Compondo percursos gestuais: a dança na formação inicial em educação física.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50458 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre as experiências da docência no ensino superior vivenciadas na intervenção com os conhecimentos da dança em uma disciplina do curso de licenciatura em educação física de uma universidade pública do Estado de Minas Gerais, no período de 2013 a 2015. Participaram da pesquisa quatro turmas de quarto período, totalizando cento e setenta e três alunos de ambos os sexos. O planejamento inicial da intervenção ocorreu em julho de 2013, sendo reestruturado nos semestres subsequentes. Adotamos o enfoque da pesquisa-ação em articulação com as contribuições dos estudos culturais. Constatamos que o estudo e a experimentação dos elementos coreológicos foram fundamentais à pesquisa corporal, subsidiando a prática, a criação, a reflexão e a apreciação, contribuindo para a educação das sensibilidades e diluição das dicotomias entre forma e conteúdo. |
id |
UFPR-4_74f47b9d3676aef7fc5fbad59fca09a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/50458 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Compondo percursos gestuais: a dança na formação inicial em educação física.Educação superior; Educação FísicaDança; educação física; educação superior.Educação SuperiorEsta pesquisa teve como objetivo refletir sobre as experiências da docência no ensino superior vivenciadas na intervenção com os conhecimentos da dança em uma disciplina do curso de licenciatura em educação física de uma universidade pública do Estado de Minas Gerais, no período de 2013 a 2015. Participaram da pesquisa quatro turmas de quarto período, totalizando cento e setenta e três alunos de ambos os sexos. O planejamento inicial da intervenção ocorreu em julho de 2013, sendo reestruturado nos semestres subsequentes. Adotamos o enfoque da pesquisa-ação em articulação com as contribuições dos estudos culturais. Constatamos que o estudo e a experimentação dos elementos coreológicos foram fundamentais à pesquisa corporal, subsidiando a prática, a criação, a reflexão e a apreciação, contribuindo para a educação das sensibilidades e diluição das dicotomias entre forma e conteúdo. UFPRMiranda, Rita de Cassia FernandesEhrenberg, Monica Caldas2017-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50458Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 177-192Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 177-192Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 177-1921984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50458/33978Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-27T13:06:55Zoai:revistas.ufpr.br:article/50458Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-11-27T13:06:55Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compondo percursos gestuais: a dança na formação inicial em educação física. |
title |
Compondo percursos gestuais: a dança na formação inicial em educação física. |
spellingShingle |
Compondo percursos gestuais: a dança na formação inicial em educação física. Miranda, Rita de Cassia Fernandes Educação superior; Educação Física Dança; educação física; educação superior. Educação Superior |
title_short |
Compondo percursos gestuais: a dança na formação inicial em educação física. |
title_full |
Compondo percursos gestuais: a dança na formação inicial em educação física. |
title_fullStr |
Compondo percursos gestuais: a dança na formação inicial em educação física. |
title_full_unstemmed |
Compondo percursos gestuais: a dança na formação inicial em educação física. |
title_sort |
Compondo percursos gestuais: a dança na formação inicial em educação física. |
author |
Miranda, Rita de Cassia Fernandes |
author_facet |
Miranda, Rita de Cassia Fernandes Ehrenberg, Monica Caldas |
author_role |
author |
author2 |
Ehrenberg, Monica Caldas |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Rita de Cassia Fernandes Ehrenberg, Monica Caldas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior; Educação Física Dança; educação física; educação superior. Educação Superior |
topic |
Educação superior; Educação Física Dança; educação física; educação superior. Educação Superior |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre as experiências da docência no ensino superior vivenciadas na intervenção com os conhecimentos da dança em uma disciplina do curso de licenciatura em educação física de uma universidade pública do Estado de Minas Gerais, no período de 2013 a 2015. Participaram da pesquisa quatro turmas de quarto período, totalizando cento e setenta e três alunos de ambos os sexos. O planejamento inicial da intervenção ocorreu em julho de 2013, sendo reestruturado nos semestres subsequentes. Adotamos o enfoque da pesquisa-ação em articulação com as contribuições dos estudos culturais. Constatamos que o estudo e a experimentação dos elementos coreológicos foram fundamentais à pesquisa corporal, subsidiando a prática, a criação, a reflexão e a apreciação, contribuindo para a educação das sensibilidades e diluição das dicotomias entre forma e conteúdo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50458 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50458/33978 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 177-192 Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 177-192 Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 177-192 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711898163216384 |