O Ato, a performance e a formação: tempos e processos de si na docência / The Act, the performance and the formation: times and processes of self in teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56117 |
Resumo: | O presente artigo trata da análise e discussão de processo artístico cênico denominado Ato Híbrido. Essa prática foi elaborada e desenvolvida no âmbito do Curso de Formação de Professores de Teatro na Universidade e publicada em forma de artigo nos Anais do Congresso da Abrace de 2017. Discute-se a relação do Ato como formação e as aproximações deste com a Performance e com a Educação. Destaca-se o caráter de invenção do pro-cesso formativo e o conceito de cuidado de si como dispositivo de reflexão no campo da formação de docentes. Autores como Kastrup, Icle, Guattari & Rolnik, são referências teóricas utilizadas como aporte para as discussões.* * *This article is about the analysis and discussion of the scenic artistic process called the Hybrid Act. This practice was elaborated and developed as part of the Theater Teacher Training Course at the University and published as an article in the Annals of the Abrace Congress of 2017. It discusses the relation between the Act as a formation and its approximation with Performance and with Education. Emphasis is placed on the inventive character of the training process and the concept of self care as a reflection device in the field of teacher training. Authors such as Kastrup, Icle, Guattari & Rolnik, are theoretical references used as support for the discussions. |
id |
UFPR-4_8de0a035ba3ff1921244ca07c2acd6b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/56117 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ato, a performance e a formação: tempos e processos de si na docência / The Act, the performance and the formation: times and processes of self in teachingEducaçãoFormação; Performance; Ato; Invenção; Cuidado de si / Formation; Performance; Act; Invention; Self careEducaçãoO presente artigo trata da análise e discussão de processo artístico cênico denominado Ato Híbrido. Essa prática foi elaborada e desenvolvida no âmbito do Curso de Formação de Professores de Teatro na Universidade e publicada em forma de artigo nos Anais do Congresso da Abrace de 2017. Discute-se a relação do Ato como formação e as aproximações deste com a Performance e com a Educação. Destaca-se o caráter de invenção do pro-cesso formativo e o conceito de cuidado de si como dispositivo de reflexão no campo da formação de docentes. Autores como Kastrup, Icle, Guattari & Rolnik, são referências teóricas utilizadas como aporte para as discussões.* * *This article is about the analysis and discussion of the scenic artistic process called the Hybrid Act. This practice was elaborated and developed as part of the Theater Teacher Training Course at the University and published as an article in the Annals of the Abrace Congress of 2017. It discusses the relation between the Act as a formation and its approximation with Performance and with Education. Emphasis is placed on the inventive character of the training process and the concept of self care as a reflection device in the field of teacher training. Authors such as Kastrup, Icle, Guattari & Rolnik, are theoretical references used as support for the discussions.UFPRLobo, Andréa Maria Favilla2018-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56117Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 55-70Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 55-70Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 55-701984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56117/34706Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-05T20:36:46Zoai:revistas.ufpr.br:article/56117Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-02-05T20:36:46Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ato, a performance e a formação: tempos e processos de si na docência / The Act, the performance and the formation: times and processes of self in teaching |
title |
O Ato, a performance e a formação: tempos e processos de si na docência / The Act, the performance and the formation: times and processes of self in teaching |
spellingShingle |
O Ato, a performance e a formação: tempos e processos de si na docência / The Act, the performance and the formation: times and processes of self in teaching Lobo, Andréa Maria Favilla Educação Formação; Performance; Ato; Invenção; Cuidado de si / Formation; Performance; Act; Invention; Self care Educação |
title_short |
O Ato, a performance e a formação: tempos e processos de si na docência / The Act, the performance and the formation: times and processes of self in teaching |
title_full |
O Ato, a performance e a formação: tempos e processos de si na docência / The Act, the performance and the formation: times and processes of self in teaching |
title_fullStr |
O Ato, a performance e a formação: tempos e processos de si na docência / The Act, the performance and the formation: times and processes of self in teaching |
title_full_unstemmed |
O Ato, a performance e a formação: tempos e processos de si na docência / The Act, the performance and the formation: times and processes of self in teaching |
title_sort |
O Ato, a performance e a formação: tempos e processos de si na docência / The Act, the performance and the formation: times and processes of self in teaching |
author |
Lobo, Andréa Maria Favilla |
author_facet |
Lobo, Andréa Maria Favilla |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lobo, Andréa Maria Favilla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação; Performance; Ato; Invenção; Cuidado de si / Formation; Performance; Act; Invention; Self care Educação |
topic |
Educação Formação; Performance; Ato; Invenção; Cuidado de si / Formation; Performance; Act; Invention; Self care Educação |
description |
O presente artigo trata da análise e discussão de processo artístico cênico denominado Ato Híbrido. Essa prática foi elaborada e desenvolvida no âmbito do Curso de Formação de Professores de Teatro na Universidade e publicada em forma de artigo nos Anais do Congresso da Abrace de 2017. Discute-se a relação do Ato como formação e as aproximações deste com a Performance e com a Educação. Destaca-se o caráter de invenção do pro-cesso formativo e o conceito de cuidado de si como dispositivo de reflexão no campo da formação de docentes. Autores como Kastrup, Icle, Guattari & Rolnik, são referências teóricas utilizadas como aporte para as discussões.* * *This article is about the analysis and discussion of the scenic artistic process called the Hybrid Act. This practice was elaborated and developed as part of the Theater Teacher Training Course at the University and published as an article in the Annals of the Abrace Congress of 2017. It discusses the relation between the Act as a formation and its approximation with Performance and with Education. Emphasis is placed on the inventive character of the training process and the concept of self care as a reflection device in the field of teacher training. Authors such as Kastrup, Icle, Guattari & Rolnik, are theoretical references used as support for the discussions. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56117 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56117/34706 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 55-70 Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 55-70 Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 55-70 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711898717913088 |