Cognição, afeto e desenvolvimento humano: a emoção de viver e a razão de existir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loos, Helga
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Sant’Ana, René Simonato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11383
Resumo: Trata-se de um convite à reflexão, no sentido de fornecer elementos, provenientesda filosofia e da psicologia, na intenção de contribuir para umavisão mais crítica e produtiva da atividade científica, bem como para umresgate da amplitude da vida. Defende-se que sejam consideradas, sobretudo,as relações entre os fenômenos – sejam estes sociais ou naturais –, emlugar de uma postura fragmentada e individualista perante o mundo. Tocaquestões ligadas à atitude – como forma de ver e estar no mundo –, à ética,ao desejo, ao conhecimento, ao afeto e à consciência. Explora a visão nãoapenas dialética, mas também monista de Vygotsky acerca da construçãoe da expressão humana – a qual se inspirou em autores tais como Espinosa–, segundo a qual os processos psíquicos formam-se a partir de relações deinterdependência entre aspectos sociais, cognitivos, afetivos e do âmbito da ação. Uma perspectiva que supera o tradicional dualismo entre a razãoe a emoção, contribuindo para uma compreensão mais integrada e maisdinâmica dos indivíduos. Apresenta-se, assim, um apelo à busca da razãoe da emoção de viver na dimensão da existência humana.
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