Percepções sobre a discriminação homofóbica entre concluintes do Ensino Médio no Brasil entre 2004 e 2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Araci Asinelli-
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cunha, Josafá Moreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21414
Resumo: A discriminação homofóbica no contexto escolar é um problema grave em vários níveis de ensino, e está associada negativamente à percepção dos estudantes sobre o ambiente escolar. O presente estudo utiliza dados de   6.414.302   estudantes   com   idade   entre   16   e   25   anos   disponíveis   no questionário sócioeconômico do Exame Nacional do Ensino Médio entre       2004 e 2008. São apresentados dados sobre a incidência de três fatores associados   à   homofobia   entre   concluintes   do   ensino   médio:   (1)   sofrer discriminação   homofóbica,   (2)   presenciar   discriminação   homofóbica   e (3)   admitir   homofobia. A  análise   da   associação   entre   a   homofobia   e   a percepção dos estudantes sobre sua educação no ensino médio revela que os estudantes que não relatam ter sido alvos da discriminação homofóbica avaliam sua experiência escolar de forma mais positiva que seus pares que      sofreram discriminação. Palavras-chave: discriminação; homofobia; escola; ensino médio.
id UFPR-4_a29fd8be07b7a3dcbd3307aaaa3ce98c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/21414
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Percepções sobre a discriminação homofóbica entre concluintes do Ensino Médio no Brasil entre 2004 e 2008 A discriminação homofóbica no contexto escolar é um problema grave em vários níveis de ensino, e está associada negativamente à percepção dos estudantes sobre o ambiente escolar. O presente estudo utiliza dados de   6.414.302   estudantes   com   idade   entre   16   e   25   anos   disponíveis   no questionário sócioeconômico do Exame Nacional do Ensino Médio entre       2004 e 2008. São apresentados dados sobre a incidência de três fatores associados   à   homofobia   entre   concluintes   do   ensino   médio:   (1)   sofrer discriminação   homofóbica,   (2)   presenciar   discriminação   homofóbica   e (3)   admitir   homofobia. A  análise   da   associação   entre   a   homofobia   e   a percepção dos estudantes sobre sua educação no ensino médio revela que os estudantes que não relatam ter sido alvos da discriminação homofóbica avaliam sua experiência escolar de forma mais positiva que seus pares que      sofreram discriminação. Palavras-chave: discriminação; homofobia; escola; ensino médio.UFPRLuz, Araci Asinelli-Cunha, Josafá Moreira da2011-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21414Educar em Revista; v. 27, n. 39 (2011); p. 87-102Educar em Revista; v. 27, n. 39 (2011); p. 87-102Educar em Revista; v. 27, n. 39 (2011); p. 87-1021984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21414/14114https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21414/30957info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:54:47Zoai:revistas.ufpr.br:article/21414Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:54:47Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções sobre a discriminação homofóbica entre concluintes do Ensino Médio no Brasil entre 2004 e 2008
title Percepções sobre a discriminação homofóbica entre concluintes do Ensino Médio no Brasil entre 2004 e 2008
spellingShingle Percepções sobre a discriminação homofóbica entre concluintes do Ensino Médio no Brasil entre 2004 e 2008
Luz, Araci Asinelli-
title_short Percepções sobre a discriminação homofóbica entre concluintes do Ensino Médio no Brasil entre 2004 e 2008
title_full Percepções sobre a discriminação homofóbica entre concluintes do Ensino Médio no Brasil entre 2004 e 2008
title_fullStr Percepções sobre a discriminação homofóbica entre concluintes do Ensino Médio no Brasil entre 2004 e 2008
title_full_unstemmed Percepções sobre a discriminação homofóbica entre concluintes do Ensino Médio no Brasil entre 2004 e 2008
title_sort Percepções sobre a discriminação homofóbica entre concluintes do Ensino Médio no Brasil entre 2004 e 2008
author Luz, Araci Asinelli-
author_facet Luz, Araci Asinelli-
Cunha, Josafá Moreira da
author_role author
author2 Cunha, Josafá Moreira da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Araci Asinelli-
Cunha, Josafá Moreira da
dc.subject.none.fl_str_mv


description A discriminação homofóbica no contexto escolar é um problema grave em vários níveis de ensino, e está associada negativamente à percepção dos estudantes sobre o ambiente escolar. O presente estudo utiliza dados de   6.414.302   estudantes   com   idade   entre   16   e   25   anos   disponíveis   no questionário sócioeconômico do Exame Nacional do Ensino Médio entre       2004 e 2008. São apresentados dados sobre a incidência de três fatores associados   à   homofobia   entre   concluintes   do   ensino   médio:   (1)   sofrer discriminação   homofóbica,   (2)   presenciar   discriminação   homofóbica   e (3)   admitir   homofobia. A  análise   da   associação   entre   a   homofobia   e   a percepção dos estudantes sobre sua educação no ensino médio revela que os estudantes que não relatam ter sido alvos da discriminação homofóbica avaliam sua experiência escolar de forma mais positiva que seus pares que      sofreram discriminação. Palavras-chave: discriminação; homofobia; escola; ensino médio.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21414
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21414/14114
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21414/30957
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 27, n. 39 (2011); p. 87-102
Educar em Revista; v. 27, n. 39 (2011); p. 87-102
Educar em Revista; v. 27, n. 39 (2011); p. 87-102
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897002442752