A educação como instrumento de mudança na prestação de cuidados para idosos / Education as an instrument of change in the provision of care for the elderly

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salmazo da Silva, Henrique
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ozello Gutierrez, Beatriz Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54049
Resumo: A Instituição de Longa Permanência do Idoso (ILPI) caracteriza-se como uma modalidade de atenção importante no cenário dos cuidados de longa duração. No Brasil urge a necessidade de refletirmos sobre o aparato técnico e humano que subsidia o funcionamento desses serviços, em especial pela complexidade de saúde dos residentes. Considerando essas questões, o objetivo deste artigo foi discutir a educação como eixo norteador para a melhoria dos cuidados prestados nas ILPI, destacando o cuidar como um processo atitudinal que revela a contínua interação entre conhecimentos téc-nicos e a humanização, bem como a valorização da opinião da pessoa idosa sobre diferentes aspectos do cotidiano institucional. Para tanto, foi realizado levantamento bibliográfico de periódicos e artigos publicados nos últimos dez anos, utilizando as bases de dados da PUBMED e SCIELO. Verificou-se que as intervenções educativas podem oferecer ferramentas importantes para a melhoria dos cuidados, fomentando mudanças organizações, a adoção de novas tecnologias de cuidado e a criação de legislações compatíveis com as necessidades dos idosos assistidos.* * *The nursing home is characterized as a type of important attention in the setting of long-term care. In Brazil there is an urgent needing to reflect on the human and technical apparatus which subsidizes these services, specially taking in consideration the health complexity of residents. Considering these issues, the aim of this article was to discuss education as a guideline for the improvement of care in nursing homes, highlighting care as an attitudinal process that shows the continuous interaction between technical knowledge and humanization, as well as the appreciation of view elderly about different aspects of the institutional routine. For this we carried literature review in journals and articles published in the last ten years, using the databases PUBMED and SCIELO. It was found that educational interventions can provide important tools for improving care, promoting change organizations, the adoption of new care technologies and the creation of legislation compatible with the needs of the older adults assisted.
id UFPR-4_8bbcd2787b8cb5c02618615efebe7bb5
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/54049
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A educação como instrumento de mudança na prestação de cuidados para idosos / Education as an instrument of change in the provision of care for the elderlyEnsino-AprendizagemIdoso; Educação; Cuidados; Institucionalização; Intervenções; Saúde / Elderly; Education; Care; Institutionalization; Interventions; HealthSaúde coletivaA Instituição de Longa Permanência do Idoso (ILPI) caracteriza-se como uma modalidade de atenção importante no cenário dos cuidados de longa duração. No Brasil urge a necessidade de refletirmos sobre o aparato técnico e humano que subsidia o funcionamento desses serviços, em especial pela complexidade de saúde dos residentes. Considerando essas questões, o objetivo deste artigo foi discutir a educação como eixo norteador para a melhoria dos cuidados prestados nas ILPI, destacando o cuidar como um processo atitudinal que revela a contínua interação entre conhecimentos téc-nicos e a humanização, bem como a valorização da opinião da pessoa idosa sobre diferentes aspectos do cotidiano institucional. Para tanto, foi realizado levantamento bibliográfico de periódicos e artigos publicados nos últimos dez anos, utilizando as bases de dados da PUBMED e SCIELO. Verificou-se que as intervenções educativas podem oferecer ferramentas importantes para a melhoria dos cuidados, fomentando mudanças organizações, a adoção de novas tecnologias de cuidado e a criação de legislações compatíveis com as necessidades dos idosos assistidos.* * *The nursing home is characterized as a type of important attention in the setting of long-term care. In Brazil there is an urgent needing to reflect on the human and technical apparatus which subsidizes these services, specially taking in consideration the health complexity of residents. Considering these issues, the aim of this article was to discuss education as a guideline for the improvement of care in nursing homes, highlighting care as an attitudinal process that shows the continuous interaction between technical knowledge and humanization, as well as the appreciation of view elderly about different aspects of the institutional routine. For this we carried literature review in journals and articles published in the last ten years, using the databases PUBMED and SCIELO. It was found that educational interventions can provide important tools for improving care, promoting change organizations, the adoption of new care technologies and the creation of legislation compatible with the needs of the older adults assisted.UFPRSalmazo da Silva, HenriqueOzello Gutierrez, Beatriz Aparecida2018-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54049Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 283-296Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 283-296Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 283-2961984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54049/34719Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-05T21:17:00Zoai:revistas.ufpr.br:article/54049Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-02-05T21:17Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação como instrumento de mudança na prestação de cuidados para idosos / Education as an instrument of change in the provision of care for the elderly
