Cognição, afeto e desenvolvimento humano: a emoção de viver e a razão de existir
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11383 |
Resumo: | Trata-se de um convite à reflexão, no sentido de fornecer elementos, provenientesda filosofia e da psicologia, na intenção de contribuir para umavisão mais crítica e produtiva da atividade científica, bem como para umresgate da amplitude da vida. Defende-se que sejam consideradas, sobretudo,as relações entre os fenômenos – sejam estes sociais ou naturais –, emlugar de uma postura fragmentada e individualista perante o mundo. Tocaquestões ligadas à atitude – como forma de ver e estar no mundo –, à ética,ao desejo, ao conhecimento, ao afeto e à consciência. Explora a visão nãoapenas dialética, mas também monista de Vygotsky acerca da construçãoe da expressão humana – a qual se inspirou em autores tais como Espinosa–, segundo a qual os processos psíquicos formam-se a partir de relações deinterdependência entre aspectos sociais, cognitivos, afetivos e do âmbito da ação. Uma perspectiva que supera o tradicional dualismo entre a razãoe a emoção, contribuindo para uma compreensão mais integrada e maisdinâmica dos indivíduos. Apresenta-se, assim, um apelo à busca da razãoe da emoção de viver na dimensão da existência humana. |
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Cognição, afeto e desenvolvimento humano: a emoção de viver e a razão de existirCognition, affectivity, and human development: the emotion of living and the reason of beingsociointeracionismo; monismo; ética; cognição; afetividade; social interactionism; monism; ethics; cognition; affectTrata-se de um convite à reflexão, no sentido de fornecer elementos, provenientesda filosofia e da psicologia, na intenção de contribuir para umavisão mais crítica e produtiva da atividade científica, bem como para umresgate da amplitude da vida. Defende-se que sejam consideradas, sobretudo,as relações entre os fenômenos – sejam estes sociais ou naturais –, emlugar de uma postura fragmentada e individualista perante o mundo. Tocaquestões ligadas à atitude – como forma de ver e estar no mundo –, à ética,ao desejo, ao conhecimento, ao afeto e à consciência. Explora a visão nãoapenas dialética, mas também monista de Vygotsky acerca da construçãoe da expressão humana – a qual se inspirou em autores tais como Espinosa–, segundo a qual os processos psíquicos formam-se a partir de relações deinterdependência entre aspectos sociais, cognitivos, afetivos e do âmbito da ação. Uma perspectiva que supera o tradicional dualismo entre a razãoe a emoção, contribuindo para uma compreensão mais integrada e maisdinâmica dos indivíduos. Apresenta-se, assim, um apelo à busca da razãoe da emoção de viver na dimensão da existência humana.This article consists of an incentive towards reflection, providing elementsof philosophy and psychology to contribute to a more critic and productiveview of scientific activity, as well as recall the amplitude of life. It suggestsa position supported primarily by the connections between differentphenomena, instead of a fragmented and individualist opinion. It alsoaddresses questions related to the attitude – as a way of living –, ethic,desire, knowledge, affection, and consciousness. The authors exploreVygotsky’s monist view towards human construction and expression– which is inspired by authors like Espinosa – and according to whichthe psychological processes are created based on interdependent social,cognitive, affective, and behavioral aspects. It presents a perspectivebeyond the traditional dualism of emotion and reason, granting a moreintegrated and dynamic comprehension of individuals. As such, this textcalls for a search of reason and emotion of living in the human existence dimension.UFPR2007-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11383Educar em Revista; v. 23, n. 30 (2007); p. 165-182Educar em Revista; v. 23, n. 30 (2007); p. 165-182Educar em Revista; v. 23, n. 30 (2007); p. 165-1821984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11383/7929https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11383/31419Loos, HelgaSant’Ana, René Simonatoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:08:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/11383Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:08:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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