Narrativas dos professores nas redes: o percurso dos professores da Educação Básica
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76253 |
Resumo: | A cultura digital favorece a comunicação e a integração de diferentescontextos, promovendo transformações na relação da sociedade com astecnologias digitais. O objetivo deste artigo foi analisar o percurso realizadopor professores da rede pública da Educação Básica, na construção dasnarrativas digitais em blogs, páginas com domínio próprio e redes sociais.A metodologia deste estudo foi de natureza qualitativa, na perspectiva dosEstudos Culturais, com a fundamentação de autores como Castells (2017),Jenkins (2008), Bruner (2002), Paul (2014) e Recuero (2016). Os dados foramcoletados através de entrevistas realizadas virtualmente ou presencialmente,e foram criadas categorias de análise que emergiram da teoria e dos dadoscoletados. Os sujeitos da pesquisa foram 60 professores da rede pública daEducação Básica, que produziam e compartilhavam conteúdos com focoeducacional, nas redes. Como resultados, encontramos que os professoresentrevistados ficaram surpresos, inicialmente, com as respostas obtidaspelas narrativas criadas em seus espaços digitais. Os professores narraramque nem sempre recebiam apoio nas ações realizadas dentro das escolas,mas que, extrapolando os muros das escolas, se sentiam conectados a outras |
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Narrativas dos professores nas redes: o percurso dos professores da Educação BásicaA cultura digital favorece a comunicação e a integração de diferentescontextos, promovendo transformações na relação da sociedade com astecnologias digitais. O objetivo deste artigo foi analisar o percurso realizadopor professores da rede pública da Educação Básica, na construção dasnarrativas digitais em blogs, páginas com domínio próprio e redes sociais.A metodologia deste estudo foi de natureza qualitativa, na perspectiva dosEstudos Culturais, com a fundamentação de autores como Castells (2017),Jenkins (2008), Bruner (2002), Paul (2014) e Recuero (2016). Os dados foramcoletados através de entrevistas realizadas virtualmente ou presencialmente,e foram criadas categorias de análise que emergiram da teoria e dos dadoscoletados. Os sujeitos da pesquisa foram 60 professores da rede pública daEducação Básica, que produziam e compartilhavam conteúdos com focoeducacional, nas redes. Como resultados, encontramos que os professoresentrevistados ficaram surpresos, inicialmente, com as respostas obtidaspelas narrativas criadas em seus espaços digitais. Os professores narraramque nem sempre recebiam apoio nas ações realizadas dentro das escolas,mas que, extrapolando os muros das escolas, se sentiam conectados a outrasUFPRPesquisa financiada com recurso da Capes obtido através de editalGomes Pimenta de Carvalho, Ana BeatrizPanerai Alves, Thelma2020-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76253Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76253/42537https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76253/42536Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/76253Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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