title A educação como instrumento de mudança na prestação de cuidados para idosos / Education as an instrument of change in the provision of care for the elderly
spellingShingle A educação como instrumento de mudança na prestação de cuidados para idosos / Education as an instrument of change in the provision of care for the elderly
Salmazo da Silva, Henrique
Ensino-Aprendizagem
Idoso; Educação; Cuidados; Institucionalização; Intervenções; Saúde / Elderly; Education; Care; Institutionalization; Interventions; Health
Saúde coletiva
title_short A educação como instrumento de mudança na prestação de cuidados para idosos / Education as an instrument of change in the provision of care for the elderly
title_full A educação como instrumento de mudança na prestação de cuidados para idosos / Education as an instrument of change in the provision of care for the elderly
title_fullStr A educação como instrumento de mudança na prestação de cuidados para idosos / Education as an instrument of change in the provision of care for the elderly
title_full_unstemmed A educação como instrumento de mudança na prestação de cuidados para idosos / Education as an instrument of change in the provision of care for the elderly
title_sort A educação como instrumento de mudança na prestação de cuidados para idosos / Education as an instrument of change in the provision of care for the elderly
author Salmazo da Silva, Henrique
author_facet Salmazo da Silva, Henrique
Ozello Gutierrez, Beatriz Aparecida
author_role author
author2 Ozello Gutierrez, Beatriz Aparecida
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Salmazo da Silva, Henrique
Ozello Gutierrez, Beatriz Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-Aprendizagem
Idoso; Educação; Cuidados; Institucionalização; Intervenções; Saúde / Elderly; Education; Care; Institutionalization; Interventions; Health
Saúde coletiva
topic Ensino-Aprendizagem
Idoso; Educação; Cuidados; Institucionalização; Intervenções; Saúde / Elderly; Education; Care; Institutionalization; Interventions; Health
Saúde coletiva
description A Instituição de Longa Permanência do Idoso (ILPI) caracteriza-se como uma modalidade de atenção importante no cenário dos cuidados de longa duração. No Brasil urge a necessidade de refletirmos sobre o aparato técnico e humano que subsidia o funcionamento desses serviços, em especial pela complexidade de saúde dos residentes. Considerando essas questões, o objetivo deste artigo foi discutir a educação como eixo norteador para a melhoria dos cuidados prestados nas ILPI, destacando o cuidar como um processo atitudinal que revela a contínua interação entre conhecimentos téc-nicos e a humanização, bem como a valorização da opinião da pessoa idosa sobre diferentes aspectos do cotidiano institucional. Para tanto, foi realizado levantamento bibliográfico de periódicos e artigos publicados nos últimos dez anos, utilizando as bases de dados da PUBMED e SCIELO. Verificou-se que as intervenções educativas podem oferecer ferramentas importantes para a melhoria dos cuidados, fomentando mudanças organizações, a adoção de novas tecnologias de cuidado e a criação de legislações compatíveis com as necessidades dos idosos assistidos.* * *The nursing home is characterized as a type of important attention in the setting of long-term care. In Brazil there is an urgent needing to reflect on the human and technical apparatus which subsidizes these services, specially taking in consideration the health complexity of residents. Considering these issues, the aim of this article was to discuss education as a guideline for the improvement of care in nursing homes, highlighting care as an attitudinal process that shows the continuous interaction between technical knowledge and humanization, as well as the appreciation of view elderly about different aspects of the institutional routine. For this we carried literature review in journals and articles published in the last ten years, using the databases PUBMED and SCIELO. It was found that educational interventions can provide important tools for improving care, promoting change organizations, the adoption of new care technologies and the creation of legislation compatible with the needs of the older adults assisted.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54049
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54049/34719
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 283-296
Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 283-296
Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 283-296
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898667581440