Escola Primária em Mato Grosso: aspectos de uma cultura escolar em construção (1910-1915)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Cancionila Janzkovski
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Amâncio, Lázara Nanci de Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28848
Resumo: Apresentamos dados de uma pesquisa que contribui para a reconstrução da memória da cultura escolar primária, na perspectiva da História Cultural e da Cultura Escolar. Recorremos aos Relatórios da Diretoria da Instrução Pública, elaborados pelo Major José Estevão Corrêa nos cinco primeiros anos que se seguem à reforma da instrução pública realizada em 1910. Resultados indicam as relações de força entre educadores paulistas e autoridades educacionais de Mato Grosso, na instauração de um novo modelo de escola, tendo como decorrência a construção de uma cultura escolar diferenciada da que vigorou até a primeira década do século XX. Palavras-chave: memória da escola primária; cultura escolar; grupos escolares
id UFPR-4_a776aa550c899fd5d478273f313d4578
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/28848
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Escola Primária em Mato Grosso: aspectos de uma cultura escolar em construção (1910-1915)Educação; Fundamentos da Educaçãomemória da escola primária; cultura escolar; grupos escolaresApresentamos dados de uma pesquisa que contribui para a reconstrução da memória da cultura escolar primária, na perspectiva da História Cultural e da Cultura Escolar. Recorremos aos Relatórios da Diretoria da Instrução Pública, elaborados pelo Major José Estevão Corrêa nos cinco primeiros anos que se seguem à reforma da instrução pública realizada em 1910. Resultados indicam as relações de força entre educadores paulistas e autoridades educacionais de Mato Grosso, na instauração de um novo modelo de escola, tendo como decorrência a construção de uma cultura escolar diferenciada da que vigorou até a primeira década do século XX. Palavras-chave: memória da escola primária; cultura escolar; grupos escolaresUFPRFAPEMATCardoso, Cancionila JanzkovskiAmâncio, Lázara Nanci de Barros2012-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28848Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 273-291Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 273-291Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 273-2911984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28848/19426https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28848/30829https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/28848/13542info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:46:10Zoai:revistas.ufpr.br:article/28848Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:46:10Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola Primária em Mato Grosso: aspectos de uma cultura escolar em construção (1910-1915)
title Escola Primária em Mato Grosso: aspectos de uma cultura escolar em construção (1910-1915)
spellingShingle Escola Primária em Mato Grosso: aspectos de uma cultura escolar em construção (1910-1915)
Cardoso, Cancionila Janzkovski
Educação; Fundamentos da Educação
memória da escola primária; cultura escolar; grupos escolares
title_short Escola Primária em Mato Grosso: aspectos de uma cultura escolar em construção (1910-1915)
title_full Escola Primária em Mato Grosso: aspectos de uma cultura escolar em construção (1910-1915)
title_fullStr Escola Primária em Mato Grosso: aspectos de uma cultura escolar em construção (1910-1915)
title_full_unstemmed Escola Primária em Mato Grosso: aspectos de uma cultura escolar em construção (1910-1915)
title_sort Escola Primária em Mato Grosso: aspectos de uma cultura escolar em construção (1910-1915)
author Cardoso, Cancionila Janzkovski
author_facet Cardoso, Cancionila Janzkovski
Amâncio, Lázara Nanci de Barros
author_role author
author2 Amâncio, Lázara Nanci de Barros
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPEMAT
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Cancionila Janzkovski
Amâncio, Lázara Nanci de Barros
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Fundamentos da Educação
memória da escola primária; cultura escolar; grupos escolares
topic Educação; Fundamentos da Educação
memória da escola primária; cultura escolar; grupos escolares
description Apresentamos dados de uma pesquisa que contribui para a reconstrução da memória da cultura escolar primária, na perspectiva da História Cultural e da Cultura Escolar. Recorremos aos Relatórios da Diretoria da Instrução Pública, elaborados pelo Major José Estevão Corrêa nos cinco primeiros anos que se seguem à reforma da instrução pública realizada em 1910. Resultados indicam as relações de força entre educadores paulistas e autoridades educacionais de Mato Grosso, na instauração de um novo modelo de escola, tendo como decorrência a construção de uma cultura escolar diferenciada da que vigorou até a primeira década do século XX. Palavras-chave: memória da escola primária; cultura escolar; grupos escolares
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28848
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28848/19426
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28848/30829
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/28848/13542
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 273-291
Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 273-291
Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 273-291
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711901443162112