantismo e a ignorância que ajudavam a fomentar todas as formas de dominação. Naquela experiência a educação dos corpos era fundamental.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76798
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76798
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76798/43845
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76798/43846
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/76798/47541
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/76798/47542
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899740274688