Educação da infância – estar junto sem ser igual! Conflitos e alternativas da relação da educação infantil com o ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gizele de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12786
Resumo: O texto que ora se apresenta propõe discutir a especificidade da educaçãoinfantil na relação com o ensino fundamental, etapas constitutivas da educaçãobásica segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96em vigor. O propósito recai na problematização da intricada relação entreeducação infantil e ensino fundamental, a partir do olhar de pesquisadora daeducação infantil e no intuito de demarcar as particularidades dessa área depertencimento e identificar um fio condutor, um elo de articulação no trabalhocom o ensino fundamental que preserve as peculiaridades, trajetórias eidentidade de cada etapa educativa (educação infantil e ensino fundamental).A bibliografia especializada na educação infantil é utilizada como fonte, bemcomo compõe a base empírica, dados estatísticos fruto de uma pesquisa, emandamento, coordenada pela Universidade Federal do Paraná, com dados deviolações de direitos da criança e do adolescente registrados por ConselhosTutelares de 36 municípios que incluem Curitiba e Região Metropolitana, Vale do Ribeira e Litoral do Paraná. Um dos elos entre a educação infantil eo ensino fundamental defendido no texto é a constituição de um projeto deformação humana, formação para a emancipação das crianças e dos adultosque nesses espaços atuam.
id UFPR-4_6ed8e944eafea74aa759154811f58050
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/12786
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Educação da infância – estar junto sem ser igual! Conflitos e alternativas da relação da educação infantil com o ensino fundamentalEducation in Childhood – being together and being unique! Conflicts and alternatives concerning the relationship between children’s education and elementary educationEducação Infantil; Ensino Fundamental; educação da infância; especificidade da educação infantil; children’s education; elementary education; education in childhood; specifics of children’s educationO texto que ora se apresenta propõe discutir a especificidade da educaçãoinfantil na relação com o ensino fundamental, etapas constitutivas da educaçãobásica segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96em vigor. O propósito recai na problematização da intricada relação entreeducação infantil e ensino fundamental, a partir do olhar de pesquisadora daeducação infantil e no intuito de demarcar as particularidades dessa área depertencimento e identificar um fio condutor, um elo de articulação no trabalhocom o ensino fundamental que preserve as peculiaridades, trajetórias eidentidade de cada etapa educativa (educação infantil e ensino fundamental).A bibliografia especializada na educação infantil é utilizada como fonte, bemcomo compõe a base empírica, dados estatísticos fruto de uma pesquisa, emandamento, coordenada pela Universidade Federal do Paraná, com dados deviolações de direitos da criança e do adolescente registrados por ConselhosTutelares de 36 municípios que incluem Curitiba e Região Metropolitana, Vale do Ribeira e Litoral do Paraná. Um dos elos entre a educação infantil eo ensino fundamental defendido no texto é a constituição de um projeto deformação humana, formação para a emancipação das crianças e dos adultosque nesses espaços atuam.The aim of this text is to discuss the specifics of children’s educationin relation to elementary education in determinative stages of basiceducation according to the current Law of Directives and Basis of NationalEducation Number 9394/96. The purpose of this study is to examine theproblems arising from the complex relationship of children’s educationand elementary education from the research viewpoint of children’seducation in order to map the particularities of this field and identifyhow they connect and link with elementary education that preserves thepeculiarities, pathways and identities of each stage of education (children’seducation and elementary education). The literature on children’s educationis utilized as a source and also constitutes an empirical basis and statisticaldata, which are the fruit of an ongoing research coordinated by the FederalUniversity of Paraná State, with data concerning violations of the rightsof children and adolescents registered by Conselhos Tutelares (BrazilianHuman Rights Commissions). Taking place in thirty-six cities and townsincluding Curitiba and its surrounding Metropolitan Region, Vale doRibeira and the towns that lie along the coastal regions. One of the linksbetween children’s education and elementary education in the text is theestablishment of a humane project to emancipate children and adults fromthe conditions in which they currently find themselves.UFPR2008-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12786Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 17-31Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 17-31Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 17-311984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12786/8677https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12786/31130Souza, Gizele deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:07:15Zoai:revistas.ufpr.br:article/12786Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:07:15Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação da infância – estar junto sem ser igual! Conflitos e alternativas da relação da educação infantil com o ensino fundamental
Education in Childhood – being together and being unique! Conflicts and alternatives concerning the relationship between children’s education and elementary education
title Educação da infância – estar junto sem ser igual! Conflitos e alternativas da relação da educação infantil com o ensino fundamental
spellingShingle Educação da infância – estar junto sem ser igual! Conflitos e alternativas da relação da educação infantil com o ensino fundamental
Souza, Gizele de
Educação Infantil; Ensino Fundamental; educação da infância; especificidade da educação infantil; children’s education; elementary education; education in childhood; specifics of children’s education
title_short Educação da infância – estar junto sem ser igual! Conflitos e alternativas da relação da educação infantil com o ensino fundamental
title_full Educação da infância – estar junto sem ser igual! Conflitos e alternativas da relação da educação infantil com o ensino fundamental
title_fullStr Educação da infância – estar junto sem ser igual! Conflitos e alternativas da relação da educação infantil com o ensino fundamental
title_full_unstemmed Educação da infância – estar junto sem ser igual! Conflitos e alternativas da relação da educação infantil com o ensino fundamental
title_sort Educação da infância – estar junto sem ser igual! Conflitos e alternativas da relação da educação infantil com o ensino fundamental
author Souza, Gizele de
author_facet Souza, Gizele de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Gizele de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil; Ensino Fundamental; educação da infância; especificidade da educação infantil; children’s education; elementary education; education in childhood; specifics of children’s education
topic Educação Infantil; Ensino Fundamental; educação da infância; especificidade da educação infantil; children’s education; elementary education; education in childhood; specifics of children’s education
description O texto que ora se apresenta propõe discutir a especificidade da educaçãoinfantil na relação com o ensino fundamental, etapas constitutivas da educaçãobásica segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96em vigor. O propósito recai na problematização da intricada relação entreeducação infantil e ensino fundamental, a partir do olhar de pesquisadora daeducação infantil e no intuito de demarcar as particularidades dessa área depertencimento e identificar um fio condutor, um elo de articulação no trabalhocom o ensino fundamental que preserve as peculiaridades, trajetórias eidentidade de cada etapa educativa (educação infantil e ensino fundamental).A bibliografia especializada na educação infantil é utilizada como fonte, bemcomo compõe a base empírica, dados estatísticos fruto de uma pesquisa, emandamento, coordenada pela Universidade Federal do Paraná, com dados deviolações de direitos da criança e do adolescente registrados por ConselhosTutelares de 36 municípios que incluem Curitiba e Região Metropolitana, Vale do Ribeira e Litoral do Paraná. Um dos elos entre a educação infantil eo ensino fundamental defendido no texto é a constituição de um projeto deformação humana, formação para a emancipação das crianças e dos adultosque nesses espaços atuam.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12786
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12786/8677
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12786/31130
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 17-31
Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 17-31
Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 17-31
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711896568332288