A sociedade do espetáculo e a reconfiguração da autoridade pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zuin, Antonio Soares
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33533
Resumo: Na atual sociedade do espetáculo, há um novo imperativo categórico: fazer propaganda de si próprio se transforma na condição da autoconservação. Em meio à universalização das telas e das câmeras, presentes em praticamente todas as relações sociais, destacou-se o caso do colégio Rio Branco, onde 107 alunos foram suspensos por terem se rebelado contra a instalação de câmeras nas salas de aula. Diante deste caso, tem-se como objetivo neste artigo refletir criticamente sobre as novas configurações do significado do conceito de autoridade pedagógica na sociedade na qual todas as relações tendem a se espetacularizar. É nesta sociedade que também as imagens dos professores e alunos se convertem em fetiches audiovisuais que se eternizam por meio das redes sociais, fato este que fomenta a propagação do chamado panóptico atemporal.
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