A produção de raios X contextualizada por meio do enfoque CTS: um caminho para introduzir tópicos de FMC no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12162 |
Resumo: | Neste trabalho investigamos a inserção de tópicos de Física Moderna para alunos do Ensino Médio, abordando radiações eletromagnéticas e a produção de raios X, sua aplicação como diagnóstico médico e possíveis formas de proteção radiológica, contribuindo para a atualização curricular do Ensino de Física, por meio de uma abordagem interdisciplinar com as áreas de Matemática e Biologia. A metodologia fundamenta-se na Aprendizagem Significativa e no Educar pela Pesquisa, empregando ainda o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e contemplando aspectos da Aprendizagem Centrada em Eventos (ACE). Para isso, consideramos elementos essenciais como o levantamento de conhecimentos prévios dos alunos e a realização de pesquisas e consultas em periódicos, realização de relatórios e seminários, além da exposição de cartazes. Como resultado, promovemos a aprendizagem empregando uma concepção cidadã de Educação contextualizando os conceitos físicos, contribuindo para que os estudantes compreendam conceitos científicos úteis para o entendimento de fenômenos naturais que apresentam implicações relevantes para a sua vida, permitindo que se posicionem perante questões tecnológicas e científicas. As respostas dos alunos ao final da pesquisa indicam que a aprendizagem conceitual se efetivou estruturada no aprender a aprender, que ampliou a sua autonomia de ação e de pensamento. Os resultados indicam ainda que a intervenção proporcionou grande interação entre os alunos e o professor, possibilitou intensos e ricos momentos de debates e reflexões, permitindo introduzir importantes tópicos de Física Moderna.Palavras-chave: Ensino de Ciências; Física Moderna e Contemporânea; CTS; raios X. |
id |
UFPR-4_66a3f5908ec45599e5b3da790a9cde12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/12162 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A produção de raios X contextualizada por meio do enfoque CTS: um caminho para introduzir tópicos de FMC no ensino médioTHE PRODUCTION OF X RAY CONTEXTED BY MEANS OF CTS APPROACH A WAY TO INSERT TOPICS OF FMC IN THE MIDDLE EDUCATION: Metodologia de ensino, Física Moderna e Contemporânea, CTS, raios x.Neste trabalho investigamos a inserção de tópicos de Física Moderna para alunos do Ensino Médio, abordando radiações eletromagnéticas e a produção de raios X, sua aplicação como diagnóstico médico e possíveis formas de proteção radiológica, contribuindo para a atualização curricular do Ensino de Física, por meio de uma abordagem interdisciplinar com as áreas de Matemática e Biologia. A metodologia fundamenta-se na Aprendizagem Significativa e no Educar pela Pesquisa, empregando ainda o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e contemplando aspectos da Aprendizagem Centrada em Eventos (ACE). Para isso, consideramos elementos essenciais como o levantamento de conhecimentos prévios dos alunos e a realização de pesquisas e consultas em periódicos, realização de relatórios e seminários, além da exposição de cartazes. Como resultado, promovemos a aprendizagem empregando uma concepção cidadã de Educação contextualizando os conceitos físicos, contribuindo para que os estudantes compreendam conceitos científicos úteis para o entendimento de fenômenos naturais que apresentam implicações relevantes para a sua vida, permitindo que se posicionem perante questões tecnológicas e científicas. As respostas dos alunos ao final da pesquisa indicam que a aprendizagem conceitual se efetivou estruturada no aprender a aprender, que ampliou a sua autonomia de ação e de pensamento. Os resultados indicam ainda que a intervenção proporcionou grande interação entre os alunos e o professor, possibilitou intensos e ricos momentos de debates e reflexões, permitindo introduzir importantes tópicos de Física Moderna.Palavras-chave: Ensino de Ciências; Física Moderna e Contemporânea; CTS; raios X.UFPRCENP - Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicasde Souza, Adão JoséAraújo, Mauro Sérgio Teixeira de2010-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12162Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 191-209Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 191-209Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 191-2091984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12162/12496https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12162/31024info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:59:22Zoai:revistas.ufpr.br:article/12162Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:59:22Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção de raios X contextualizada por meio do enfoque CTS: um caminho para introduzir tópicos de FMC no ensino médio THE PRODUCTION OF X RAY CONTEXTED BY MEANS OF CTS APPROACH A WAY TO INSERT TOPICS OF FMC IN THE MIDDLE EDUCATION |
title |
A produção de raios X contextualizada por meio do enfoque CTS: um caminho para introduzir tópicos de FMC no ensino médio |
spellingShingle |
A produção de raios X contextualizada por meio do enfoque CTS: um caminho para introduzir tópicos de FMC no ensino médio de Souza, Adão José : Metodologia de ensino, Física Moderna e Contemporânea, CTS, raios x. |
title_short |
A produção de raios X contextualizada por meio do enfoque CTS: um caminho para introduzir tópicos de FMC no ensino médio |
title_full |
A produção de raios X contextualizada por meio do enfoque CTS: um caminho para introduzir tópicos de FMC no ensino médio |
title_fullStr |
A produção de raios X contextualizada por meio do enfoque CTS: um caminho para introduzir tópicos de FMC no ensino médio |
title_full_unstemmed |
A produção de raios X contextualizada por meio do enfoque CTS: um caminho para introduzir tópicos de FMC no ensino médio |
title_sort |
A produção de raios X contextualizada por meio do enfoque CTS: um caminho para introduzir tópicos de FMC no ensino médio |
author |
de Souza, Adão José |
author_facet |
de Souza, Adão José Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CENP - Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Adão José Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
: Metodologia de ensino, Física Moderna e Contemporânea, CTS, raios x. |
topic |
: Metodologia de ensino, Física Moderna e Contemporânea, CTS, raios x. |
description |
Neste trabalho investigamos a inserção de tópicos de Física Moderna para alunos do Ensino Médio, abordando radiações eletromagnéticas e a produção de raios X, sua aplicação como diagnóstico médico e possíveis formas de proteção radiológica, contribuindo para a atualização curricular do Ensino de Física, por meio de uma abordagem interdisciplinar com as áreas de Matemática e Biologia. A metodologia fundamenta-se na Aprendizagem Significativa e no Educar pela Pesquisa, empregando ainda o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e contemplando aspectos da Aprendizagem Centrada em Eventos (ACE). Para isso, consideramos elementos essenciais como o levantamento de conhecimentos prévios dos alunos e a realização de pesquisas e consultas em periódicos, realização de relatórios e seminários, além da exposição de cartazes. Como resultado, promovemos a aprendizagem empregando uma concepção cidadã de Educação contextualizando os conceitos físicos, contribuindo para que os estudantes compreendam conceitos científicos úteis para o entendimento de fenômenos naturais que apresentam implicações relevantes para a sua vida, permitindo que se posicionem perante questões tecnológicas e científicas. As respostas dos alunos ao final da pesquisa indicam que a aprendizagem conceitual se efetivou estruturada no aprender a aprender, que ampliou a sua autonomia de ação e de pensamento. Os resultados indicam ainda que a intervenção proporcionou grande interação entre os alunos e o professor, possibilitou intensos e ricos momentos de debates e reflexões, permitindo introduzir importantes tópicos de Física Moderna.Palavras-chave: Ensino de Ciências; Física Moderna e Contemporânea; CTS; raios X. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12162 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12162/12496 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12162/31024 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 191-209 Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 191-209 Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 191-209 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711895432724480 |