Estudo de documentos curriculares prescritos: (de)compondo uma metodologia de investigação
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69522 |
Resumo: | Este texto expõe os procedimentos metodológicos utilizados em um Programa de Pesquisa que realiza análises sobre documentos curriculares prescritos, também conhecidos como parâmetros, orientações, diretrizes, referenciais, programas e/ou planos, produzidos por redes de ensino estaduais e/ou municipais. De um lado, por constituir expressão de poder simbólico, de dados de enunciação, de fazer ver e crer, de confirmar ou de transformar os conteúdos do ‘mundo curricular’. De outro, por disponibilizar um ‘conhecimento poderoso’, validado pela crença da/na legitimidade das escolhas e de quem as legitima, crença cuja produção torna relevantes os estudos acadêmicos sobre documentos curriculares prescritos. E, por fim, porque a produção de análises sobre documentos curriculares e a produção de dissertações e teses são algumas das ações do Programa. |
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Estudo de documentos curriculares prescritos: (de)compondo uma metodologia de investigaçãoEducação; Fundamentos da Educação, CurrículoMétodo, Estudo Comparado, Documentos Curriculares LocaisCurrículoEste texto expõe os procedimentos metodológicos utilizados em um Programa de Pesquisa que realiza análises sobre documentos curriculares prescritos, também conhecidos como parâmetros, orientações, diretrizes, referenciais, programas e/ou planos, produzidos por redes de ensino estaduais e/ou municipais. De um lado, por constituir expressão de poder simbólico, de dados de enunciação, de fazer ver e crer, de confirmar ou de transformar os conteúdos do ‘mundo curricular’. De outro, por disponibilizar um ‘conhecimento poderoso’, validado pela crença da/na legitimidade das escolhas e de quem as legitima, crença cuja produção torna relevantes os estudos acadêmicos sobre documentos curriculares prescritos. E, por fim, porque a produção de análises sobre documentos curriculares e a produção de dissertações e teses são algumas das ações do Programa. UFPRCNPQTavares Silva, Fabiany de CássiaMartins Fernandes, Christiane Caetano2019-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69522Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 225-241Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 225-241Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 225-2411984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69522/39858Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:23:13Zoai:revistas.ufpr.br:article/69522Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:23:13Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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