Narrativas dos professores nas redes: o percurso dos professores da Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Pimenta de Carvalho, Ana Beatriz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Panerai Alves, Thelma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76253
Resumo: A cultura digital favorece a comunicação e a integração de diferentescontextos, promovendo transformações na relação da sociedade com astecnologias digitais. O objetivo deste artigo foi analisar o percurso realizadopor professores da rede pública da Educação Básica, na construção dasnarrativas digitais em blogs, páginas com domínio próprio e redes sociais.A metodologia deste estudo foi de natureza qualitativa, na perspectiva dosEstudos Culturais, com a fundamentação de autores como Castells (2017),Jenkins (2008), Bruner (2002), Paul (2014) e Recuero (2016). Os dados foramcoletados através de entrevistas realizadas virtualmente ou presencialmente,e foram criadas categorias de análise que emergiram da teoria e dos dadoscoletados. Os sujeitos da pesquisa foram 60 professores da rede pública daEducação Básica, que produziam e compartilhavam conteúdos com focoeducacional, nas redes. Como resultados, encontramos que os professoresentrevistados ficaram surpresos, inicialmente, com as respostas obtidaspelas narrativas criadas em seus espaços digitais. Os professores narraramque nem sempre recebiam apoio nas ações realizadas dentro das escolas,mas que, extrapolando os muros das escolas, se sentiam conectados a outras
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