Educação da infância – estar junto sem ser igual! Conflitos e alternativas da relação da educação infantil com o ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12786 |
Resumo: | O texto que ora se apresenta propõe discutir a especificidade da educaçãoinfantil na relação com o ensino fundamental, etapas constitutivas da educaçãobásica segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96em vigor. O propósito recai na problematização da intricada relação entreeducação infantil e ensino fundamental, a partir do olhar de pesquisadora daeducação infantil e no intuito de demarcar as particularidades dessa área depertencimento e identificar um fio condutor, um elo de articulação no trabalhocom o ensino fundamental que preserve as peculiaridades, trajetórias eidentidade de cada etapa educativa (educação infantil e ensino fundamental).A bibliografia especializada na educação infantil é utilizada como fonte, bemcomo compõe a base empírica, dados estatísticos fruto de uma pesquisa, emandamento, coordenada pela Universidade Federal do Paraná, com dados deviolações de direitos da criança e do adolescente registrados por ConselhosTutelares de 36 municípios que incluem Curitiba e Região Metropolitana, Vale do Ribeira e Litoral do Paraná. Um dos elos entre a educação infantil eo ensino fundamental defendido no texto é a constituição de um projeto deformação humana, formação para a emancipação das crianças e dos adultosque nesses espaços atuam. |
id |
UFPR-4_6ed8e944eafea74aa759154811f58050 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/12786 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação da infância – estar junto sem ser igual! Conflitos e alternativas da relação da educação infantil com o ensino fundamentalEducation in Childhood – being together and being unique! Conflicts and alternatives concerning the relationship between children’s education and elementary educationEducação Infantil; Ensino Fundamental; educação da infância; especificidade da educação infantil; children’s education; elementary education; education in childhood; specifics of children’s educationO texto que ora se apresenta propõe discutir a especificidade da educaçãoinfantil na relação com o ensino fundamental, etapas constitutivas da educaçãobásica segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96em vigor. O propósito recai na problematização da intricada relação entreeducação infantil e ensino fundamental, a partir do olhar de pesquisadora daeducação infantil e no intuito de demarcar as particularidades dessa área depertencimento e identificar um fio condutor, um elo de articulação no trabalhocom o ensino fundamental que preserve as peculiaridades, trajetórias eidentidade de cada etapa educativa (educação infantil e ensino fundamental).A bibliografia especializada na educação infantil é utilizada como fonte, bemcomo compõe a base empírica, dados estatísticos fruto de uma pesquisa, emandamento, coordenada pela Universidade Federal do Paraná, com dados deviolações de direitos da criança e do adolescente registrados por ConselhosTutelares de 36 municípios que incluem Curitiba e Região Metropolitana, Vale do Ribeira e Litoral do Paraná. Um dos elos entre a educação infantil eo ensino fundamental defendido no texto é a constituição de um projeto deformação humana, formação para a emancipação das crianças e dos adultosque nesses espaços atuam.The aim of this text is to discuss the specifics of children’s educationin relation to elementary education in determinative stages of basiceducation according to the current Law of Directives and Basis of NationalEducation Number 9394/96. The purpose of this study is to examine theproblems arising from the complex relationship of children’s educationand elementary education from the research viewpoint of children’seducation in order to map the particularities of this field and identifyhow they connect and link with elementary education that preserves thepeculiarities, pathways and identities of each stage of education (children’seducation and elementary education). The literature on children’s educationis utilized as a source and also constitutes an empirical basis and statisticaldata, which are the fruit of an ongoing research coordinated by the FederalUniversity of Paraná State, with data concerning violations of the rightsof children and adolescents registered by Conselhos Tutelares (BrazilianHuman Rights Commissions). Taking place in thirty-six cities and townsincluding Curitiba and its surrounding Metropolitan Region, Vale doRibeira and the towns that lie along the coastal regions. One of the linksbetween children’s education and elementary education in the text is theestablishment of a humane project to emancipate children and adults fromthe conditions in which they currently find themselves.UFPR2008-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12786Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 17-31Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 17-31Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 17-311984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12786/8677https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12786/31130Souza, Gizele deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:07:15Zoai:revistas.ufpr.br:article/12786Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:07:15Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação da infância – estar junto sem ser igual! Conflitos e alternativas da relação da educação infantil com o ensino fundamental Education in Childhood – being together and being unique! Conflicts and alternatives concerning the relationship between children’s education and elementary education |
title |
Educação da infância – estar junto sem ser igual! Conflitos e alternativas da relação da educação infantil com o ensino fundamental |
spellingShingle |
Educação da infância – estar junto sem ser igual! Conflitos e alternativas da relação da educação infantil com o ensino fundamental Souza, Gizele de Educação Infantil; Ensino Fundamental; educação da infância; especificidade da educação infantil; children’s education; elementary education; education in childhood; specifics of children’s education |
title_short |
Educação da infância – estar junto sem ser igual! Conflitos e alternativas da relação da educação infantil com o ensino fundamental |
title_full |
Educação da infância – estar junto sem ser igual! Conflitos e alternativas da relação da educação infantil com o ensino fundamental |
title_fullStr |
Educação da infância – estar junto sem ser igual! Conflitos e alternativas da relação da educação infantil com o ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Educação da infância – estar junto sem ser igual! Conflitos e alternativas da relação da educação infantil com o ensino fundamental |
title_sort |
Educação da infância – estar junto sem ser igual! Conflitos e alternativas da relação da educação infantil com o ensino fundamental |
author |
Souza, Gizele de |
author_facet |
Souza, Gizele de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Gizele de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil; Ensino Fundamental; educação da infância; especificidade da educação infantil; children’s education; elementary education; education in childhood; specifics of children’s education |
topic |
Educação Infantil; Ensino Fundamental; educação da infância; especificidade da educação infantil; children’s education; elementary education; education in childhood; specifics of children’s education |
description |
O texto que ora se apresenta propõe discutir a especificidade da educaçãoinfantil na relação com o ensino fundamental, etapas constitutivas da educaçãobásica segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96em vigor. O propósito recai na problematização da intricada relação entreeducação infantil e ensino fundamental, a partir do olhar de pesquisadora daeducação infantil e no intuito de demarcar as particularidades dessa área depertencimento e identificar um fio condutor, um elo de articulação no trabalhocom o ensino fundamental que preserve as peculiaridades, trajetórias eidentidade de cada etapa educativa (educação infantil e ensino fundamental).A bibliografia especializada na educação infantil é utilizada como fonte, bemcomo compõe a base empírica, dados estatísticos fruto de uma pesquisa, emandamento, coordenada pela Universidade Federal do Paraná, com dados deviolações de direitos da criança e do adolescente registrados por ConselhosTutelares de 36 municípios que incluem Curitiba e Região Metropolitana, Vale do Ribeira e Litoral do Paraná. Um dos elos entre a educação infantil eo ensino fundamental defendido no texto é a constituição de um projeto deformação humana, formação para a emancipação das crianças e dos adultosque nesses espaços atuam. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12786 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12786/8677 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12786/31130 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 17-31 Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 17-31 Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 17-31 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711896568332288 |