Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Nádia G
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80412
Resumo: Apresentamos os onze artigos que compõem o dossiê Bases Nacionais e Ensino de História, e que contemplam algumas questões relativas a embates, a desafios e a possibilidades que tais documentos envolvem em relação à educação básica e à formação de professores. Os trabalhos foram organizados começando pelo Brasil, passando por uma abordagem comparada da realidade nacional com outros países e, finalmente, tratando de discussões e normativas de outros países, da América do Sul, América Central, América do Norte e Europa. Esperamos contribuir para a reflexão e melhor compreensão desse processo de disputas sobre a educação e, aqui, particularmente, sobre o ensino de História, que deve ser apreendido em perspectiva histórica, e que pode apresentar, como os artigos discutem, tanto similaridades entre diferentes países quanto especificidades, bem como muitos desafios e possibilidades.
id UFPR-4_9102d8c2d81fa9efc31eefaf6414a972
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/80412
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professoresEducação; Ensino de Históriaensino de História; BNCC; formação de professores; educação básica; currículoEnsino de HistóriaApresentamos os onze artigos que compõem o dossiê Bases Nacionais e Ensino de História, e que contemplam algumas questões relativas a embates, a desafios e a possibilidades que tais documentos envolvem em relação à educação básica e à formação de professores. Os trabalhos foram organizados começando pelo Brasil, passando por uma abordagem comparada da realidade nacional com outros países e, finalmente, tratando de discussões e normativas de outros países, da América do Sul, América Central, América do Norte e Europa. Esperamos contribuir para a reflexão e melhor compreensão desse processo de disputas sobre a educação e, aqui, particularmente, sobre o ensino de História, que deve ser apreendido em perspectiva histórica, e que pode apresentar, como os artigos discutem, tanto similaridades entre diferentes países quanto especificidades, bem como muitos desafios e possibilidades.UFPRPROEX/PPGE-UFPR/CAPESPPGE-UFRJ Print-CAPES.Gonçalves, Nádia GMonteiro, Ana Maria Ferreira da Costa2021-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80412Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80412/44756https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80412/44757Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/80412Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores
title Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores
spellingShingle Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores
Gonçalves, Nádia G
Educação; Ensino de História
ensino de História; BNCC; formação de professores; educação básica; currículo
Ensino de História
title_short Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores
title_full Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores
title_fullStr Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores
title_full_unstemmed Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores
title_sort Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores
author Gonçalves, Nádia G
author_facet Gonçalves, Nádia G
Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa
author_role author
author2 Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PROEX/PPGE-UFPR/CAPES
PPGE-UFRJ Print-CAPES.
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Nádia G
Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino de História
ensino de História; BNCC; formação de professores; educação básica; currículo
Ensino de História
topic Educação; Ensino de História
ensino de História; BNCC; formação de professores; educação básica; currículo
Ensino de História
description Apresentamos os onze artigos que compõem o dossiê Bases Nacionais e Ensino de História, e que contemplam algumas questões relativas a embates, a desafios e a possibilidades que tais documentos envolvem em relação à educação básica e à formação de professores. Os trabalhos foram organizados começando pelo Brasil, passando por uma abordagem comparada da realidade nacional com outros países e, finalmente, tratando de discussões e normativas de outros países, da América do Sul, América Central, América do Norte e Europa. Esperamos contribuir para a reflexão e melhor compreensão desse processo de disputas sobre a educação e, aqui, particularmente, sobre o ensino de História, que deve ser apreendido em perspectiva histórica, e que pode apresentar, como os artigos discutem, tanto similaridades entre diferentes países quanto especificidades, bem como muitos desafios e possibilidades.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80412
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80412
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80412/44756
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80412/44757
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899769634816