A produção de raios X contextualizada por meio do enfoque CTS: um caminho para introduzir tópicos de FMC no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Adão José
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12162
Resumo: Neste trabalho investigamos a inserção de tópicos de Física Moderna para alunos do Ensino Médio, abordando radiações eletromagnéticas e a produção de raios X, sua aplicação como diagnóstico médico e possíveis formas de proteção radiológica, contribuindo para a atualização curricular do Ensino de Física, por meio de uma abordagem interdisciplinar com as áreas de Matemática e Biologia. A metodologia fundamenta-se na Aprendizagem Significativa e no Educar pela Pesquisa, empregando ainda o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e contemplando aspectos da Aprendizagem Centrada em Eventos (ACE). Para isso, consideramos elementos essenciais como o levantamento de conhecimentos prévios dos alunos e a realização de pesquisas e consultas em periódicos, realização de relatórios e seminários, além da exposição de cartazes. Como resultado, promovemos a aprendizagem empregando uma concepção cidadã de Educação contextualizando os conceitos físicos, contribuindo para que os estudantes compreendam conceitos científicos úteis para o entendimento de fenômenos naturais que apresentam implicações relevantes para a sua vida, permitindo que se posicionem perante questões tecnológicas e científicas. As respostas dos alunos ao final da pesquisa indicam que a aprendizagem conceitual se efetivou estruturada no aprender a aprender, que ampliou a sua autonomia de ação e de pensamento. Os resultados indicam ainda que a intervenção proporcionou grande interação entre os alunos e o professor, possibilitou intensos e ricos momentos de debates e reflexões, permitindo introduzir importantes tópicos de Física Moderna.Palavras-chave: Ensino de Ciências; Física Moderna e Contemporânea; CTS; raios X.
id UFPR-4_66a3f5908ec45599e5b3da790a9cde12
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/12162
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A produção de raios X contextualizada por meio do enfoque CTS: um caminho para introduzir tópicos de FMC no ensino médioTHE PRODUCTION OF X RAY CONTEXTED BY MEANS OF CTS APPROACH A WAY TO INSERT TOPICS OF FMC IN THE MIDDLE EDUCATION: Metodologia de ensino, Física Moderna e Contemporânea, CTS, raios x.Neste trabalho investigamos a inserção de tópicos de Física Moderna para alunos do Ensino Médio, abordando radiações eletromagnéticas e a produção de raios X, sua aplicação como diagnóstico médico e possíveis formas de proteção radiológica, contribuindo para a atualização curricular do Ensino de Física, por meio de uma abordagem interdisciplinar com as áreas de Matemática e Biologia. A metodologia fundamenta-se na Aprendizagem Significativa e no Educar pela Pesquisa, empregando ainda o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e contemplando aspectos da Aprendizagem Centrada em Eventos (ACE). Para isso, consideramos elementos essenciais como o levantamento de conhecimentos prévios dos alunos e a realização de pesquisas e consultas em periódicos, realização de relatórios e seminários, além da exposição de cartazes. Como resultado, promovemos a aprendizagem empregando uma concepção cidadã de Educação contextualizando os conceitos físicos, contribuindo para que os estudantes compreendam conceitos científicos úteis para o entendimento de fenômenos naturais que apresentam implicações relevantes para a sua vida, permitindo que se posicionem perante questões tecnológicas e científicas. As respostas dos alunos ao final da pesquisa indicam que a aprendizagem conceitual se efetivou estruturada no aprender a aprender, que ampliou a sua autonomia de ação e de pensamento. Os resultados indicam ainda que a intervenção proporcionou grande interação entre os alunos e o professor, possibilitou intensos e ricos momentos de debates e reflexões, permitindo introduzir importantes tópicos de Física Moderna.Palavras-chave: Ensino de Ciências; Física Moderna e Contemporânea; CTS; raios X.UFPRCENP - Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicasde Souza, Adão JoséAraújo, Mauro Sérgio Teixeira de2010-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12162Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 191-209Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 191-209Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 191-2091984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12162/12496https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12162/31024info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:59:22Zoai:revistas.ufpr.br:article/12162Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:59:22Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção de raios X contextualizada por meio do enfoque CTS: um caminho para introduzir tópicos de FMC no ensino médio
THE PRODUCTION OF X RAY CONTEXTED BY MEANS OF CTS APPROACH A WAY TO INSERT TOPICS OF FMC IN THE MIDDLE EDUCATION
title A produção de raios X contextualizada por meio do enfoque CTS: um caminho para introduzir tópicos de FMC no ensino médio
spellingShingle A produção de raios X contextualizada por meio do enfoque CTS: um caminho para introduzir tópicos de FMC no ensino médio
de Souza, Adão José
: Metodologia de ensino, Física Moderna e Contemporânea, CTS, raios x.
title_short A produção de raios X contextualizada por meio do enfoque CTS: um caminho para introduzir tópicos de FMC no ensino médio
title_full A produção de raios X contextualizada por meio do enfoque CTS: um caminho para introduzir tópicos de FMC no ensino médio
title_fullStr A produção de raios X contextualizada por meio do enfoque CTS: um caminho para introduzir tópicos de FMC no ensino médio
title_full_unstemmed A produção de raios X contextualizada por meio do enfoque CTS: um caminho para introduzir tópicos de FMC no ensino médio
title_sort A produção de raios X contextualizada por meio do enfoque CTS: um caminho para introduzir tópicos de FMC no ensino médio
author de Souza, Adão José
author_facet de Souza, Adão José
Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de
author_role author
author2 Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CENP - Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Adão José
Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv : Metodologia de ensino, Física Moderna e Contemporânea, CTS, raios x.
topic : Metodologia de ensino, Física Moderna e Contemporânea, CTS, raios x.
description Neste trabalho investigamos a inserção de tópicos de Física Moderna para alunos do Ensino Médio, abordando radiações eletromagnéticas e a produção de raios X, sua aplicação como diagnóstico médico e possíveis formas de proteção radiológica, contribuindo para a atualização curricular do Ensino de Física, por meio de uma abordagem interdisciplinar com as áreas de Matemática e Biologia. A metodologia fundamenta-se na Aprendizagem Significativa e no Educar pela Pesquisa, empregando ainda o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e contemplando aspectos da Aprendizagem Centrada em Eventos (ACE). Para isso, consideramos elementos essenciais como o levantamento de conhecimentos prévios dos alunos e a realização de pesquisas e consultas em periódicos, realização de relatórios e seminários, além da exposição de cartazes. Como resultado, promovemos a aprendizagem empregando uma concepção cidadã de Educação contextualizando os conceitos físicos, contribuindo para que os estudantes compreendam conceitos científicos úteis para o entendimento de fenômenos naturais que apresentam implicações relevantes para a sua vida, permitindo que se posicionem perante questões tecnológicas e científicas. As respostas dos alunos ao final da pesquisa indicam que a aprendizagem conceitual se efetivou estruturada no aprender a aprender, que ampliou a sua autonomia de ação e de pensamento. Os resultados indicam ainda que a intervenção proporcionou grande interação entre os alunos e o professor, possibilitou intensos e ricos momentos de debates e reflexões, permitindo introduzir importantes tópicos de Física Moderna.Palavras-chave: Ensino de Ciências; Física Moderna e Contemporânea; CTS; raios X.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12162
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12162/12496
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12162/31024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 191-209
Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 191-209
Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 191-209
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711895432724480