O Ato, a performance e a formação: tempos e processos de si na docência / The Act, the performance and the formation: times and processes of self in teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Andréa Maria Favilla
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56117
Resumo: O presente artigo trata da análise e discussão de processo artístico cênico denominado Ato Híbrido. Essa prática foi elaborada e desenvolvida no âmbito do Curso de Formação de Professores de Teatro na Universidade e publicada em forma de artigo nos Anais do Congresso da Abrace de 2017. Discute-se a relação do Ato como formação e as aproximações deste com a Performance e com a Educação. Destaca-se o caráter de invenção do pro-cesso formativo e o conceito de cuidado de si como dispositivo de reflexão no campo da formação de docentes. Autores como Kastrup, Icle, Guattari & Rolnik, são referências teóricas utilizadas como aporte para as discussões.* * *This article is about the analysis and discussion of the scenic artistic process called the Hybrid Act. This practice was elaborated and developed as part of the Theater Teacher Training Course at the University and published as an article in the Annals of the Abrace Congress of 2017. It discusses the relation between the Act as a formation and its approximation with Performance and with Education. Emphasis is placed on the inventive character of the training process and the concept of self care as a reflection device in the field of teacher training. Authors such as Kastrup, Icle, Guattari & Rolnik, are theoretical references used as support for the discussions.
id UFPR-4_8de0a035ba3ff1921244ca07c2acd6b3
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/56117
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling O Ato, a performance e a formação: tempos e processos de si na docência / The Act, the performance and the formation: times and processes of self in teachingEducaçãoFormação; Performance; Ato; Invenção; Cuidado de si / Formation; Performance; Act; Invention; Self careEducaçãoO presente artigo trata da análise e discussão de processo artístico cênico denominado Ato Híbrido. Essa prática foi elaborada e desenvolvida no âmbito do Curso de Formação de Professores de Teatro na Universidade e publicada em forma de artigo nos Anais do Congresso da Abrace de 2017. Discute-se a relação do Ato como formação e as aproximações deste com a Performance e com a Educação. Destaca-se o caráter de invenção do pro-cesso formativo e o conceito de cuidado de si como dispositivo de reflexão no campo da formação de docentes. Autores como Kastrup, Icle, Guattari & Rolnik, são referências teóricas utilizadas como aporte para as discussões.* * *This article is about the analysis and discussion of the scenic artistic process called the Hybrid Act. This practice was elaborated and developed as part of the Theater Teacher Training Course at the University and published as an article in the Annals of the Abrace Congress of 2017. It discusses the relation between the Act as a formation and its approximation with Performance and with Education. Emphasis is placed on the inventive character of the training process and the concept of self care as a reflection device in the field of teacher training. Authors such as Kastrup, Icle, Guattari & Rolnik, are theoretical references used as support for the discussions.UFPRLobo, Andréa Maria Favilla2018-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56117Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 55-70Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 55-70Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 55-701984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56117/34706Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-05T20:36:46Zoai:revistas.ufpr.br:article/56117Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-02-05T20:36:46Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ato, a performance e a formação: tempos e processos de si na docência / The Act, the performance and the formation: times and processes of self in teaching
title O Ato, a performance e a formação: tempos e processos de si na docência / The Act, the performance and the formation: times and processes of self in teaching
spellingShingle O Ato, a performance e a formação: tempos e processos de si na docência / The Act, the performance and the formation: times and processes of self in teaching
Lobo, Andréa Maria Favilla
Educação
Formação; Performance; Ato; Invenção; Cuidado de si / Formation; Performance; Act; Invention; Self care
Educação
title_short O Ato, a performance e a formação: tempos e processos de si na docência / The Act, the performance and the formation: times and processes of self in teaching
title_full O Ato, a performance e a formação: tempos e processos de si na docência / The Act, the performance and the formation: times and processes of self in teaching
title_fullStr O Ato, a performance e a formação: tempos e processos de si na docência / The Act, the performance and the formation: times and processes of self in teaching
title_full_unstemmed O Ato, a performance e a formação: tempos e processos de si na docência / The Act, the performance and the formation: times and processes of self in teaching
title_sort O Ato, a performance e a formação: tempos e processos de si na docência / The Act, the performance and the formation: times and processes of self in teaching
author Lobo, Andréa Maria Favilla
author_facet Lobo, Andréa Maria Favilla
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobo, Andréa Maria Favilla
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação; Performance; Ato; Invenção; Cuidado de si / Formation; Performance; Act; Invention; Self care
Educação
topic Educação
Formação; Performance; Ato; Invenção; Cuidado de si / Formation; Performance; Act; Invention; Self care
Educação
description O presente artigo trata da análise e discussão de processo artístico cênico denominado Ato Híbrido. Essa prática foi elaborada e desenvolvida no âmbito do Curso de Formação de Professores de Teatro na Universidade e publicada em forma de artigo nos Anais do Congresso da Abrace de 2017. Discute-se a relação do Ato como formação e as aproximações deste com a Performance e com a Educação. Destaca-se o caráter de invenção do pro-cesso formativo e o conceito de cuidado de si como dispositivo de reflexão no campo da formação de docentes. Autores como Kastrup, Icle, Guattari & Rolnik, são referências teóricas utilizadas como aporte para as discussões.* * *This article is about the analysis and discussion of the scenic artistic process called the Hybrid Act. This practice was elaborated and developed as part of the Theater Teacher Training Course at the University and published as an article in the Annals of the Abrace Congress of 2017. It discusses the relation between the Act as a formation and its approximation with Performance and with Education. Emphasis is placed on the inventive character of the training process and the concept of self care as a reflection device in the field of teacher training. Authors such as Kastrup, Icle, Guattari & Rolnik, are theoretical references used as support for the discussions.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56117
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56117/34706
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 55-70
Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 55-70
Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 55-70
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898717913088