Literatura no Currículo da Escola Capixaba de Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36288 |
Resumo: | Tomando-se o currículo básico da escola estadual de nível médio do estado brasileiro do Espírito Santo, no âmbito da disciplina escolar de Língua Portuguesa, estudam-se as orientações, normatizações e prescrições no tocante ao trabalho com a literatura. Esse corpus documental é lido à luz de pesquisas contemporâneas sobre o ensino da literatura e a educação literária para o trabalho com a literatura na escola, visando a identificar filiações teóricas, tendências e rumos no que se refere a parâmetros e propostas oficiais, no contexto capixaba, para o ensino da literatura e da leitura literária, contribuindo para a ampliação de sua compreensão. Depreende-se, nas análises, que haja a permanência de perspectivas tradicionais (como o foco na relação diretiva entre contexto social e produção literária e na historiografia positivista), todavia em correlação com mudanças requeridas por concepções renovadas ou renovadoras, tais como o foco na interação texto-leitor e na constituição da subjetividade leitora. |
id |
UFPR-4_a80286225e54333baa11f634b74a86af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/36288 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Literatura no Currículo da Escola Capixaba de Ensino MédioTomando-se o currículo básico da escola estadual de nível médio do estado brasileiro do Espírito Santo, no âmbito da disciplina escolar de Língua Portuguesa, estudam-se as orientações, normatizações e prescrições no tocante ao trabalho com a literatura. Esse corpus documental é lido à luz de pesquisas contemporâneas sobre o ensino da literatura e a educação literária para o trabalho com a literatura na escola, visando a identificar filiações teóricas, tendências e rumos no que se refere a parâmetros e propostas oficiais, no contexto capixaba, para o ensino da literatura e da leitura literária, contribuindo para a ampliação de sua compreensão. Depreende-se, nas análises, que haja a permanência de perspectivas tradicionais (como o foco na relação diretiva entre contexto social e produção literária e na historiografia positivista), todavia em correlação com mudanças requeridas por concepções renovadas ou renovadoras, tais como o foco na interação texto-leitor e na constituição da subjetividade leitora.UFPRDalvi, Maria Amélia2014-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36288Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 137-153Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 137-153Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 137-1531984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36288/22638https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36288/30673info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:10:22Zoai:revistas.ufpr.br:article/36288Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:10:22Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura no Currículo da Escola Capixaba de Ensino Médio |
title |
Literatura no Currículo da Escola Capixaba de Ensino Médio |
spellingShingle |
Literatura no Currículo da Escola Capixaba de Ensino Médio Dalvi, Maria Amélia |
title_short |
Literatura no Currículo da Escola Capixaba de Ensino Médio |
title_full |
Literatura no Currículo da Escola Capixaba de Ensino Médio |
title_fullStr |
Literatura no Currículo da Escola Capixaba de Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Literatura no Currículo da Escola Capixaba de Ensino Médio |
title_sort |
Literatura no Currículo da Escola Capixaba de Ensino Médio |
author |
Dalvi, Maria Amélia |
author_facet |
Dalvi, Maria Amélia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalvi, Maria Amélia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Tomando-se o currículo básico da escola estadual de nível médio do estado brasileiro do Espírito Santo, no âmbito da disciplina escolar de Língua Portuguesa, estudam-se as orientações, normatizações e prescrições no tocante ao trabalho com a literatura. Esse corpus documental é lido à luz de pesquisas contemporâneas sobre o ensino da literatura e a educação literária para o trabalho com a literatura na escola, visando a identificar filiações teóricas, tendências e rumos no que se refere a parâmetros e propostas oficiais, no contexto capixaba, para o ensino da literatura e da leitura literária, contribuindo para a ampliação de sua compreensão. Depreende-se, nas análises, que haja a permanência de perspectivas tradicionais (como o foco na relação diretiva entre contexto social e produção literária e na historiografia positivista), todavia em correlação com mudanças requeridas por concepções renovadas ou renovadoras, tais como o foco na interação texto-leitor e na constituição da subjetividade leitora. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36288 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36288/22638 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36288/30673 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 137-153 Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 137-153 Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 137-153 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711897553993728 |