Cronotopias do Encontro: infância, universidade e movimentos sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trapp de Queiroz, Caroline
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Ribes Pereira, Rita Marisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88535
Resumo: Este texto tem por objetivo falar da importância do encontro entre a universidade e os movimentos sociais, tendo por eixo a produção do conhecimento sobre a infância, bem como a sua politização. Inspiradas na obra de Mayana Redin, tensionamos uma história da infância brasileira forjada na luta, uma história dos movimentos sociais contada a partir da participação das crianças, e o olhar acadêmico para a participação das crianças nas lutas sociais. É nesse sentido que nomeamos a discussão como uma “cronotopia de encontros”, na medida em que nos interessam as histórias e o sentido político que atravessam as possibilidades de encontro entre ensino, pesquisa, lutas sociais e crianças. Para isso, pesquisamos produções realizadas na graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) nos últimos cinco anos, especificamente no campo dos Estudos da Infância, a fim de observar suas relações com o currículo e a trajetória acadêmica da universidade, que habilita seus pedagogos para a atuação nos movimentos sociais. Como resultado, pontuamos a insipiência e, por outro lado, a urgência de pesquisas nessa convergência de campos, afirmando a importância dos deslocamentos que tais produções provocam nos currículos, na produção socializada do conhecimento, bem como na práxis das lutas cotidianas.
id UFPR-4_b32957d2948e11d447d83b8e9afeaea8
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/88535
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Cronotopias do Encontro: infância, universidade e movimentos sociaisEducação; Tópicos Específicos de EducaçãoInfância; Universidade; Movimentos SociaisEste texto tem por objetivo falar da importância do encontro entre a universidade e os movimentos sociais, tendo por eixo a produção do conhecimento sobre a infância, bem como a sua politização. Inspiradas na obra de Mayana Redin, tensionamos uma história da infância brasileira forjada na luta, uma história dos movimentos sociais contada a partir da participação das crianças, e o olhar acadêmico para a participação das crianças nas lutas sociais. É nesse sentido que nomeamos a discussão como uma “cronotopia de encontros”, na medida em que nos interessam as histórias e o sentido político que atravessam as possibilidades de encontro entre ensino, pesquisa, lutas sociais e crianças. Para isso, pesquisamos produções realizadas na graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) nos últimos cinco anos, especificamente no campo dos Estudos da Infância, a fim de observar suas relações com o currículo e a trajetória acadêmica da universidade, que habilita seus pedagogos para a atuação nos movimentos sociais. Como resultado, pontuamos a insipiência e, por outro lado, a urgência de pesquisas nessa convergência de campos, afirmando a importância dos deslocamentos que tais produções provocam nos currículos, na produção socializada do conhecimento, bem como na práxis das lutas cotidianas.UFPRTrapp de Queiroz, CarolineRibes Pereira, Rita Marisa2024-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88535Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88535Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88535Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e885351984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88535/51921https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88535/51922https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/88535/55952Direitos autorais 2024 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-03T22:11:58Zoai:revistas.ufpr.br:article/88535Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2024-05-03T22:11:58Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Cronotopias do Encontro: infância, universidade e movimentos sociais
title Cronotopias do Encontro: infância, universidade e movimentos sociais
spellingShingle Cronotopias do Encontro: infância, universidade e movimentos sociais
Trapp de Queiroz, Caroline
Educação; Tópicos Específicos de Educação
Infância; Universidade; Movimentos Sociais
title_short Cronotopias do Encontro: infância, universidade e movimentos sociais
title_full Cronotopias do Encontro: infância, universidade e movimentos sociais
title_fullStr Cronotopias do Encontro: infância, universidade e movimentos sociais
title_full_unstemmed Cronotopias do Encontro: infância, universidade e movimentos sociais
title_sort Cronotopias do Encontro: infância, universidade e movimentos sociais
author Trapp de Queiroz, Caroline
author_facet Trapp de Queiroz, Caroline
Ribes Pereira, Rita Marisa
author_role author
author2 Ribes Pereira, Rita Marisa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Trapp de Queiroz, Caroline
Ribes Pereira, Rita Marisa
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Tópicos Específicos de Educação
Infância; Universidade; Movimentos Sociais
topic Educação; Tópicos Específicos de Educação
Infância; Universidade; Movimentos Sociais
description Este texto tem por objetivo falar da importância do encontro entre a universidade e os movimentos sociais, tendo por eixo a produção do conhecimento sobre a infância, bem como a sua politização. Inspiradas na obra de Mayana Redin, tensionamos uma história da infância brasileira forjada na luta, uma história dos movimentos sociais contada a partir da participação das crianças, e o olhar acadêmico para a participação das crianças nas lutas sociais. É nesse sentido que nomeamos a discussão como uma “cronotopia de encontros”, na medida em que nos interessam as histórias e o sentido político que atravessam as possibilidades de encontro entre ensino, pesquisa, lutas sociais e crianças. Para isso, pesquisamos produções realizadas na graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) nos últimos cinco anos, especificamente no campo dos Estudos da Infância, a fim de observar suas relações com o currículo e a trajetória acadêmica da universidade, que habilita seus pedagogos para a atuação nos movimentos sociais. Como resultado, pontuamos a insipiência e, por outro lado, a urgência de pesquisas nessa convergência de campos, afirmando a importância dos deslocamentos que tais produções provocam nos currículos, na produção socializada do conhecimento, bem como na práxis das lutas cotidianas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88535
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88535
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88535/51921
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88535/51922
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/88535/55952
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88535
Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88535
Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88535
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711891460718592