Formação de Professores e Inclusão: como se reformam os reformadores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, David
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lima-Rodrigues, Luzia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25001
Resumo: Existe um grande consenso sobre a necessidade de investir na formação de professores para   que   se  possam desenvolver   modelos  inclusivos na Educação. A Educação Inclusiva deve ser entendida como uma reforma educacional   que,   para   se   realizar, necessita   que   os   professores   sejam formados em modelos de ensino e comunicação diferentes dos modelos tradicionais.   Com   base   na   avaliação   que   um   grupo   de estudantes   de mestrado em Educação Especial efetuou do seu curso, este artigo discute   algumas concepções teóricas sobre formação de professores (nomeadamente o isomorfismo e a infusão) e quatro aspectos centrais da formação de professores para a Inclusão: conteúdos, estratégias de Ensino Aprendizagem, relação teoria-prática e impacto na vida profissional. Conclui-se que é necessário operar uma reforma aprofundada nos cursos de formação para que as pessoas que neles são formadas possam, elas próprias, vir a ser agentes de mudança na escola.
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