Estudo de documentos curriculares prescritos: (de)compondo uma metodologia de investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares Silva, Fabiany de Cássia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Martins Fernandes, Christiane Caetano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69522
Resumo: Este texto expõe os procedimentos metodológicos utilizados em um Programa de Pesquisa que realiza análises sobre documentos curriculares prescritos, também conhecidos como parâmetros, orientações, diretrizes, referenciais, programas e/ou planos, produzidos por redes de ensino estaduais e/ou municipais. De um lado, por constituir expressão de poder simbólico, de dados de enunciação, de fazer ver e crer, de confirmar ou de transformar os conteúdos do ‘mundo curricular’. De outro, por disponibilizar um ‘conhecimento poderoso’, validado pela crença da/na legitimidade das escolhas e de quem as legitima, crença cuja produção torna relevantes os estudos acadêmicos sobre documentos curriculares prescritos. E, por fim, porque a produção de análises sobre documentos curriculares e a produção de dissertações e teses são algumas das ações do Programa.
id UFPR-4_ab302b47c0f0af55d1dc034e5981f32d
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/69522
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Estudo de documentos curriculares prescritos: (de)compondo uma metodologia de investigaçãoEducação; Fundamentos da Educação, CurrículoMétodo, Estudo Comparado, Documentos Curriculares LocaisCurrículoEste texto expõe os procedimentos metodológicos utilizados em um Programa de Pesquisa que realiza análises sobre documentos curriculares prescritos, também conhecidos como parâmetros, orientações, diretrizes, referenciais, programas e/ou planos, produzidos por redes de ensino estaduais e/ou municipais. De um lado, por constituir expressão de poder simbólico, de dados de enunciação, de fazer ver e crer, de confirmar ou de transformar os conteúdos do ‘mundo curricular’. De outro, por disponibilizar um ‘conhecimento poderoso’, validado pela crença da/na legitimidade das escolhas e de quem as legitima, crença cuja produção torna relevantes os estudos acadêmicos sobre documentos curriculares prescritos. E, por fim, porque a produção de análises sobre documentos curriculares e a produção de dissertações e teses são algumas das ações do Programa. UFPRCNPQTavares Silva, Fabiany de CássiaMartins Fernandes, Christiane Caetano2019-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69522Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 225-241Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 225-241Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 225-2411984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69522/39858Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:23:13Zoai:revistas.ufpr.br:article/69522Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:23:13Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de documentos curriculares prescritos: (de)compondo uma metodologia de investigação
title Estudo de documentos curriculares prescritos: (de)compondo uma metodologia de investigação
spellingShingle Estudo de documentos curriculares prescritos: (de)compondo uma metodologia de investigação
Tavares Silva, Fabiany de Cássia
Educação; Fundamentos da Educação, Currículo
Método, Estudo Comparado, Documentos Curriculares Locais
Currículo
title_short Estudo de documentos curriculares prescritos: (de)compondo uma metodologia de investigação
title_full Estudo de documentos curriculares prescritos: (de)compondo uma metodologia de investigação
title_fullStr Estudo de documentos curriculares prescritos: (de)compondo uma metodologia de investigação
title_full_unstemmed Estudo de documentos curriculares prescritos: (de)compondo uma metodologia de investigação
title_sort Estudo de documentos curriculares prescritos: (de)compondo uma metodologia de investigação
author Tavares Silva, Fabiany de Cássia
author_facet Tavares Silva, Fabiany de Cássia
Martins Fernandes, Christiane Caetano
author_role author
author2 Martins Fernandes, Christiane Caetano
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPQ
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares Silva, Fabiany de Cássia
Martins Fernandes, Christiane Caetano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Fundamentos da Educação, Currículo
Método, Estudo Comparado, Documentos Curriculares Locais
Currículo
topic Educação; Fundamentos da Educação, Currículo
Método, Estudo Comparado, Documentos Curriculares Locais
Currículo
description Este texto expõe os procedimentos metodológicos utilizados em um Programa de Pesquisa que realiza análises sobre documentos curriculares prescritos, também conhecidos como parâmetros, orientações, diretrizes, referenciais, programas e/ou planos, produzidos por redes de ensino estaduais e/ou municipais. De um lado, por constituir expressão de poder simbólico, de dados de enunciação, de fazer ver e crer, de confirmar ou de transformar os conteúdos do ‘mundo curricular’. De outro, por disponibilizar um ‘conhecimento poderoso’, validado pela crença da/na legitimidade das escolhas e de quem as legitima, crença cuja produção torna relevantes os estudos acadêmicos sobre documentos curriculares prescritos. E, por fim, porque a produção de análises sobre documentos curriculares e a produção de dissertações e teses são algumas das ações do Programa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69522
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69522/39858
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 225-241
Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 225-241
Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 225-241
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892811284480