Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2165 |
Resumo: | Este trabalho faz uma análise comparativa do tema dos resíduos sólidos em recursos didáticos impressos (livros didáticos, livros paradidáticos e artigos de revista) dirigidos ou assimiláveis pela faixa etária das séries iniciais do ensino fundamental. O destaque da análise é dado à natureza dos conhecimentos sobre resíduos sólidos e lixo veiculados nos textos. Discute-se a problematização da quantidade de lixo, o conceito e tempos de degradação dos materiais, a reciclagem, proposta como solução preferencial para a questão, e algumas inadequações e ausências encontradas nos recursos didáticos. Constataram-se problemas quanto à natureza dos conhecimentos veiculados ou ausentes nos três tipos de recursos didáticos examinados. Esta análise pode contribuir para uma perspectiva mais crítica de educadores envolvidos com a temática ambiental e em particular com o tema dos resíduos sólidos. Garbage, solid waste and recycling: a comparative analysis of teaching resources Abstract This article makes a comparative analysis of the subject of solid waste in printed didactic resources (textbooks, childrens books and magazine articles) addressed to or possible of being understood by students of Elementary school. The focus of the analysis is given to the nature of the knowledge about solid waste present in the texts. We discuss the problem of amount of garbage, recycling proposed as the main solution to this problem, the concept of decaying of materials and some mistakes and absences found in the texts. We identified problems related to the nature of knowledge or absences in the three types of texts. This analysis may contribute to enhance a more critical perspective for educators involved with environmental education and particularly with the subject of solid waste, when selecting didactic resources or implementing educational programs. |
id |
UFPR-4_91a15f0207ccbee541a1f1e2603ea887 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2165 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticoseducação ambiental; resíduos sólidos; reciclagem; environmental education; solid waste; recycling. Este trabalho faz uma análise comparativa do tema dos resíduos sólidos em recursos didáticos impressos (livros didáticos, livros paradidáticos e artigos de revista) dirigidos ou assimiláveis pela faixa etária das séries iniciais do ensino fundamental. O destaque da análise é dado à natureza dos conhecimentos sobre resíduos sólidos e lixo veiculados nos textos. Discute-se a problematização da quantidade de lixo, o conceito e tempos de degradação dos materiais, a reciclagem, proposta como solução preferencial para a questão, e algumas inadequações e ausências encontradas nos recursos didáticos. Constataram-se problemas quanto à natureza dos conhecimentos veiculados ou ausentes nos três tipos de recursos didáticos examinados. Esta análise pode contribuir para uma perspectiva mais crítica de educadores envolvidos com a temática ambiental e em particular com o tema dos resíduos sólidos. Garbage, solid waste and recycling: a comparative analysis of teaching resources Abstract This article makes a comparative analysis of the subject of solid waste in printed didactic resources (textbooks, childrens books and magazine articles) addressed to or possible of being understood by students of Elementary school. The focus of the analysis is given to the nature of the knowledge about solid waste present in the texts. We discuss the problem of amount of garbage, recycling proposed as the main solution to this problem, the concept of decaying of materials and some mistakes and absences found in the texts. We identified problems related to the nature of knowledge or absences in the three types of texts. This analysis may contribute to enhance a more critical perspective for educators involved with environmental education and particularly with the subject of solid waste, when selecting didactic resources or implementing educational programs. UFPR2004-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2165Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 307-333Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 307-333Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 307-3331984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2165/1817https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2165/31359Cinquetti, Heloisa Sislainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:16:35Zoai:revistas.ufpr.br:article/2165Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:16:35Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticos |
title |
Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticos |
spellingShingle |
Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticos Cinquetti, Heloisa Sisla educação ambiental; resíduos sólidos; reciclagem; environmental education; solid waste; recycling. |
title_short |
Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticos |
title_full |
Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticos |
title_fullStr |
Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticos |
title_full_unstemmed |
Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticos |
title_sort |
Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticos |
author |
Cinquetti, Heloisa Sisla |
author_facet |
Cinquetti, Heloisa Sisla |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cinquetti, Heloisa Sisla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ambiental; resíduos sólidos; reciclagem; environmental education; solid waste; recycling. |
topic |
educação ambiental; resíduos sólidos; reciclagem; environmental education; solid waste; recycling. |
description |
Este trabalho faz uma análise comparativa do tema dos resíduos sólidos em recursos didáticos impressos (livros didáticos, livros paradidáticos e artigos de revista) dirigidos ou assimiláveis pela faixa etária das séries iniciais do ensino fundamental. O destaque da análise é dado à natureza dos conhecimentos sobre resíduos sólidos e lixo veiculados nos textos. Discute-se a problematização da quantidade de lixo, o conceito e tempos de degradação dos materiais, a reciclagem, proposta como solução preferencial para a questão, e algumas inadequações e ausências encontradas nos recursos didáticos. Constataram-se problemas quanto à natureza dos conhecimentos veiculados ou ausentes nos três tipos de recursos didáticos examinados. Esta análise pode contribuir para uma perspectiva mais crítica de educadores envolvidos com a temática ambiental e em particular com o tema dos resíduos sólidos. Garbage, solid waste and recycling: a comparative analysis of teaching resources Abstract This article makes a comparative analysis of the subject of solid waste in printed didactic resources (textbooks, childrens books and magazine articles) addressed to or possible of being understood by students of Elementary school. The focus of the analysis is given to the nature of the knowledge about solid waste present in the texts. We discuss the problem of amount of garbage, recycling proposed as the main solution to this problem, the concept of decaying of materials and some mistakes and absences found in the texts. We identified problems related to the nature of knowledge or absences in the three types of texts. This analysis may contribute to enhance a more critical perspective for educators involved with environmental education and particularly with the subject of solid waste, when selecting didactic resources or implementing educational programs. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-06-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2165 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2165/1817 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2165/31359 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 307-333 Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 307-333 Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 307-333 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711894787850240 |