Pensar o ensino de Geografia como algo feito por comentaristas de textos sagrados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Bruno Nunes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54642
Resumo: Este artigo trabalha o ensino de Geografia e a prática docente a partir das ferramentas de Michel Foucault, relacionadas às formações discursivas, em geral, e ao comentário, em particular. A vontade de saber orbita em torno de entender quais os regimes de verdade que compõem essa disciplina escolar. Percorrendo textos da primeira metade do século XX até os dias atuais, a partir de uma descrição panorâmica dos seus discursos, constatou-se que a verdade da Geografia escolar vai da Queda à Redenção. Entende-se por Queda a extinção desse campo do conhecimento, capitaneado pela metodologia tradicional de ensino; e por Redenção levar a bom termo as descobertas das psicologias escolares e as pedagogias ativas. No meio de tudo isso, o resultado é um discurso amarrado por palavras sagradas, dividindo o certo e o errado, e que vem fazendo dos escritos escolares um jogo de cartas marcadas, coordenado por intelectuais.
id UFPR-4_7d305ddce0eaec1cb92eb3916ab710e5
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/54642
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Pensar o ensino de Geografia como algo feito por comentaristas de textos sagradosEducação; Fundamentos da Educação.Ensino de Geografia. Comentário. Discurso. Verdade.Filosofia da educaçãoEste artigo trabalha o ensino de Geografia e a prática docente a partir das ferramentas de Michel Foucault, relacionadas às formações discursivas, em geral, e ao comentário, em particular. A vontade de saber orbita em torno de entender quais os regimes de verdade que compõem essa disciplina escolar. Percorrendo textos da primeira metade do século XX até os dias atuais, a partir de uma descrição panorâmica dos seus discursos, constatou-se que a verdade da Geografia escolar vai da Queda à Redenção. Entende-se por Queda a extinção desse campo do conhecimento, capitaneado pela metodologia tradicional de ensino; e por Redenção levar a bom termo as descobertas das psicologias escolares e as pedagogias ativas. No meio de tudo isso, o resultado é um discurso amarrado por palavras sagradas, dividindo o certo e o errado, e que vem fazendo dos escritos escolares um jogo de cartas marcadas, coordenado por intelectuais.UFPRBatista, Bruno Nunes2018-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54642Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.235-252Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.235-252Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.235-2521984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54642/35087Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-06T18:38:30Zoai:revistas.ufpr.br:article/54642Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-04-06T18:38:30Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensar o ensino de Geografia como algo feito por comentaristas de textos sagrados
title Pensar o ensino de Geografia como algo feito por comentaristas de textos sagrados
spellingShingle Pensar o ensino de Geografia como algo feito por comentaristas de textos sagrados
Batista, Bruno Nunes
Educação; Fundamentos da Educação.
Ensino de Geografia. Comentário. Discurso. Verdade.
Filosofia da educação
title_short Pensar o ensino de Geografia como algo feito por comentaristas de textos sagrados
title_full Pensar o ensino de Geografia como algo feito por comentaristas de textos sagrados
title_fullStr Pensar o ensino de Geografia como algo feito por comentaristas de textos sagrados
title_full_unstemmed Pensar o ensino de Geografia como algo feito por comentaristas de textos sagrados
title_sort Pensar o ensino de Geografia como algo feito por comentaristas de textos sagrados
author Batista, Bruno Nunes
author_facet Batista, Bruno Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Bruno Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Fundamentos da Educação.
Ensino de Geografia. Comentário. Discurso. Verdade.
Filosofia da educação
topic Educação; Fundamentos da Educação.
Ensino de Geografia. Comentário. Discurso. Verdade.
Filosofia da educação
description Este artigo trabalha o ensino de Geografia e a prática docente a partir das ferramentas de Michel Foucault, relacionadas às formações discursivas, em geral, e ao comentário, em particular. A vontade de saber orbita em torno de entender quais os regimes de verdade que compõem essa disciplina escolar. Percorrendo textos da primeira metade do século XX até os dias atuais, a partir de uma descrição panorâmica dos seus discursos, constatou-se que a verdade da Geografia escolar vai da Queda à Redenção. Entende-se por Queda a extinção desse campo do conhecimento, capitaneado pela metodologia tradicional de ensino; e por Redenção levar a bom termo as descobertas das psicologias escolares e as pedagogias ativas. No meio de tudo isso, o resultado é um discurso amarrado por palavras sagradas, dividindo o certo e o errado, e que vem fazendo dos escritos escolares um jogo de cartas marcadas, coordenado por intelectuais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54642
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54642/35087
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.235-252
Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.235-252
Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.235-252
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898691698688