Ingresso e permanência na Universidade: alunos com deficiências em foco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Laura Ceretta
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Bolsanello, Maria Augusta, Seger, Rosangela Gehrke
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25006
Resumo: O estudo trata das políticas inclusivas inseridas na educação brasileira a partir da década de 1990 para os alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Realizam a   breve   apresentação   dessas   políticas   na educação básica e, de forma mais específica, no ensino superior. Discute os principais dispositivos legais acerca da inclusão desse alunado no ensino superior, bem como alguns dos desdobramentos e implicações para a       universidade pública. Utiliza como referência a trajetória da Universidade Federal do Paraná (UFPR), evidenciando os dispositivos legais e as principais ações institucionais que embasaram a implantação da inclusão dos alunos com NEE nesta universidade. Sete alunos foram entrevistados (três com cegueira, dois com deficiência física, um com deficiência múltipla e um com surdez), em sete cursos da UFPR, com o objetivo de conhecer a trajetória desses alunos na universidade e a sua relação com as ações e     encaminhamentos institucionais no seu processo de inclusão. Após análise      qualitativa dos dados extraíram-se os seguintes eixos de análise: perfil dos alunos, ingresso e permanência na universidade, políticas inclusivas na universidade. Os dados coletados destacam as vivências e estratégias desenvolvidas pelos alunos para permanecer no ensino superior e a importância de apoios e recursos no ingresso e permanência na universidade. Por fim, evidencia a importância da implementação de políticas efetivas para garantir a inclusão desse alunado e o papel fundamental da universidade na defesa dos direitos dos alunos com deficiência.
id UFPR-4_adaaa8c2358135e7ebbbcd504abe5b65
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/25006
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Ingresso e permanência na Universidade: alunos com deficiências em foco.O estudo trata das políticas inclusivas inseridas na educação brasileira a partir da década de 1990 para os alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Realizam a   breve   apresentação   dessas   políticas   na educação básica e, de forma mais específica, no ensino superior. Discute os principais dispositivos legais acerca da inclusão desse alunado no ensino superior, bem como alguns dos desdobramentos e implicações para a       universidade pública. Utiliza como referência a trajetória da Universidade Federal do Paraná (UFPR), evidenciando os dispositivos legais e as principais ações institucionais que embasaram a implantação da inclusão dos alunos com NEE nesta universidade. Sete alunos foram entrevistados (três com cegueira, dois com deficiência física, um com deficiência múltipla e um com surdez), em sete cursos da UFPR, com o objetivo de conhecer a trajetória desses alunos na universidade e a sua relação com as ações e     encaminhamentos institucionais no seu processo de inclusão. Após análise      qualitativa dos dados extraíram-se os seguintes eixos de análise: perfil dos alunos, ingresso e permanência na universidade, políticas inclusivas na universidade. Os dados coletados destacam as vivências e estratégias desenvolvidas pelos alunos para permanecer no ensino superior e a importância de apoios e recursos no ingresso e permanência na universidade. Por fim, evidencia a importância da implementação de políticas efetivas para garantir a inclusão desse alunado e o papel fundamental da universidade na defesa dos direitos dos alunos com deficiência.UFPRMoreira, Laura CerettaBolsanello, Maria AugustaSeger, Rosangela Gehrke2011-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25006Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 125-143Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 125-143Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 125-1431984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25006/16754https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25006/30927info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:52:22Zoai:revistas.ufpr.br:article/25006Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:52:22Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Ingresso e permanência na Universidade: alunos com deficiências em foco.
title Ingresso e permanência na Universidade: alunos com deficiências em foco.
spellingShingle Ingresso e permanência na Universidade: alunos com deficiências em foco.
Moreira, Laura Ceretta
title_short Ingresso e permanência na Universidade: alunos com deficiências em foco.
title_full Ingresso e permanência na Universidade: alunos com deficiências em foco.
title_fullStr Ingresso e permanência na Universidade: alunos com deficiências em foco.
title_full_unstemmed Ingresso e permanência na Universidade: alunos com deficiências em foco.
title_sort Ingresso e permanência na Universidade: alunos com deficiências em foco.
author Moreira, Laura Ceretta
author_facet Moreira, Laura Ceretta
Bolsanello, Maria Augusta
Seger, Rosangela Gehrke
author_role author
author2 Bolsanello, Maria Augusta
Seger, Rosangela Gehrke
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Laura Ceretta
Bolsanello, Maria Augusta
Seger, Rosangela Gehrke
dc.subject.none.fl_str_mv


description O estudo trata das políticas inclusivas inseridas na educação brasileira a partir da década de 1990 para os alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Realizam a   breve   apresentação   dessas   políticas   na educação básica e, de forma mais específica, no ensino superior. Discute os principais dispositivos legais acerca da inclusão desse alunado no ensino superior, bem como alguns dos desdobramentos e implicações para a       universidade pública. Utiliza como referência a trajetória da Universidade Federal do Paraná (UFPR), evidenciando os dispositivos legais e as principais ações institucionais que embasaram a implantação da inclusão dos alunos com NEE nesta universidade. Sete alunos foram entrevistados (três com cegueira, dois com deficiência física, um com deficiência múltipla e um com surdez), em sete cursos da UFPR, com o objetivo de conhecer a trajetória desses alunos na universidade e a sua relação com as ações e     encaminhamentos institucionais no seu processo de inclusão. Após análise      qualitativa dos dados extraíram-se os seguintes eixos de análise: perfil dos alunos, ingresso e permanência na universidade, políticas inclusivas na universidade. Os dados coletados destacam as vivências e estratégias desenvolvidas pelos alunos para permanecer no ensino superior e a importância de apoios e recursos no ingresso e permanência na universidade. Por fim, evidencia a importância da implementação de políticas efetivas para garantir a inclusão desse alunado e o papel fundamental da universidade na defesa dos direitos dos alunos com deficiência.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25006
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25006/16754
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25006/30927
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 125-143
Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 125-143
Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 125-143
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897594888192