Reducionismo e holismo como perspectivas metodológicas da investigação ecológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Antônio Lineu
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: Carneiro, Sônia Maria Marchiorato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36019
Resumo: O maior desafio da Ecologia, como de qualquer outra ciência, é o de ser útil e significativa ao homem. Mas o que significa isso nos dias de hoje? Mais que em outras épocas, a sociedade ressente-se dos problemas ambientais que afetam direta ou indiretamente a qualidade de vida. Sabe-se atualmente que a poluição, pelo uso descontrolado dos recursos naturais e pela urbanização acelerada – entre outros fatores – a agressão à natureza e às populações, humanas ou animais, atinge níveis catastróficos. Nesse sentido, portanto, há uma necessidade urgente não só de se prevenir, mas de remediar os problemas que estão afetando os ecossistemas e a qualidade de vida. É nessa perspectiva que a Ecologia, em interação com as demais ciências, afirma-se com particular importância: por meio dela, o homem pode compreender melhor a sua realidade ambiente e, conseqüentemente, saber como manejá-la em termos de planejamento, gerenciamento e tomadas de decisão em prol da proteção ambiental.
id UFPR-4_6b36af5c9bd8adfbe8c5c9282762e844
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/36019
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Reducionismo e holismo como perspectivas metodológicas da investigação ecológicaEducaçãoEducaçãoEducaçãoO maior desafio da Ecologia, como de qualquer outra ciência, é o de ser útil e significativa ao homem. Mas o que significa isso nos dias de hoje? Mais que em outras épocas, a sociedade ressente-se dos problemas ambientais que afetam direta ou indiretamente a qualidade de vida. Sabe-se atualmente que a poluição, pelo uso descontrolado dos recursos naturais e pela urbanização acelerada – entre outros fatores – a agressão à natureza e às populações, humanas ou animais, atinge níveis catastróficos. Nesse sentido, portanto, há uma necessidade urgente não só de se prevenir, mas de remediar os problemas que estão afetando os ecossistemas e a qualidade de vida. É nessa perspectiva que a Ecologia, em interação com as demais ciências, afirma-se com particular importância: por meio dela, o homem pode compreender melhor a sua realidade ambiente e, conseqüentemente, saber como manejá-la em termos de planejamento, gerenciamento e tomadas de decisão em prol da proteção ambiental.UFPRCarneiro, Antônio LineuCarneiro, Sônia Maria Marchiorato1996-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36019Educar em Revista; v. 12, n. 12 (1996); p. 13-17Educar em Revista; v. 12, n. 12 (1996); p. 13-17Educar em Revista; v. 12, n. 12 (1996); p. 13-171984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36019/22208https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36019/30555info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T01:00:37Zoai:revistas.ufpr.br:article/36019Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T01:00:37Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Reducionismo e holismo como perspectivas metodológicas da investigação ecológica
title Reducionismo e holismo como perspectivas metodológicas da investigação ecológica
spellingShingle Reducionismo e holismo como perspectivas metodológicas da investigação ecológica
Carneiro, Antônio Lineu
Educação
Educação
Educação
title_short Reducionismo e holismo como perspectivas metodológicas da investigação ecológica
title_full Reducionismo e holismo como perspectivas metodológicas da investigação ecológica
title_fullStr Reducionismo e holismo como perspectivas metodológicas da investigação ecológica
title_full_unstemmed Reducionismo e holismo como perspectivas metodológicas da investigação ecológica
title_sort Reducionismo e holismo como perspectivas metodológicas da investigação ecológica
author Carneiro, Antônio Lineu
author_facet Carneiro, Antônio Lineu
Carneiro, Sônia Maria Marchiorato
author_role author
author2 Carneiro, Sônia Maria Marchiorato
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Antônio Lineu
Carneiro, Sônia Maria Marchiorato
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação
Educação
topic Educação
Educação
Educação
description O maior desafio da Ecologia, como de qualquer outra ciência, é o de ser útil e significativa ao homem. Mas o que significa isso nos dias de hoje? Mais que em outras épocas, a sociedade ressente-se dos problemas ambientais que afetam direta ou indiretamente a qualidade de vida. Sabe-se atualmente que a poluição, pelo uso descontrolado dos recursos naturais e pela urbanização acelerada – entre outros fatores – a agressão à natureza e às populações, humanas ou animais, atinge níveis catastróficos. Nesse sentido, portanto, há uma necessidade urgente não só de se prevenir, mas de remediar os problemas que estão afetando os ecossistemas e a qualidade de vida. É nessa perspectiva que a Ecologia, em interação com as demais ciências, afirma-se com particular importância: por meio dela, o homem pode compreender melhor a sua realidade ambiente e, conseqüentemente, saber como manejá-la em termos de planejamento, gerenciamento e tomadas de decisão em prol da proteção ambiental.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36019
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36019/22208
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36019/30555
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 12, n. 12 (1996); p. 13-17
Educar em Revista; v. 12, n. 12 (1996); p. 13-17
Educar em Revista; v. 12, n. 12 (1996); p. 13-17
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711894115713024