Compondo percursos gestuais: a dança na formação inicial em educação física.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Rita de Cassia Fernandes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ehrenberg, Monica Caldas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50458
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre as experiências da docência no ensino superior vivenciadas na intervenção com os conhecimentos da dança em uma disciplina do curso de licenciatura em educação física de uma universidade pública do Estado de Minas Gerais, no período de 2013 a 2015. Participaram da pesquisa quatro turmas de quarto período, totalizando cento e setenta e três alunos de ambos os sexos. O planejamento inicial da intervenção ocorreu em julho de 2013, sendo reestruturado nos semestres subsequentes. Adotamos o enfoque da pesquisa-ação em articulação com as contribuições dos estudos culturais. Constatamos que o estudo e a experimentação dos elementos coreológicos foram fundamentais à pesquisa corporal, subsidiando a prática, a criação, a reflexão e a apreciação, contribuindo para a educação das sensibilidades e diluição das dicotomias entre forma e conteúdo. 
id UFPR-4_74f47b9d3676aef7fc5fbad59fca09a0
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/50458
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Compondo percursos gestuais: a dança na formação inicial em educação física.Educação superior; Educação FísicaDança; educação física; educação superior.Educação SuperiorEsta pesquisa teve como objetivo refletir sobre as experiências da docência no ensino superior vivenciadas na intervenção com os conhecimentos da dança em uma disciplina do curso de licenciatura em educação física de uma universidade pública do Estado de Minas Gerais, no período de 2013 a 2015. Participaram da pesquisa quatro turmas de quarto período, totalizando cento e setenta e três alunos de ambos os sexos. O planejamento inicial da intervenção ocorreu em julho de 2013, sendo reestruturado nos semestres subsequentes. Adotamos o enfoque da pesquisa-ação em articulação com as contribuições dos estudos culturais. Constatamos que o estudo e a experimentação dos elementos coreológicos foram fundamentais à pesquisa corporal, subsidiando a prática, a criação, a reflexão e a apreciação, contribuindo para a educação das sensibilidades e diluição das dicotomias entre forma e conteúdo. UFPRMiranda, Rita de Cassia FernandesEhrenberg, Monica Caldas2017-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50458Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 177-192Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 177-192Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 177-1921984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50458/33978Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-27T13:06:55Zoai:revistas.ufpr.br:article/50458Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-11-27T13:06:55Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Compondo percursos gestuais: a dança na formação inicial em educação física.
title Compondo percursos gestuais: a dança na formação inicial em educação física.
spellingShingle Compondo percursos gestuais: a dança na formação inicial em educação física.
Miranda, Rita de Cassia Fernandes
Educação superior; Educação Física
Dança; educação física; educação superior.
Educação Superior
title_short Compondo percursos gestuais: a dança na formação inicial em educação física.
title_full Compondo percursos gestuais: a dança na formação inicial em educação física.
title_fullStr Compondo percursos gestuais: a dança na formação inicial em educação física.
title_full_unstemmed Compondo percursos gestuais: a dança na formação inicial em educação física.
title_sort Compondo percursos gestuais: a dança na formação inicial em educação física.
author Miranda, Rita de Cassia Fernandes
author_facet Miranda, Rita de Cassia Fernandes
Ehrenberg, Monica Caldas
author_role author
author2 Ehrenberg, Monica Caldas
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Rita de Cassia Fernandes
Ehrenberg, Monica Caldas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior; Educação Física
Dança; educação física; educação superior.
Educação Superior
topic Educação superior; Educação Física
Dança; educação física; educação superior.
Educação Superior
description Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre as experiências da docência no ensino superior vivenciadas na intervenção com os conhecimentos da dança em uma disciplina do curso de licenciatura em educação física de uma universidade pública do Estado de Minas Gerais, no período de 2013 a 2015. Participaram da pesquisa quatro turmas de quarto período, totalizando cento e setenta e três alunos de ambos os sexos. O planejamento inicial da intervenção ocorreu em julho de 2013, sendo reestruturado nos semestres subsequentes. Adotamos o enfoque da pesquisa-ação em articulação com as contribuições dos estudos culturais. Constatamos que o estudo e a experimentação dos elementos coreológicos foram fundamentais à pesquisa corporal, subsidiando a prática, a criação, a reflexão e a apreciação, contribuindo para a educação das sensibilidades e diluição das dicotomias entre forma e conteúdo. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50458
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50458/33978
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 177-192
Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 177-192
Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 177-192
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898163216384