A educação como instrumento de mudança na prestação de cuidados para idosos / Education as an instrument of change in the provision of care for the elderly
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54049 |
Resumo: | A Instituição de Longa Permanência do Idoso (ILPI) caracteriza-se como uma modalidade de atenção importante no cenário dos cuidados de longa duração. No Brasil urge a necessidade de refletirmos sobre o aparato técnico e humano que subsidia o funcionamento desses serviços, em especial pela complexidade de saúde dos residentes. Considerando essas questões, o objetivo deste artigo foi discutir a educação como eixo norteador para a melhoria dos cuidados prestados nas ILPI, destacando o cuidar como um processo atitudinal que revela a contínua interação entre conhecimentos téc-nicos e a humanização, bem como a valorização da opinião da pessoa idosa sobre diferentes aspectos do cotidiano institucional. Para tanto, foi realizado levantamento bibliográfico de periódicos e artigos publicados nos últimos dez anos, utilizando as bases de dados da PUBMED e SCIELO. Verificou-se que as intervenções educativas podem oferecer ferramentas importantes para a melhoria dos cuidados, fomentando mudanças organizações, a adoção de novas tecnologias de cuidado e a criação de legislações compatíveis com as necessidades dos idosos assistidos.* * *The nursing home is characterized as a type of important attention in the setting of long-term care. In Brazil there is an urgent needing to reflect on the human and technical apparatus which subsidizes these services, specially taking in consideration the health complexity of residents. Considering these issues, the aim of this article was to discuss education as a guideline for the improvement of care in nursing homes, highlighting care as an attitudinal process that shows the continuous interaction between technical knowledge and humanization, as well as the appreciation of view elderly about different aspects of the institutional routine. For this we carried literature review in journals and articles published in the last ten years, using the databases PUBMED and SCIELO. It was found that educational interventions can provide important tools for improving care, promoting change organizations, the adoption of new care technologies and the creation of legislation compatible with the needs of the older adults assisted. |
id |
UFPR-4_8bbcd2787b8cb5c02618615efebe7bb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/54049 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação como instrumento de mudança na prestação de cuidados para idosos / Education as an instrument of change in the provision of care for the elderlyEnsino-AprendizagemIdoso; Educação; Cuidados; Institucionalização; Intervenções; Saúde / Elderly; Education; Care; Institutionalization; Interventions; HealthSaúde coletivaA Instituição de Longa Permanência do Idoso (ILPI) caracteriza-se como uma modalidade de atenção importante no cenário dos cuidados de longa duração. No Brasil urge a necessidade de refletirmos sobre o aparato técnico e humano que subsidia o funcionamento desses serviços, em especial pela complexidade de saúde dos residentes. Considerando essas questões, o objetivo deste artigo foi discutir a educação como eixo norteador para a melhoria dos cuidados prestados nas ILPI, destacando o cuidar como um processo atitudinal que revela a contínua interação entre conhecimentos téc-nicos e a humanização, bem como a valorização da opinião da pessoa idosa sobre diferentes aspectos do cotidiano institucional. Para tanto, foi realizado levantamento bibliográfico de periódicos e artigos publicados nos últimos dez anos, utilizando as bases de dados da PUBMED e SCIELO. Verificou-se que as intervenções educativas podem oferecer ferramentas importantes para a melhoria dos cuidados, fomentando mudanças organizações, a adoção de novas tecnologias de cuidado e a criação de legislações compatíveis com as necessidades dos idosos assistidos.* * *The nursing home is characterized as a type of important attention in the setting of long-term care. In Brazil there is an urgent needing to reflect on the human and technical apparatus which subsidizes these services, specially taking in consideration the health complexity of residents. Considering these issues, the aim of this article was to discuss education as a guideline for the improvement of care in nursing homes, highlighting care as an attitudinal process that shows the continuous interaction between technical knowledge and humanization, as well as the appreciation of view elderly about different aspects of the institutional routine. For this we carried literature review in journals and articles published in the last ten years, using the databases PUBMED and SCIELO. It was found that educational interventions can provide important tools for improving care, promoting change organizations, the adoption of new care technologies and the creation of legislation compatible with the needs of the older adults assisted.UFPRSalmazo da Silva, HenriqueOzello Gutierrez, Beatriz Aparecida2018-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54049Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 283-296Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 283-296Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 283-2961984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54049/34719Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-05T21:17:00Zoai:revistas.ufpr.br:article/54049Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-02-05T21:17Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação como instrumento de mudança na prestação de cuidados para idosos / Education as an instrument of change in the provision of care for the elderly |
