Escola Primária em Mato Grosso: aspectos de uma cultura escolar em construção (1910-1915)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28848 |
Resumo: | Apresentamos dados de uma pesquisa que contribui para a reconstrução da memória da cultura escolar primária, na perspectiva da História Cultural e da Cultura Escolar. Recorremos aos Relatórios da Diretoria da Instrução Pública, elaborados pelo Major José Estevão Corrêa nos cinco primeiros anos que se seguem à reforma da instrução pública realizada em 1910. Resultados indicam as relações de força entre educadores paulistas e autoridades educacionais de Mato Grosso, na instauração de um novo modelo de escola, tendo como decorrência a construção de uma cultura escolar diferenciada da que vigorou até a primeira década do século XX. Palavras-chave: memória da escola primária; cultura escolar; grupos escolares |
id |
UFPR-4_a776aa550c899fd5d478273f313d4578 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/28848 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola Primária em Mato Grosso: aspectos de uma cultura escolar em construção (1910-1915)Educação; Fundamentos da Educaçãomemória da escola primária; cultura escolar; grupos escolaresApresentamos dados de uma pesquisa que contribui para a reconstrução da memória da cultura escolar primária, na perspectiva da História Cultural e da Cultura Escolar. Recorremos aos Relatórios da Diretoria da Instrução Pública, elaborados pelo Major José Estevão Corrêa nos cinco primeiros anos que se seguem à reforma da instrução pública realizada em 1910. Resultados indicam as relações de força entre educadores paulistas e autoridades educacionais de Mato Grosso, na instauração de um novo modelo de escola, tendo como decorrência a construção de uma cultura escolar diferenciada da que vigorou até a primeira década do século XX. Palavras-chave: memória da escola primária; cultura escolar; grupos escolaresUFPRFAPEMATCardoso, Cancionila JanzkovskiAmâncio, Lázara Nanci de Barros2012-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28848Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 273-291Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 273-291Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 273-2911984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28848/19426https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28848/30829https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/28848/13542info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:46:10Zoai:revistas.ufpr.br:article/28848Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:46:10Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola Primária em Mato Grosso: aspectos de uma cultura escolar em construção (1910-1915) |
title |
Escola Primária em Mato Grosso: aspectos de uma cultura escolar em construção (1910-1915) |
spellingShingle |
Escola Primária em Mato Grosso: aspectos de uma cultura escolar em construção (1910-1915) Cardoso, Cancionila Janzkovski Educação; Fundamentos da Educação memória da escola primária; cultura escolar; grupos escolares |
title_short |
Escola Primária em Mato Grosso: aspectos de uma cultura escolar em construção (1910-1915) |
title_full |
Escola Primária em Mato Grosso: aspectos de uma cultura escolar em construção (1910-1915) |
title_fullStr |
Escola Primária em Mato Grosso: aspectos de uma cultura escolar em construção (1910-1915) |
title_full_unstemmed |
Escola Primária em Mato Grosso: aspectos de uma cultura escolar em construção (1910-1915) |
title_sort |
Escola Primária em Mato Grosso: aspectos de uma cultura escolar em construção (1910-1915) |
author |
Cardoso, Cancionila Janzkovski |
author_facet |
Cardoso, Cancionila Janzkovski Amâncio, Lázara Nanci de Barros |
author_role |
author |
author2 |
Amâncio, Lázara Nanci de Barros |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPEMAT |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Cancionila Janzkovski Amâncio, Lázara Nanci de Barros |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Fundamentos da Educação memória da escola primária; cultura escolar; grupos escolares |
topic |
Educação; Fundamentos da Educação memória da escola primária; cultura escolar; grupos escolares |
description |
Apresentamos dados de uma pesquisa que contribui para a reconstrução da memória da cultura escolar primária, na perspectiva da História Cultural e da Cultura Escolar. Recorremos aos Relatórios da Diretoria da Instrução Pública, elaborados pelo Major José Estevão Corrêa nos cinco primeiros anos que se seguem à reforma da instrução pública realizada em 1910. Resultados indicam as relações de força entre educadores paulistas e autoridades educacionais de Mato Grosso, na instauração de um novo modelo de escola, tendo como decorrência a construção de uma cultura escolar diferenciada da que vigorou até a primeira década do século XX. Palavras-chave: memória da escola primária; cultura escolar; grupos escolares |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28848 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28848/19426 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28848/30829 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/28848/13542 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 273-291 Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 273-291 Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 273-291 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711901443162112 |