Algumas inadequações pedagógicas na era da pós-verdade: a aula em colapso constituída na convicção de verdade como anulação do pensamento crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rogério
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75785
Resumo: Este ensaio tem como objetivo analisar a dificuldade da transmissãodo saber em ruptura com a posição dogmática perante a verdade, numaperspectiva da formação do pensamento crítico no campo escolar. A nossametodologia investigativa encontra-se no campo da Filosofia da Educação,no sentido de interpretar o processo formativo como resultado de narrativasque se estabelecem em diversos caminhos percorridos nas práticas sociaiseducativas que determinam uma concepção de mundo em que os sujeitos,em grande parte, constituem-se na convicção de verdade como anulaçãodo pensamento crítico. A principal conclusão do ensaio é que a passagempara a posição de professor como intelectual, na era da pós-verdade, nãodeveria ocorrer na polaridade entre aqueles que sabem e os outros que nãosabem. Compreendemos que a passagem para a posição do professor, natransmissão do saber crítico, constrói-se no interior da atividade educativae se constitui numa ressignificação dos espaços da transmissão da culturaescolar, no sentido de proporcionar a experiência vivida numa relação entreiguais. Portanto, como uma atividade de construção, torna-se presente em diversos modos de compreensão sobre o mundo e no pleno sentido da ampliação da tolerância em face da discordância.
id UFPR-4_95544a4e861ea7a55262f27406c227f8
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/75785
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Algumas inadequações pedagógicas na era da pós-verdade: a aula em colapso constituída na convicção de verdade como anulação do pensamento críticoEducação e Filosofia da EducaçãoProfessor; Educação; Emancipação. Verdade.EducaçãoEste ensaio tem como objetivo analisar a dificuldade da transmissãodo saber em ruptura com a posição dogmática perante a verdade, numaperspectiva da formação do pensamento crítico no campo escolar. A nossametodologia investigativa encontra-se no campo da Filosofia da Educação,no sentido de interpretar o processo formativo como resultado de narrativasque se estabelecem em diversos caminhos percorridos nas práticas sociaiseducativas que determinam uma concepção de mundo em que os sujeitos,em grande parte, constituem-se na convicção de verdade como anulaçãodo pensamento crítico. A principal conclusão do ensaio é que a passagempara a posição de professor como intelectual, na era da pós-verdade, nãodeveria ocorrer na polaridade entre aqueles que sabem e os outros que nãosabem. Compreendemos que a passagem para a posição do professor, natransmissão do saber crítico, constrói-se no interior da atividade educativae se constitui numa ressignificação dos espaços da transmissão da culturaescolar, no sentido de proporcionar a experiência vivida numa relação entreiguais. Portanto, como uma atividade de construção, torna-se presente em diversos modos de compreensão sobre o mundo e no pleno sentido da ampliação da tolerância em face da discordância.UFPRUniversidade Federal de Itajubá - UNIFEIRodrigues, Rogério2021-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75785Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75785/44750Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/75785Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas inadequações pedagógicas na era da pós-verdade: a aula em colapso constituída na convicção de verdade como anulação do pensamento crítico
title Algumas inadequações pedagógicas na era da pós-verdade: a aula em colapso constituída na convicção de verdade como anulação do pensamento crítico
spellingShingle Algumas inadequações pedagógicas na era da pós-verdade: a aula em colapso constituída na convicção de verdade como anulação do pensamento crítico
Rodrigues, Rogério
Educação e Filosofia da Educação
Professor; Educação; Emancipação. Verdade.
Educação
title_short Algumas inadequações pedagógicas na era da pós-verdade: a aula em colapso constituída na convicção de verdade como anulação do pensamento crítico
title_full Algumas inadequações pedagógicas na era da pós-verdade: a aula em colapso constituída na convicção de verdade como anulação do pensamento crítico
title_fullStr Algumas inadequações pedagógicas na era da pós-verdade: a aula em colapso constituída na convicção de verdade como anulação do pensamento crítico
title_full_unstemmed Algumas inadequações pedagógicas na era da pós-verdade: a aula em colapso constituída na convicção de verdade como anulação do pensamento crítico
title_sort Algumas inadequações pedagógicas na era da pós-verdade: a aula em colapso constituída na convicção de verdade como anulação do pensamento crítico
author Rodrigues, Rogério
author_facet Rodrigues, Rogério
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e Filosofia da Educação
Professor; Educação; Emancipação. Verdade.
Educação
topic Educação e Filosofia da Educação
Professor; Educação; Emancipação. Verdade.
Educação
description Este ensaio tem como objetivo analisar a dificuldade da transmissãodo saber em ruptura com a posição dogmática perante a verdade, numaperspectiva da formação do pensamento crítico no campo escolar. A nossametodologia investigativa encontra-se no campo da Filosofia da Educação,no sentido de interpretar o processo formativo como resultado de narrativasque se estabelecem em diversos caminhos percorridos nas práticas sociaiseducativas que determinam uma concepção de mundo em que os sujeitos,em grande parte, constituem-se na convicção de verdade como anulaçãodo pensamento crítico. A principal conclusão do ensaio é que a passagempara a posição de professor como intelectual, na era da pós-verdade, nãodeveria ocorrer na polaridade entre aqueles que sabem e os outros que nãosabem. Compreendemos que a passagem para a posição do professor, natransmissão do saber crítico, constrói-se no interior da atividade educativae se constitui numa ressignificação dos espaços da transmissão da culturaescolar, no sentido de proporcionar a experiência vivida numa relação entreiguais. Portanto, como uma atividade de construção, torna-se presente em diversos modos de compreensão sobre o mundo e no pleno sentido da ampliação da tolerância em face da discordância.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75785
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75785/44750
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899761246208