title |
A educação como instrumento de mudança na prestação de cuidados para idosos / Education as an instrument of change in the provision of care for the elderly |
spellingShingle |
A educação como instrumento de mudança na prestação de cuidados para idosos / Education as an instrument of change in the provision of care for the elderly Salmazo da Silva, Henrique Ensino-Aprendizagem Idoso; Educação; Cuidados; Institucionalização; Intervenções; Saúde / Elderly; Education; Care; Institutionalization; Interventions; Health Saúde coletiva |
title_short |
A educação como instrumento de mudança na prestação de cuidados para idosos / Education as an instrument of change in the provision of care for the elderly |
title_full |
A educação como instrumento de mudança na prestação de cuidados para idosos / Education as an instrument of change in the provision of care for the elderly |
title_fullStr |
A educação como instrumento de mudança na prestação de cuidados para idosos / Education as an instrument of change in the provision of care for the elderly |
title_full_unstemmed |
A educação como instrumento de mudança na prestação de cuidados para idosos / Education as an instrument of change in the provision of care for the elderly |
title_sort |
A educação como instrumento de mudança na prestação de cuidados para idosos / Education as an instrument of change in the provision of care for the elderly |
author |
Salmazo da Silva, Henrique |
author_facet |
Salmazo da Silva, Henrique Ozello Gutierrez, Beatriz Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Ozello Gutierrez, Beatriz Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salmazo da Silva, Henrique Ozello Gutierrez, Beatriz Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-Aprendizagem Idoso; Educação; Cuidados; Institucionalização; Intervenções; Saúde / Elderly; Education; Care; Institutionalization; Interventions; Health Saúde coletiva |
topic |
Ensino-Aprendizagem Idoso; Educação; Cuidados; Institucionalização; Intervenções; Saúde / Elderly; Education; Care; Institutionalization; Interventions; Health Saúde coletiva |
description |
A Instituição de Longa Permanência do Idoso (ILPI) caracteriza-se como uma modalidade de atenção importante no cenário dos cuidados de longa duração. No Brasil urge a necessidade de refletirmos sobre o aparato técnico e humano que subsidia o funcionamento desses serviços, em especial pela complexidade de saúde dos residentes. Considerando essas questões, o objetivo deste artigo foi discutir a educação como eixo norteador para a melhoria dos cuidados prestados nas ILPI, destacando o cuidar como um processo atitudinal que revela a contínua interação entre conhecimentos téc-nicos e a humanização, bem como a valorização da opinião da pessoa idosa sobre diferentes aspectos do cotidiano institucional. Para tanto, foi realizado levantamento bibliográfico de periódicos e artigos publicados nos últimos dez anos, utilizando as bases de dados da PUBMED e SCIELO. Verificou-se que as intervenções educativas podem oferecer ferramentas importantes para a melhoria dos cuidados, fomentando mudanças organizações, a adoção de novas tecnologias de cuidado e a criação de legislações compatíveis com as necessidades dos idosos assistidos.* * *The nursing home is characterized as a type of important attention in the setting of long-term care. In Brazil there is an urgent needing to reflect on the human and technical apparatus which subsidizes these services, specially taking in consideration the health complexity of residents. Considering these issues, the aim of this article was to discuss education as a guideline for the improvement of care in nursing homes, highlighting care as an attitudinal process that shows the continuous interaction between technical knowledge and humanization, as well as the appreciation of view elderly about different aspects of the institutional routine. For this we carried literature review in journals and articles published in the last ten years, using the databases PUBMED and SCIELO. It was found that educational interventions can provide important tools for improving care, promoting change organizations, the adoption of new care technologies and the creation of legislation compatible with the needs of the older adults assisted. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54049 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54049/34719 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 283-296 Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 283-296 Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 283-296 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711898667581440 |