The didatic book about the portuguese in the Brazil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ota, Ivete Aparecida da Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13607
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir a respeito do livro didático no Brasil, de forma generalizada, e, mais especificamente, sobre o livro didático de Língua Portuguesa, e está dividido em dois momentos. O primeiro discute a construção sócio-hitórica do Livro Didático: como este objeto foi se caracterizando ao longo do tempo, ganhando espaço e se constituindo num discurso de autoridade através das relações de poder por ele instituídas na sala de aula. Discute ainda as estratégias de marketing que o fazem objetode consumo. O segundo momento se volta, de forma mais específica, para o Livro Didático de Língua Portuguesa e as concepções metodológicas (e interesses mercadológicos): a concepção de leitura e o trato com o texto, sob a influência de diferentes teorias. Nesta parte, o estudo centra foco na proposta de abordagem de diferentes gêneros textuais. Para esta análise, o estudo contou com o referencial teórico da Semiótica Discursiva e apontou, como resultado das investigações, a grande lacuna que ainda existe com relação à abordagem de textos de diferentes gêneros no que diz respeito aos mecanismos de construção de sentido.
id UFPR-4_90e1a646d124e3f8b60982e062f0527a
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/13607
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling The didatic book about the portuguese in the Brazil.O livro didático de língua portuguesa no Brasil.EducaçãoLivro Didático de Língua Portuguesa, Gêneros Textuais, Mecanismos de construção de sentidoEnsino e Aprendizagem na Sala de AulaEste trabalho tem como objetivo refletir a respeito do livro didático no Brasil, de forma generalizada, e, mais especificamente, sobre o livro didático de Língua Portuguesa, e está dividido em dois momentos. O primeiro discute a construção sócio-hitórica do Livro Didático: como este objeto foi se caracterizando ao longo do tempo, ganhando espaço e se constituindo num discurso de autoridade através das relações de poder por ele instituídas na sala de aula. Discute ainda as estratégias de marketing que o fazem objetode consumo. O segundo momento se volta, de forma mais específica, para o Livro Didático de Língua Portuguesa e as concepções metodológicas (e interesses mercadológicos): a concepção de leitura e o trato com o texto, sob a influência de diferentes teorias. Nesta parte, o estudo centra foco na proposta de abordagem de diferentes gêneros textuais. Para esta análise, o estudo contou com o referencial teórico da Semiótica Discursiva e apontou, como resultado das investigações, a grande lacuna que ainda existe com relação à abordagem de textos de diferentes gêneros no que diz respeito aos mecanismos de construção de sentido.This work has as its objective to reflect on the didactic book in Brazil, in a generalized way, but specifically about the portuguese language which is divided into two sections. The first sections talks about the social history of the didactic book: the objective was being built through time, gaining space and constituting itself in authoritarian speeches through power relations being instituted in the classroom. Discusses the strategies of marketing which makes it an object of consumption. The second section is based on, specifically, the didactic book of portuguese language and its methodology conceptions (and interest in marketing): the concept on how the text and reading are treated under the influence of different theories. This section of the study is focused on the proposal of how the different kinds of texts will be broached. To get to these analyses, the study counted on the theoretical reference of the Discursive Semiotics and it pointed out that, as a result of the investigations, the big gap which still exists is talking about how the different kinds of texts are broached, telling us the direction of its construction mechanisms.UFPR2009-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13607Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 211-221Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 211-221Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 211-2211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13607/11125https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13607/31066Ota, Ivete Aparecida da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:02:00Zoai:revistas.ufpr.br:article/13607Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:02Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv The didatic book about the portuguese in the Brazil.
O livro didático de língua portuguesa no Brasil.
title The didatic book about the portuguese in the Brazil.
spellingShingle The didatic book about the portuguese in the Brazil.
Ota, Ivete Aparecida da Silva
Educação
Livro Didático de Língua Portuguesa, Gêneros Textuais, Mecanismos de construção de sentido
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
title_short The didatic book about the portuguese in the Brazil.
title_full The didatic book about the portuguese in the Brazil.
title_fullStr The didatic book about the portuguese in the Brazil.
title_full_unstemmed The didatic book about the portuguese in the Brazil.
title_sort The didatic book about the portuguese in the Brazil.
author Ota, Ivete Aparecida da Silva
author_facet Ota, Ivete Aparecida da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ota, Ivete Aparecida da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Livro Didático de Língua Portuguesa, Gêneros Textuais, Mecanismos de construção de sentido
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
topic Educação
Livro Didático de Língua Portuguesa, Gêneros Textuais, Mecanismos de construção de sentido
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
description Este trabalho tem como objetivo refletir a respeito do livro didático no Brasil, de forma generalizada, e, mais especificamente, sobre o livro didático de Língua Portuguesa, e está dividido em dois momentos. O primeiro discute a construção sócio-hitórica do Livro Didático: como este objeto foi se caracterizando ao longo do tempo, ganhando espaço e se constituindo num discurso de autoridade através das relações de poder por ele instituídas na sala de aula. Discute ainda as estratégias de marketing que o fazem objetode consumo. O segundo momento se volta, de forma mais específica, para o Livro Didático de Língua Portuguesa e as concepções metodológicas (e interesses mercadológicos): a concepção de leitura e o trato com o texto, sob a influência de diferentes teorias. Nesta parte, o estudo centra foco na proposta de abordagem de diferentes gêneros textuais. Para esta análise, o estudo contou com o referencial teórico da Semiótica Discursiva e apontou, como resultado das investigações, a grande lacuna que ainda existe com relação à abordagem de textos de diferentes gêneros no que diz respeito aos mecanismos de construção de sentido.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13607
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13607/11125
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13607/31066
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 211-221
Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 211-221
Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 211-221
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711891502661632