Educação para pensar questões socioambientais e qualidade de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buck, Sonia
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Marin, Andreia Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2245
Resumo: A análise das relações entre educação e condições de saúde nos grandes centros urbanos está definitivamente atrelada às questões socioambientais. Pensar qualidade de vida significa pensar qualidade ambiental e desenvolver ações preventivas de saúde pressupõe voltar olhos para o crescimento urbano. O presente trabalho trata da causalidade de condições de baixa qualidade de vida e saúde advinda das mudanças de paisagem e problemas ambientais associados ao crescimento urbano desordenado. Apresenta ainda uma análise crítica dos condicionantes da acomodação em situações de inadequação ambiental e baixa qualidade de vida, apontando para possíveis formas como a educação ambiental pode significar o instrumento pelo qual a comunidade se abra à reflexão sobre o lugar habitado e o tratamento das questões socioambientais nele vivenciadas. As bases para pensar essa educação passam pela abordagem crítica e sócioconstrutivista e os pressupostos da educação ambiental. Education for think about socialenvironmental issues and quality of lifeAbstract The analysis between education and quality oh life in the large urban centers is definitely connected to social-environmental issues. Thinking about the quality of life is considering the environmental quality and to develop health prevention actions that will presuppose to turn the attention to the planning of urban growth. This present work will deal with the casualty of low conditions in the quality of life and health that comes from alterations in the environment and their problems that are associated with the uncontrolled urban growth. It will also present a critical analysis for the conditions of accommodation in situations of environmental inadequacies that will be the instrument used by the community to open itself up to the reflection about the occupied habitat and the treatment of the socialenvironmental issues experienced there. The basis to think about this education will include a critical and social-constructive approach and the establishment of environmental education.
id UFPR-4_a6d9d2e6724e95f40f8ab68776a91d88
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2245
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Educação para pensar questões socioambientais e qualidade de vidaeducação ambiental; fundamentos socioambientais; qualidade de vida; environmental education; social and environmental foundations; quality of life. A análise das relações entre educação e condições de saúde nos grandes centros urbanos está definitivamente atrelada às questões socioambientais. Pensar qualidade de vida significa pensar qualidade ambiental e desenvolver ações preventivas de saúde pressupõe voltar olhos para o crescimento urbano. O presente trabalho trata da causalidade de condições de baixa qualidade de vida e saúde advinda das mudanças de paisagem e problemas ambientais associados ao crescimento urbano desordenado. Apresenta ainda uma análise crítica dos condicionantes da acomodação em situações de inadequação ambiental e baixa qualidade de vida, apontando para possíveis formas como a educação ambiental pode significar o instrumento pelo qual a comunidade se abra à reflexão sobre o lugar habitado e o tratamento das questões socioambientais nele vivenciadas. As bases para pensar essa educação passam pela abordagem crítica e sócioconstrutivista e os pressupostos da educação ambiental. Education for think about socialenvironmental issues and quality of lifeAbstract The analysis between education and quality oh life in the large urban centers is definitely connected to social-environmental issues. Thinking about the quality of life is considering the environmental quality and to develop health prevention actions that will presuppose to turn the attention to the planning of urban growth. This present work will deal with the casualty of low conditions in the quality of life and health that comes from alterations in the environment and their problems that are associated with the uncontrolled urban growth. It will also present a critical analysis for the conditions of accommodation in situations of environmental inadequacies that will be the instrument used by the community to open itself up to the reflection about the occupied habitat and the treatment of the socialenvironmental issues experienced there. The basis to think about this education will include a critical and social-constructive approach and the establishment of environmental education. UFPR2005-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2245Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 197-212Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 197-212Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 197-2121984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2245/1877https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2245/31527Buck, SoniaMarin, Andreia Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:14:11Zoai:revistas.ufpr.br:article/2245Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:14:11Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para pensar questões socioambientais e qualidade de vida
title Educação para pensar questões socioambientais e qualidade de vida
spellingShingle Educação para pensar questões socioambientais e qualidade de vida
Buck, Sonia
educação ambiental; fundamentos socioambientais; qualidade de vida; environmental education; social and environmental foundations; quality of life.
title_short Educação para pensar questões socioambientais e qualidade de vida
title_full Educação para pensar questões socioambientais e qualidade de vida
title_fullStr Educação para pensar questões socioambientais e qualidade de vida
title_full_unstemmed Educação para pensar questões socioambientais e qualidade de vida
title_sort Educação para pensar questões socioambientais e qualidade de vida
author Buck, Sonia
author_facet Buck, Sonia
Marin, Andreia Aparecida
author_role author
author2 Marin, Andreia Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buck, Sonia
Marin, Andreia Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental; fundamentos socioambientais; qualidade de vida; environmental education; social and environmental foundations; quality of life.
topic educação ambiental; fundamentos socioambientais; qualidade de vida; environmental education; social and environmental foundations; quality of life.
description A análise das relações entre educação e condições de saúde nos grandes centros urbanos está definitivamente atrelada às questões socioambientais. Pensar qualidade de vida significa pensar qualidade ambiental e desenvolver ações preventivas de saúde pressupõe voltar olhos para o crescimento urbano. O presente trabalho trata da causalidade de condições de baixa qualidade de vida e saúde advinda das mudanças de paisagem e problemas ambientais associados ao crescimento urbano desordenado. Apresenta ainda uma análise crítica dos condicionantes da acomodação em situações de inadequação ambiental e baixa qualidade de vida, apontando para possíveis formas como a educação ambiental pode significar o instrumento pelo qual a comunidade se abra à reflexão sobre o lugar habitado e o tratamento das questões socioambientais nele vivenciadas. As bases para pensar essa educação passam pela abordagem crítica e sócioconstrutivista e os pressupostos da educação ambiental. Education for think about socialenvironmental issues and quality of lifeAbstract The analysis between education and quality oh life in the large urban centers is definitely connected to social-environmental issues. Thinking about the quality of life is considering the environmental quality and to develop health prevention actions that will presuppose to turn the attention to the planning of urban growth. This present work will deal with the casualty of low conditions in the quality of life and health that comes from alterations in the environment and their problems that are associated with the uncontrolled urban growth. It will also present a critical analysis for the conditions of accommodation in situations of environmental inadequacies that will be the instrument used by the community to open itself up to the reflection about the occupied habitat and the treatment of the socialenvironmental issues experienced there. The basis to think about this education will include a critical and social-constructive approach and the establishment of environmental education.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2245
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2245/1877
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2245/31527
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 197-212
Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 197-212
Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 197-212
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897500516352