Uma “escola símbolo”: disputas e estratégias de professores de um subcampo da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85976 |
Resumo: | A contribuição da teoria sociológica de Bourdieu para a Educação é atual. Os conceitos de habitus, capital e campo social, de maneira articulada, permitem um entendimento dialético a respeito dos agentes sociais na sociedade. Assim, com o emprego de uma conceituação derivada de Bourdieu, como campo e subcampo escolar, é possível a compreensão da instituição escolar como construtora de uma dinâmica própria, com características e demandas específicas, muito além de uma mera consumidora passiva de projetos e políticas educacionais elaborados externamente a ela. Nesse sentido, este trabalho propõe, por meio de observação narrativa sistemática e entrevistas com um grupo de professores de Ciências e Biologia de um subcampo da escola, a descrição e análise das disputas, dos capitais, das estratégias e posições dos professores no subcampo em questão. Atribuiu-se uma valoração distinta para cada uma das estratégias de acordo com a possibilidade maior ou menor de prestígio social no subcampo, conferida por tais estratégias aos professores. Com isso, compreendeu-se a dinâmica desse subcampo, contribuindo para destacar que no interior das escolas brasileiras há disputas, interesses e demandas que devem ser considerados na relação com os demais subcampos, assim como no desenvolvimento de projetos e políticas educacionais. |
id |
UFPR-4_b0f90ef9419d0c4ee57776b437bad391 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/85976 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma “escola símbolo”: disputas e estratégias de professores de um subcampo da escolaEducação; Sociologia da Educação; Ensino de Ciênciascampo educacional brasileiro; subcampo da escola; professores de Ciências e Biologia; BourdieuSociologia da Educação; BourdieuA contribuição da teoria sociológica de Bourdieu para a Educação é atual. Os conceitos de habitus, capital e campo social, de maneira articulada, permitem um entendimento dialético a respeito dos agentes sociais na sociedade. Assim, com o emprego de uma conceituação derivada de Bourdieu, como campo e subcampo escolar, é possível a compreensão da instituição escolar como construtora de uma dinâmica própria, com características e demandas específicas, muito além de uma mera consumidora passiva de projetos e políticas educacionais elaborados externamente a ela. Nesse sentido, este trabalho propõe, por meio de observação narrativa sistemática e entrevistas com um grupo de professores de Ciências e Biologia de um subcampo da escola, a descrição e análise das disputas, dos capitais, das estratégias e posições dos professores no subcampo em questão. Atribuiu-se uma valoração distinta para cada uma das estratégias de acordo com a possibilidade maior ou menor de prestígio social no subcampo, conferida por tais estratégias aos professores. Com isso, compreendeu-se a dinâmica desse subcampo, contribuindo para destacar que no interior das escolas brasileiras há disputas, interesses e demandas que devem ser considerados na relação com os demais subcampos, assim como no desenvolvimento de projetos e políticas educacionais.UFPRCAPESUniversidade Federal do ParanáRomano de Mello, Ana CecíliaHiga, Ivanilda2023-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85976Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e85976Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e85976Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e859761984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85976/49013https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85976/49015Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:13:47Zoai:revistas.ufpr.br:article/85976Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:13:47Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma “escola símbolo”: disputas e estratégias de professores de um subcampo da escola |
title |
Uma “escola símbolo”: disputas e estratégias de professores de um subcampo da escola |
spellingShingle |
Uma “escola símbolo”: disputas e estratégias de professores de um subcampo da escola Romano de Mello, Ana Cecília Educação; Sociologia da Educação; Ensino de Ciências campo educacional brasileiro; subcampo da escola; professores de Ciências e Biologia; Bourdieu Sociologia da Educação; Bourdieu |
title_short |
Uma “escola símbolo”: disputas e estratégias de professores de um subcampo da escola |
title_full |
Uma “escola símbolo”: disputas e estratégias de professores de um subcampo da escola |
title_fullStr |
Uma “escola símbolo”: disputas e estratégias de professores de um subcampo da escola |
title_full_unstemmed |
Uma “escola símbolo”: disputas e estratégias de professores de um subcampo da escola |
title_sort |
Uma “escola símbolo”: disputas e estratégias de professores de um subcampo da escola |
author |
Romano de Mello, Ana Cecília |
author_facet |
Romano de Mello, Ana Cecília Higa, Ivanilda |
author_role |
author |
author2 |
Higa, Ivanilda |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES Universidade Federal do Paraná |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romano de Mello, Ana Cecília Higa, Ivanilda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Sociologia da Educação; Ensino de Ciências campo educacional brasileiro; subcampo da escola; professores de Ciências e Biologia; Bourdieu Sociologia da Educação; Bourdieu |
topic |
Educação; Sociologia da Educação; Ensino de Ciências campo educacional brasileiro; subcampo da escola; professores de Ciências e Biologia; Bourdieu Sociologia da Educação; Bourdieu |
description |
A contribuição da teoria sociológica de Bourdieu para a Educação é atual. Os conceitos de habitus, capital e campo social, de maneira articulada, permitem um entendimento dialético a respeito dos agentes sociais na sociedade. Assim, com o emprego de uma conceituação derivada de Bourdieu, como campo e subcampo escolar, é possível a compreensão da instituição escolar como construtora de uma dinâmica própria, com características e demandas específicas, muito além de uma mera consumidora passiva de projetos e políticas educacionais elaborados externamente a ela. Nesse sentido, este trabalho propõe, por meio de observação narrativa sistemática e entrevistas com um grupo de professores de Ciências e Biologia de um subcampo da escola, a descrição e análise das disputas, dos capitais, das estratégias e posições dos professores no subcampo em questão. Atribuiu-se uma valoração distinta para cada uma das estratégias de acordo com a possibilidade maior ou menor de prestígio social no subcampo, conferida por tais estratégias aos professores. Com isso, compreendeu-se a dinâmica desse subcampo, contribuindo para destacar que no interior das escolas brasileiras há disputas, interesses e demandas que devem ser considerados na relação com os demais subcampos, assim como no desenvolvimento de projetos e políticas educacionais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85976 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85976/49013 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85976/49015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e85976 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e85976 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e85976 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711900793044992 |