Professores, tecnologias digitais e a distração concentrada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21226 |
Resumo: | Os estudos das influências das novas tecnologias, presentes tanto na formação docente quanto em sua prática, têm sido objeto de muitas pesquisas na área de educação. Diante desse quadro, tem-se como objetivo investigar o modo como as novas tecnologias modificam a prática docente, principalmente no contexto atual em que predomina a chamada distração concentrada nos processos de ensino e aprendizagem. Parte-se do pressuposto de que refletir sobre as relações entre tais tecnologias, os professores e os processos de ensino e aprendizagem implica considerar a redefinição imagética do professor, bem como dos métodos historicamente empregados para promover a disciplina e a concentração entre os estudantes. |
id |
UFPR-4_8a37f6d5a67e2d98c5266eba2791f209 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/21226 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores, tecnologias digitais e a distração concentradaEducação; Fundamentos da educaçãoTeoria Crítica, Indústria Cultural, Memória, Tecnologias Digitais, Distração Concentrada7.08.01.00-2Os estudos das influências das novas tecnologias, presentes tanto na formação docente quanto em sua prática, têm sido objeto de muitas pesquisas na área de educação. Diante desse quadro, tem-se como objetivo investigar o modo como as novas tecnologias modificam a prática docente, principalmente no contexto atual em que predomina a chamada distração concentrada nos processos de ensino e aprendizagem. Parte-se do pressuposto de que refletir sobre as relações entre tais tecnologias, os professores e os processos de ensino e aprendizagem implica considerar a redefinição imagética do professor, bem como dos métodos historicamente empregados para promover a disciplina e a concentração entre os estudantes.UFPRCNPqZuin, Vânia GomesZuin, Antônio Álvaro Soares2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21226Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 213-228Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 213-228Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 213-2281984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21226/17230https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21226/30912info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:50:38Zoai:revistas.ufpr.br:article/21226Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:50:38Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores, tecnologias digitais e a distração concentrada |
title |
Professores, tecnologias digitais e a distração concentrada |
spellingShingle |
Professores, tecnologias digitais e a distração concentrada Zuin, Vânia Gomes Educação; Fundamentos da educação Teoria Crítica, Indústria Cultural, Memória, Tecnologias Digitais, Distração Concentrada 7.08.01.00-2 |
title_short |
Professores, tecnologias digitais e a distração concentrada |
title_full |
Professores, tecnologias digitais e a distração concentrada |
title_fullStr |
Professores, tecnologias digitais e a distração concentrada |
title_full_unstemmed |
Professores, tecnologias digitais e a distração concentrada |
title_sort |
Professores, tecnologias digitais e a distração concentrada |
author |
Zuin, Vânia Gomes |
author_facet |
Zuin, Vânia Gomes Zuin, Antônio Álvaro Soares |
author_role |
author |
author2 |
Zuin, Antônio Álvaro Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zuin, Vânia Gomes Zuin, Antônio Álvaro Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Fundamentos da educação Teoria Crítica, Indústria Cultural, Memória, Tecnologias Digitais, Distração Concentrada 7.08.01.00-2 |
topic |
Educação; Fundamentos da educação Teoria Crítica, Indústria Cultural, Memória, Tecnologias Digitais, Distração Concentrada 7.08.01.00-2 |
description |
Os estudos das influências das novas tecnologias, presentes tanto na formação docente quanto em sua prática, têm sido objeto de muitas pesquisas na área de educação. Diante desse quadro, tem-se como objetivo investigar o modo como as novas tecnologias modificam a prática docente, principalmente no contexto atual em que predomina a chamada distração concentrada nos processos de ensino e aprendizagem. Parte-se do pressuposto de que refletir sobre as relações entre tais tecnologias, os professores e os processos de ensino e aprendizagem implica considerar a redefinição imagética do professor, bem como dos métodos historicamente empregados para promover a disciplina e a concentração entre os estudantes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21226 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21226/17230 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21226/30912 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 213-228 Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 213-228 Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 213-228 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711895484104704 |