Discutindo o currículo “por dentro”: contribuições da pesquisa etnográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Maria Auxiliadora M. dos Santos
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Garcia, Tânia Maria F. Braga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2073
Resumo: Este artigo discute algumas contribuições que a pesquisa etnográfica pode dar à compreensão dos processos de reformulação curricular que têm sido levados a efeito nos diferentes sistemas de ensino. O potencial desse tipo de pesquisa é aqui discutido e apresentado a partir da análise dos resultados obtidos em estudos realizados como parte das atividades do Projeto Recriando Histórias de Pinhais, desenvolvido no âmbito do acordo de Cooperação Técnica, firmado entre a Universidade Federal do Paraná e a Prefeitura Municipal de Pinhais, a partir de 1997. Orientado principalmente para os saberes a serem ensinados em História, nas séries iniciais do ensino fundamental, as investigações mostraram formas pelas quais as professoras elaboraram e articularam saberes e práticas no seu trabalho cotidiano, permitindo explicitar alguns princípios que podem contribuir para o debate sobre a formulação e avaliação de propostas curriculares. Abstract This article discusses some contributions that ethnographic research can give to be understood the changes proceedings in curriculum which had been done in different educational systems. The possibilities of this kind of educational research is discussed by the analysis of the results obtained from the studies done as part of the activities of the project named “Recriando Histórias de Pinhais”, which was developed according to the Technical Cooperation agreement made between the Universidade Federal do Paraná and Prefeitura Municipal de Pinhais, in 1997. This research was directed for the historical knowledge which will be taught in initial grades of Escola Fundamental. The work shows some forms that the women teachers construct and articulate the knowledge and the practices in their daily work. This way the research explains some principles that can contribute for the debate about the production and the evaluation process of curriculum propositions.
id UFPR-4_71cde49fbbbb64c92784b53133d19a74
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2073
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Discutindo o currículo “por dentro”: contribuições da pesquisa etnográficacurrículo; pesquisa etnográfica; ensino de História; curriculum; ethnographic research; historical knowledge. Este artigo discute algumas contribuições que a pesquisa etnográfica pode dar à compreensão dos processos de reformulação curricular que têm sido levados a efeito nos diferentes sistemas de ensino. O potencial desse tipo de pesquisa é aqui discutido e apresentado a partir da análise dos resultados obtidos em estudos realizados como parte das atividades do Projeto Recriando Histórias de Pinhais, desenvolvido no âmbito do acordo de Cooperação Técnica, firmado entre a Universidade Federal do Paraná e a Prefeitura Municipal de Pinhais, a partir de 1997. Orientado principalmente para os saberes a serem ensinados em História, nas séries iniciais do ensino fundamental, as investigações mostraram formas pelas quais as professoras elaboraram e articularam saberes e práticas no seu trabalho cotidiano, permitindo explicitar alguns princípios que podem contribuir para o debate sobre a formulação e avaliação de propostas curriculares. Abstract This article discusses some contributions that ethnographic research can give to be understood the changes proceedings in curriculum which had been done in different educational systems. The possibilities of this kind of educational research is discussed by the analysis of the results obtained from the studies done as part of the activities of the project named “Recriando Histórias de Pinhais”, which was developed according to the Technical Cooperation agreement made between the Universidade Federal do Paraná and Prefeitura Municipal de Pinhais, in 1997. This research was directed for the historical knowledge which will be taught in initial grades of Escola Fundamental. The work shows some forms that the women teachers construct and articulate the knowledge and the practices in their daily work. This way the research explains some principles that can contribute for the debate about the production and the evaluation process of curriculum propositions. UFPR2001-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2073Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 139-149Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 139-149Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 139-1491984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2073/1725https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2073/31188Schmidt, Maria Auxiliadora M. dos SantosGarcia, Tânia Maria F. Bragainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:57:02Zoai:revistas.ufpr.br:article/2073Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:57:02Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Discutindo o currículo “por dentro”: contribuições da pesquisa etnográfica
title Discutindo o currículo “por dentro”: contribuições da pesquisa etnográfica
spellingShingle Discutindo o currículo “por dentro”: contribuições da pesquisa etnográfica
Schmidt, Maria Auxiliadora M. dos Santos
currículo; pesquisa etnográfica; ensino de História; curriculum; ethnographic research; historical knowledge.
title_short Discutindo o currículo “por dentro”: contribuições da pesquisa etnográfica
title_full Discutindo o currículo “por dentro”: contribuições da pesquisa etnográfica
title_fullStr Discutindo o currículo “por dentro”: contribuições da pesquisa etnográfica
title_full_unstemmed Discutindo o currículo “por dentro”: contribuições da pesquisa etnográfica
title_sort Discutindo o currículo “por dentro”: contribuições da pesquisa etnográfica
author Schmidt, Maria Auxiliadora M. dos Santos
author_facet Schmidt, Maria Auxiliadora M. dos Santos
Garcia, Tânia Maria F. Braga
author_role author
author2 Garcia, Tânia Maria F. Braga
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt, Maria Auxiliadora M. dos Santos
Garcia, Tânia Maria F. Braga
dc.subject.por.fl_str_mv currículo; pesquisa etnográfica; ensino de História; curriculum; ethnographic research; historical knowledge.
topic currículo; pesquisa etnográfica; ensino de História; curriculum; ethnographic research; historical knowledge.
description Este artigo discute algumas contribuições que a pesquisa etnográfica pode dar à compreensão dos processos de reformulação curricular que têm sido levados a efeito nos diferentes sistemas de ensino. O potencial desse tipo de pesquisa é aqui discutido e apresentado a partir da análise dos resultados obtidos em estudos realizados como parte das atividades do Projeto Recriando Histórias de Pinhais, desenvolvido no âmbito do acordo de Cooperação Técnica, firmado entre a Universidade Federal do Paraná e a Prefeitura Municipal de Pinhais, a partir de 1997. Orientado principalmente para os saberes a serem ensinados em História, nas séries iniciais do ensino fundamental, as investigações mostraram formas pelas quais as professoras elaboraram e articularam saberes e práticas no seu trabalho cotidiano, permitindo explicitar alguns princípios que podem contribuir para o debate sobre a formulação e avaliação de propostas curriculares. Abstract This article discusses some contributions that ethnographic research can give to be understood the changes proceedings in curriculum which had been done in different educational systems. The possibilities of this kind of educational research is discussed by the analysis of the results obtained from the studies done as part of the activities of the project named “Recriando Histórias de Pinhais”, which was developed according to the Technical Cooperation agreement made between the Universidade Federal do Paraná and Prefeitura Municipal de Pinhais, in 1997. This research was directed for the historical knowledge which will be taught in initial grades of Escola Fundamental. The work shows some forms that the women teachers construct and articulate the knowledge and the practices in their daily work. This way the research explains some principles that can contribute for the debate about the production and the evaluation process of curriculum propositions.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2073
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2073/1725
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2073/31188
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 139-149
Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 139-149
Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 139-149
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892876296192