Crenças e práticas educativas de mães de crianças com desenvolvimento atípico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Minetto, Maria de Fatima
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Löhr, Suzane Schmidlin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44791
Resumo: O desenvolvimento humano atípico interfere no processo de aprendizado da criança que o apresenta, sendo que os pais têm importante papel no sentido de estimular o desenvolvimento dos filhos. Porém, o envolvimento paterno sofre influência das crenças que os pais têm sobre o desenvolvimento dos filhos. Para avaliá-las, Suizzo (2002) construiu a Escala de Crenças Parentais e Práticas de Cuidado (E-CPPC). Assim, na presente pesquisa foi realizada uma pesquisa descritiva e transversal, utilizando o E-CPPC com 75 mães de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual, das quais 41 sem fenótipo (grupo que abrangeu, dentre outros, crianças com Transtorno do Espectro Autista), cuja deficiência intelectual foi percebida nos primeiros anos de vida, e 34 mães de crianças com Síndrome de Down, identificada quando do nascimento. Das crianças com Síndrome de Down, 94,11% frequentavam escola especial e este percentual baixou para 80,48% nas crianças sem fenótipo. As mães dos dois agrupamentos apontaram em primeiro lugar a dimensão Apresentação Apropriada do bebê, envolvendo aqui a valorização de cuidados básicos, vindo a seguir: Estimulação; Responsividade/vínculo; Disciplina. Na análise de pares de dimensões do E-CPPC foi percebido que somente no par de dimensões Apresentação-Responsividade/vínculo houve diferença entre os grupos, sendo positiva e com significância estatística nas crianças com Síndrome de Down e não apresentando relação significativa no outro grupo. Poder contar com rede de apoio o quanto antes surge como sugestão importante aos dois grupos.
id UFPR-4_9817ca877c556a3434c483238e34c80e
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/44791
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Crenças e práticas educativas de mães de crianças com desenvolvimento atípicoEducaçãoPráticas de cuidado; práticas educativas; desenvolvimento atípico; crenças parentaisEducaçãoO desenvolvimento humano atípico interfere no processo de aprendizado da criança que o apresenta, sendo que os pais têm importante papel no sentido de estimular o desenvolvimento dos filhos. Porém, o envolvimento paterno sofre influência das crenças que os pais têm sobre o desenvolvimento dos filhos. Para avaliá-las, Suizzo (2002) construiu a Escala de Crenças Parentais e Práticas de Cuidado (E-CPPC). Assim, na presente pesquisa foi realizada uma pesquisa descritiva e transversal, utilizando o E-CPPC com 75 mães de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual, das quais 41 sem fenótipo (grupo que abrangeu, dentre outros, crianças com Transtorno do Espectro Autista), cuja deficiência intelectual foi percebida nos primeiros anos de vida, e 34 mães de crianças com Síndrome de Down, identificada quando do nascimento. Das crianças com Síndrome de Down, 94,11% frequentavam escola especial e este percentual baixou para 80,48% nas crianças sem fenótipo. As mães dos dois agrupamentos apontaram em primeiro lugar a dimensão Apresentação Apropriada do bebê, envolvendo aqui a valorização de cuidados básicos, vindo a seguir: Estimulação; Responsividade/vínculo; Disciplina. Na análise de pares de dimensões do E-CPPC foi percebido que somente no par de dimensões Apresentação-Responsividade/vínculo houve diferença entre os grupos, sendo positiva e com significância estatística nas crianças com Síndrome de Down e não apresentando relação significativa no outro grupo. Poder contar com rede de apoio o quanto antes surge como sugestão importante aos dois grupos.UFPRMinetto, Maria de FatimaLöhr, Suzane Schmidlin2016-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44791Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 49-64Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 49-64Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 49-641984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44791/27714https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44791/30321info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:04:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/44791Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:04:36Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças e práticas educativas de mães de crianças com desenvolvimento atípico
title Crenças e práticas educativas de mães de crianças com desenvolvimento atípico
spellingShingle Crenças e práticas educativas de mães de crianças com desenvolvimento atípico
Minetto, Maria de Fatima
Educação
Práticas de cuidado; práticas educativas; desenvolvimento atípico; crenças parentais
Educação
title_short Crenças e práticas educativas de mães de crianças com desenvolvimento atípico
title_full Crenças e práticas educativas de mães de crianças com desenvolvimento atípico
title_fullStr Crenças e práticas educativas de mães de crianças com desenvolvimento atípico
title_full_unstemmed Crenças e práticas educativas de mães de crianças com desenvolvimento atípico
title_sort Crenças e práticas educativas de mães de crianças com desenvolvimento atípico
author Minetto, Maria de Fatima
author_facet Minetto, Maria de Fatima
Löhr, Suzane Schmidlin
author_role author
author2 Löhr, Suzane Schmidlin
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Minetto, Maria de Fatima
Löhr, Suzane Schmidlin
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Práticas de cuidado; práticas educativas; desenvolvimento atípico; crenças parentais
Educação
topic Educação
Práticas de cuidado; práticas educativas; desenvolvimento atípico; crenças parentais
Educação
description O desenvolvimento humano atípico interfere no processo de aprendizado da criança que o apresenta, sendo que os pais têm importante papel no sentido de estimular o desenvolvimento dos filhos. Porém, o envolvimento paterno sofre influência das crenças que os pais têm sobre o desenvolvimento dos filhos. Para avaliá-las, Suizzo (2002) construiu a Escala de Crenças Parentais e Práticas de Cuidado (E-CPPC). Assim, na presente pesquisa foi realizada uma pesquisa descritiva e transversal, utilizando o E-CPPC com 75 mães de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual, das quais 41 sem fenótipo (grupo que abrangeu, dentre outros, crianças com Transtorno do Espectro Autista), cuja deficiência intelectual foi percebida nos primeiros anos de vida, e 34 mães de crianças com Síndrome de Down, identificada quando do nascimento. Das crianças com Síndrome de Down, 94,11% frequentavam escola especial e este percentual baixou para 80,48% nas crianças sem fenótipo. As mães dos dois agrupamentos apontaram em primeiro lugar a dimensão Apresentação Apropriada do bebê, envolvendo aqui a valorização de cuidados básicos, vindo a seguir: Estimulação; Responsividade/vínculo; Disciplina. Na análise de pares de dimensões do E-CPPC foi percebido que somente no par de dimensões Apresentação-Responsividade/vínculo houve diferença entre os grupos, sendo positiva e com significância estatística nas crianças com Síndrome de Down e não apresentando relação significativa no outro grupo. Poder contar com rede de apoio o quanto antes surge como sugestão importante aos dois grupos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44791
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44791/27714
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44791/30321
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 49-64
Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 49-64
Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 49-64
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902766465024