Apresentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: César, Maria Rita de Assis
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Meyer, Dagmar Estermann, Sierra, Jamil Cabral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36465
Resumo: Este dossiê, intitulado “Gênero, sexualidade e educação: feminismos, pós-estruturalismo e teoria queer”, organizado para compor um número especial da Educar em Revista, vem a público cinco anos após a publicação do primeiro dossiê que tratou das temáticas de gênero e sexualidade neste periódico (Educar em Revista, número 35, 2009). Naquela ocasião, o dossiê “Gênero, Sexualidade e educação: novas cartografias, velhos problemas”, ao percorrer um traçado de pesquisas sobre gênero e sexualidade, desenhava um pequeno mapa sobre parte das reflexões brasileiras, latino-americanas e norte-americanas na educação. Em 2009, já havia uma produção brasileira e estrangeira bastante significativa e aquele dossiê trouxe a contribuição de pesquisadoras das primeiras gerações dos estudos de gênero, como Tânia Swain (UnB) e Deborah Britzman (York University/Toronto), além de um conjunto de jovens pesquisadoras/es brasileiras/os e latino-americanas/os oriundas/os de instituições como: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidad Pedagógica de Santiago/Chile e Universidad de La Habana/Cuba.Agora, em 2014, com a publicação deste novo dossiê, também sobre gênero, sexualidade e educação, o campo de estudos de gênero e da sexualidade na educação se encontra expandido, mais maduro e completamente consolidado no Brasil. Temos um número grande de grupos de pesquisa registrados no Diretório de Pesquisa do CNPq, uma quantidade significativa de congressos, colóquios e seminários sobre o tema, muitos livros, dossiês, coletâneas e artigos publicados,além do Grupo de Trabalho (GT 23) – Gênero, sexualidade e Educação da ANPED – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação – que, na Reunião Anual da ANPED de 2013, completou 10 anos de existência.
id UFPR-4_9fd56ae93ef0a0346888f0676f5dc890
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/36465
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling ApresentaçãoEste dossiê, intitulado “Gênero, sexualidade e educação: feminismos, pós-estruturalismo e teoria queer”, organizado para compor um número especial da Educar em Revista, vem a público cinco anos após a publicação do primeiro dossiê que tratou das temáticas de gênero e sexualidade neste periódico (Educar em Revista, número 35, 2009). Naquela ocasião, o dossiê “Gênero, Sexualidade e educação: novas cartografias, velhos problemas”, ao percorrer um traçado de pesquisas sobre gênero e sexualidade, desenhava um pequeno mapa sobre parte das reflexões brasileiras, latino-americanas e norte-americanas na educação. Em 2009, já havia uma produção brasileira e estrangeira bastante significativa e aquele dossiê trouxe a contribuição de pesquisadoras das primeiras gerações dos estudos de gênero, como Tânia Swain (UnB) e Deborah Britzman (York University/Toronto), além de um conjunto de jovens pesquisadoras/es brasileiras/os e latino-americanas/os oriundas/os de instituições como: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidad Pedagógica de Santiago/Chile e Universidad de La Habana/Cuba.Agora, em 2014, com a publicação deste novo dossiê, também sobre gênero, sexualidade e educação, o campo de estudos de gênero e da sexualidade na educação se encontra expandido, mais maduro e completamente consolidado no Brasil. Temos um número grande de grupos de pesquisa registrados no Diretório de Pesquisa do CNPq, uma quantidade significativa de congressos, colóquios e seminários sobre o tema, muitos livros, dossiês, coletâneas e artigos publicados,além do Grupo de Trabalho (GT 23) – Gênero, sexualidade e Educação da ANPED – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação – que, na Reunião Anual da ANPED de 2013, completou 10 anos de existência.UFPRCésar, Maria Rita de AssisMeyer, Dagmar EstermannSierra, Jamil Cabral2014-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36465Educar em Revista; v. 30, n. especial 1 (2014); p. 13-16Educar em Revista; v. 30, n. especial 1 (2014); p. 13-16Educar em Revista; v. 30, n. especial 1 (2014); p. 13-161984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36465/22534https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36465/30652info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:09:54Zoai:revistas.ufpr.br:article/36465Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:09:54Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação
title Apresentação
spellingShingle Apresentação
César, Maria Rita de Assis
title_short Apresentação
title_full Apresentação
title_fullStr Apresentação
title_full_unstemmed Apresentação
title_sort Apresentação
author César, Maria Rita de Assis
author_facet César, Maria Rita de Assis
Meyer, Dagmar Estermann
Sierra, Jamil Cabral
author_role author
author2 Meyer, Dagmar Estermann
Sierra, Jamil Cabral
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv César, Maria Rita de Assis
Meyer, Dagmar Estermann
Sierra, Jamil Cabral
dc.subject.none.fl_str_mv


description Este dossiê, intitulado “Gênero, sexualidade e educação: feminismos, pós-estruturalismo e teoria queer”, organizado para compor um número especial da Educar em Revista, vem a público cinco anos após a publicação do primeiro dossiê que tratou das temáticas de gênero e sexualidade neste periódico (Educar em Revista, número 35, 2009). Naquela ocasião, o dossiê “Gênero, Sexualidade e educação: novas cartografias, velhos problemas”, ao percorrer um traçado de pesquisas sobre gênero e sexualidade, desenhava um pequeno mapa sobre parte das reflexões brasileiras, latino-americanas e norte-americanas na educação. Em 2009, já havia uma produção brasileira e estrangeira bastante significativa e aquele dossiê trouxe a contribuição de pesquisadoras das primeiras gerações dos estudos de gênero, como Tânia Swain (UnB) e Deborah Britzman (York University/Toronto), além de um conjunto de jovens pesquisadoras/es brasileiras/os e latino-americanas/os oriundas/os de instituições como: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidad Pedagógica de Santiago/Chile e Universidad de La Habana/Cuba.Agora, em 2014, com a publicação deste novo dossiê, também sobre gênero, sexualidade e educação, o campo de estudos de gênero e da sexualidade na educação se encontra expandido, mais maduro e completamente consolidado no Brasil. Temos um número grande de grupos de pesquisa registrados no Diretório de Pesquisa do CNPq, uma quantidade significativa de congressos, colóquios e seminários sobre o tema, muitos livros, dossiês, coletâneas e artigos publicados,além do Grupo de Trabalho (GT 23) – Gênero, sexualidade e Educação da ANPED – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação – que, na Reunião Anual da ANPED de 2013, completou 10 anos de existência.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36465
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36465/22534
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36465/30652
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 30, n. especial 1 (2014); p. 13-16
Educar em Revista; v. 30, n. especial 1 (2014); p. 13-16
Educar em Revista; v. 30, n. especial 1 (2014); p. 13-16
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902076502016