Professores, tecnologias digitais e a distração concentrada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zuin, Vânia Gomes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Zuin, Antônio Álvaro Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21226
Resumo: Os estudos das influências das novas tecnologias, presentes tanto na formação docente quanto em sua prática, têm sido objeto de muitas pesquisas na área de educação. Diante desse quadro, tem-se como objetivo investigar o modo como as novas tecnologias modificam a prática docente, principalmente no contexto atual em que predomina a chamada distração concentrada nos processos de ensino e aprendizagem. Parte-se do pressuposto de que refletir sobre as relações entre tais tecnologias, os professores e os processos de ensino e aprendizagem implica considerar a redefinição imagética do professor, bem como dos métodos historicamente empregados para promover a disciplina e a concentração entre os estudantes.
id UFPR-4_8a37f6d5a67e2d98c5266eba2791f209
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/21226
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Professores, tecnologias digitais e a distração concentradaEducação; Fundamentos da educaçãoTeoria Crítica, Indústria Cultural, Memória, Tecnologias Digitais, Distração Concentrada7.08.01.00-2Os estudos das influências das novas tecnologias, presentes tanto na formação docente quanto em sua prática, têm sido objeto de muitas pesquisas na área de educação. Diante desse quadro, tem-se como objetivo investigar o modo como as novas tecnologias modificam a prática docente, principalmente no contexto atual em que predomina a chamada distração concentrada nos processos de ensino e aprendizagem. Parte-se do pressuposto de que refletir sobre as relações entre tais tecnologias, os professores e os processos de ensino e aprendizagem implica considerar a redefinição imagética do professor, bem como dos métodos historicamente empregados para promover a disciplina e a concentração entre os estudantes.UFPRCNPqZuin, Vânia GomesZuin, Antônio Álvaro Soares2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21226Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 213-228Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 213-228Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 213-2281984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21226/17230https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21226/30912info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:50:38Zoai:revistas.ufpr.br:article/21226Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:50:38Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores, tecnologias digitais e a distração concentrada
title Professores, tecnologias digitais e a distração concentrada
spellingShingle Professores, tecnologias digitais e a distração concentrada
Zuin, Vânia Gomes
Educação; Fundamentos da educação
Teoria Crítica, Indústria Cultural, Memória, Tecnologias Digitais, Distração Concentrada
7.08.01.00-2
title_short Professores, tecnologias digitais e a distração concentrada
title_full Professores, tecnologias digitais e a distração concentrada
title_fullStr Professores, tecnologias digitais e a distração concentrada
title_full_unstemmed Professores, tecnologias digitais e a distração concentrada
title_sort Professores, tecnologias digitais e a distração concentrada
author Zuin, Vânia Gomes
author_facet Zuin, Vânia Gomes
Zuin, Antônio Álvaro Soares
author_role author
author2 Zuin, Antônio Álvaro Soares
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Zuin, Vânia Gomes
Zuin, Antônio Álvaro Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Fundamentos da educação
Teoria Crítica, Indústria Cultural, Memória, Tecnologias Digitais, Distração Concentrada
7.08.01.00-2
topic Educação; Fundamentos da educação
Teoria Crítica, Indústria Cultural, Memória, Tecnologias Digitais, Distração Concentrada
7.08.01.00-2
description Os estudos das influências das novas tecnologias, presentes tanto na formação docente quanto em sua prática, têm sido objeto de muitas pesquisas na área de educação. Diante desse quadro, tem-se como objetivo investigar o modo como as novas tecnologias modificam a prática docente, principalmente no contexto atual em que predomina a chamada distração concentrada nos processos de ensino e aprendizagem. Parte-se do pressuposto de que refletir sobre as relações entre tais tecnologias, os professores e os processos de ensino e aprendizagem implica considerar a redefinição imagética do professor, bem como dos métodos historicamente empregados para promover a disciplina e a concentração entre os estudantes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21226
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21226/17230
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21226/30912
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 213-228
Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 213-228
Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 213-228
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711895484104704