Governamento e pânico moral: corpo, gênero e diversidade sexual em tempos sombrios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54713 |
Resumo: | Esse texto interroga as disputas contemporâneas em torno da sexualidade e do gênero nas discussões dos planos nacional, estadual e municipal de educação. Abordam-se, sobretudo, as batalhas narrativas em torno da presença dos conteúdos da igualdade de gênero e da diversidade sexual na educação brasileira, aspectos que se tornaram o centro de uma disputa pelo estabelecimento de novas formas de governamento do corpo e do desejo. Tendo em vista as noções de governo e governamentalidade de Michel Foucault, esse texto empreende uma análise genealógica daquilo que Gayle Rubin denominou de pânico moral, instaurado com o programa “escola sem homofobia” e suas repercussões no debate para a formulação dos planos de educação. |
id |
UFPR-4_81578aa8f480f93607bc63d752c55f69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/54713 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Governamento e pânico moral: corpo, gênero e diversidade sexual em tempos sombriosEducaçãoPânico moral; Escola sem Partido; Ideologia de Gênero; GovernamentalidadeEducaçãoEsse texto interroga as disputas contemporâneas em torno da sexualidade e do gênero nas discussões dos planos nacional, estadual e municipal de educação. Abordam-se, sobretudo, as batalhas narrativas em torno da presença dos conteúdos da igualdade de gênero e da diversidade sexual na educação brasileira, aspectos que se tornaram o centro de uma disputa pelo estabelecimento de novas formas de governamento do corpo e do desejo. Tendo em vista as noções de governo e governamentalidade de Michel Foucault, esse texto empreende uma análise genealógica daquilo que Gayle Rubin denominou de pânico moral, instaurado com o programa “escola sem homofobia” e suas repercussões no debate para a formulação dos planos de educação.UFPRCésar, Maria Rita de AssisDuarte, André de Macedo2017-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54713Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 141-155Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 141-155Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 141-1551984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54713/33976Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-27T13:06:38Zoai:revistas.ufpr.br:article/54713Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-11-27T13:06:38Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Governamento e pânico moral: corpo, gênero e diversidade sexual em tempos sombrios |
title |
Governamento e pânico moral: corpo, gênero e diversidade sexual em tempos sombrios |
spellingShingle |
Governamento e pânico moral: corpo, gênero e diversidade sexual em tempos sombrios César, Maria Rita de Assis Educação Pânico moral; Escola sem Partido; Ideologia de Gênero; Governamentalidade Educação |
title_short |
Governamento e pânico moral: corpo, gênero e diversidade sexual em tempos sombrios |
title_full |
Governamento e pânico moral: corpo, gênero e diversidade sexual em tempos sombrios |
title_fullStr |
Governamento e pânico moral: corpo, gênero e diversidade sexual em tempos sombrios |
title_full_unstemmed |
Governamento e pânico moral: corpo, gênero e diversidade sexual em tempos sombrios |
title_sort |
Governamento e pânico moral: corpo, gênero e diversidade sexual em tempos sombrios |
author |
César, Maria Rita de Assis |
author_facet |
César, Maria Rita de Assis Duarte, André de Macedo |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, André de Macedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
César, Maria Rita de Assis Duarte, André de Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pânico moral; Escola sem Partido; Ideologia de Gênero; Governamentalidade Educação |
topic |
Educação Pânico moral; Escola sem Partido; Ideologia de Gênero; Governamentalidade Educação |
description |
Esse texto interroga as disputas contemporâneas em torno da sexualidade e do gênero nas discussões dos planos nacional, estadual e municipal de educação. Abordam-se, sobretudo, as batalhas narrativas em torno da presença dos conteúdos da igualdade de gênero e da diversidade sexual na educação brasileira, aspectos que se tornaram o centro de uma disputa pelo estabelecimento de novas formas de governamento do corpo e do desejo. Tendo em vista as noções de governo e governamentalidade de Michel Foucault, esse texto empreende uma análise genealógica daquilo que Gayle Rubin denominou de pânico moral, instaurado com o programa “escola sem homofobia” e suas repercussões no debate para a formulação dos planos de educação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54713 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54713/33976 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 141-155 Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 141-155 Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 141-155 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711891511050240 |