Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80412 |
Resumo: | Apresentamos os onze artigos que compõem o dossiê Bases Nacionais e Ensino de História, e que contemplam algumas questões relativas a embates, a desafios e a possibilidades que tais documentos envolvem em relação à educação básica e à formação de professores. Os trabalhos foram organizados começando pelo Brasil, passando por uma abordagem comparada da realidade nacional com outros países e, finalmente, tratando de discussões e normativas de outros países, da América do Sul, América Central, América do Norte e Europa. Esperamos contribuir para a reflexão e melhor compreensão desse processo de disputas sobre a educação e, aqui, particularmente, sobre o ensino de História, que deve ser apreendido em perspectiva histórica, e que pode apresentar, como os artigos discutem, tanto similaridades entre diferentes países quanto especificidades, bem como muitos desafios e possibilidades. |
id |
UFPR-4_9102d8c2d81fa9efc31eefaf6414a972 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/80412 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professoresEducação; Ensino de Históriaensino de História; BNCC; formação de professores; educação básica; currículoEnsino de HistóriaApresentamos os onze artigos que compõem o dossiê Bases Nacionais e Ensino de História, e que contemplam algumas questões relativas a embates, a desafios e a possibilidades que tais documentos envolvem em relação à educação básica e à formação de professores. Os trabalhos foram organizados começando pelo Brasil, passando por uma abordagem comparada da realidade nacional com outros países e, finalmente, tratando de discussões e normativas de outros países, da América do Sul, América Central, América do Norte e Europa. Esperamos contribuir para a reflexão e melhor compreensão desse processo de disputas sobre a educação e, aqui, particularmente, sobre o ensino de História, que deve ser apreendido em perspectiva histórica, e que pode apresentar, como os artigos discutem, tanto similaridades entre diferentes países quanto especificidades, bem como muitos desafios e possibilidades.UFPRPROEX/PPGE-UFPR/CAPESPPGE-UFRJ Print-CAPES.Gonçalves, Nádia GMonteiro, Ana Maria Ferreira da Costa2021-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80412Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80412/44756https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80412/44757Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/80412Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores |
title |
Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores |
spellingShingle |
Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores Gonçalves, Nádia G Educação; Ensino de História ensino de História; BNCC; formação de professores; educação básica; currículo Ensino de História |
title_short |
Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores |
title_full |
Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores |
title_fullStr |
Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores |
title_full_unstemmed |
Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores |
title_sort |
Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores |
author |
Gonçalves, Nádia G |
author_facet |
Gonçalves, Nádia G Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PROEX/PPGE-UFPR/CAPES PPGE-UFRJ Print-CAPES. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Nádia G Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino de História ensino de História; BNCC; formação de professores; educação básica; currículo Ensino de História |
topic |
Educação; Ensino de História ensino de História; BNCC; formação de professores; educação básica; currículo Ensino de História |
description |
Apresentamos os onze artigos que compõem o dossiê Bases Nacionais e Ensino de História, e que contemplam algumas questões relativas a embates, a desafios e a possibilidades que tais documentos envolvem em relação à educação básica e à formação de professores. Os trabalhos foram organizados começando pelo Brasil, passando por uma abordagem comparada da realidade nacional com outros países e, finalmente, tratando de discussões e normativas de outros países, da América do Sul, América Central, América do Norte e Europa. Esperamos contribuir para a reflexão e melhor compreensão desse processo de disputas sobre a educação e, aqui, particularmente, sobre o ensino de História, que deve ser apreendido em perspectiva histórica, e que pode apresentar, como os artigos discutem, tanto similaridades entre diferentes países quanto especificidades, bem como muitos desafios e possibilidades. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80412 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80412/44756 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80412/44757 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711899769634816 |