Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cinquetti, Heloisa Sisla
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2165
Resumo: Este trabalho faz uma análise comparativa do tema dos resíduos sólidos em recursos didáticos impressos (livros didáticos, livros paradidáticos e artigos de revista) dirigidos ou assimiláveis pela faixa etária das séries iniciais do ensino fundamental. O destaque da análise é dado à natureza dos conhecimentos sobre resíduos sólidos e lixo veiculados nos textos. Discute-se a problematização da quantidade de lixo, o conceito e tempos de degradação dos materiais, a reciclagem, proposta como solução preferencial para a questão, e algumas inadequações e ausências encontradas nos recursos didáticos. Constataram-se problemas quanto à natureza dos conhecimentos veiculados ou ausentes nos três tipos de recursos didáticos examinados. Esta análise pode contribuir para uma perspectiva mais crítica de educadores envolvidos com a temática ambiental e em particular com o tema dos resíduos sólidos. Garbage, solid waste and recycling: a comparative analysis of teaching resources Abstract This article makes a comparative analysis of the subject of solid waste in printed didactic resources (textbooks, children’s books and magazine articles) addressed to or possible of being understood by students of Elementary school. The focus of the analysis is given to the nature of the knowledge about solid waste present in the texts. We discuss the problem of amount of garbage, recycling proposed as the main solution to this problem, the concept of decaying of materials and some mistakes and absences found in the texts. We identified problems related to the nature of knowledge or absences in the three types of texts. This analysis may contribute to enhance a more critical perspective for educators involved with environmental education and particularly with the subject of solid waste, when selecting didactic resources or implementing educational programs.
id UFPR-4_91a15f0207ccbee541a1f1e2603ea887
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2165
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticoseducação ambiental; resíduos sólidos; reciclagem; environmental education; solid waste; recycling. Este trabalho faz uma análise comparativa do tema dos resíduos sólidos em recursos didáticos impressos (livros didáticos, livros paradidáticos e artigos de revista) dirigidos ou assimiláveis pela faixa etária das séries iniciais do ensino fundamental. O destaque da análise é dado à natureza dos conhecimentos sobre resíduos sólidos e lixo veiculados nos textos. Discute-se a problematização da quantidade de lixo, o conceito e tempos de degradação dos materiais, a reciclagem, proposta como solução preferencial para a questão, e algumas inadequações e ausências encontradas nos recursos didáticos. Constataram-se problemas quanto à natureza dos conhecimentos veiculados ou ausentes nos três tipos de recursos didáticos examinados. Esta análise pode contribuir para uma perspectiva mais crítica de educadores envolvidos com a temática ambiental e em particular com o tema dos resíduos sólidos. Garbage, solid waste and recycling: a comparative analysis of teaching resources Abstract This article makes a comparative analysis of the subject of solid waste in printed didactic resources (textbooks, children’s books and magazine articles) addressed to or possible of being understood by students of Elementary school. The focus of the analysis is given to the nature of the knowledge about solid waste present in the texts. We discuss the problem of amount of garbage, recycling proposed as the main solution to this problem, the concept of decaying of materials and some mistakes and absences found in the texts. We identified problems related to the nature of knowledge or absences in the three types of texts. This analysis may contribute to enhance a more critical perspective for educators involved with environmental education and particularly with the subject of solid waste, when selecting didactic resources or implementing educational programs. UFPR2004-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2165Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 307-333Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 307-333Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 307-3331984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2165/1817https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2165/31359Cinquetti, Heloisa Sislainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:16:35Zoai:revistas.ufpr.br:article/2165Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:16:35Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticos
title Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticos
spellingShingle Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticos
Cinquetti, Heloisa Sisla
educação ambiental; resíduos sólidos; reciclagem; environmental education; solid waste; recycling.
title_short Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticos
title_full Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticos
title_fullStr Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticos
title_full_unstemmed Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticos
title_sort Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticos
author Cinquetti, Heloisa Sisla
author_facet Cinquetti, Heloisa Sisla
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cinquetti, Heloisa Sisla
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental; resíduos sólidos; reciclagem; environmental education; solid waste; recycling.
topic educação ambiental; resíduos sólidos; reciclagem; environmental education; solid waste; recycling.
description Este trabalho faz uma análise comparativa do tema dos resíduos sólidos em recursos didáticos impressos (livros didáticos, livros paradidáticos e artigos de revista) dirigidos ou assimiláveis pela faixa etária das séries iniciais do ensino fundamental. O destaque da análise é dado à natureza dos conhecimentos sobre resíduos sólidos e lixo veiculados nos textos. Discute-se a problematização da quantidade de lixo, o conceito e tempos de degradação dos materiais, a reciclagem, proposta como solução preferencial para a questão, e algumas inadequações e ausências encontradas nos recursos didáticos. Constataram-se problemas quanto à natureza dos conhecimentos veiculados ou ausentes nos três tipos de recursos didáticos examinados. Esta análise pode contribuir para uma perspectiva mais crítica de educadores envolvidos com a temática ambiental e em particular com o tema dos resíduos sólidos. Garbage, solid waste and recycling: a comparative analysis of teaching resources Abstract This article makes a comparative analysis of the subject of solid waste in printed didactic resources (textbooks, children’s books and magazine articles) addressed to or possible of being understood by students of Elementary school. The focus of the analysis is given to the nature of the knowledge about solid waste present in the texts. We discuss the problem of amount of garbage, recycling proposed as the main solution to this problem, the concept of decaying of materials and some mistakes and absences found in the texts. We identified problems related to the nature of knowledge or absences in the three types of texts. This analysis may contribute to enhance a more critical perspective for educators involved with environmental education and particularly with the subject of solid waste, when selecting didactic resources or implementing educational programs.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2165
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2165/1817
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2165/31359
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 307-333
Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 307-333
Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 307-333
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711894787850240