Como identifi car a originalidade num artigo científi co ou numa tese de doutoramento?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/58892 |
Resumo: | Originalidade é um requisito indispensável na ciência, principalmente para a aceitação de teses de doutoramento ou quando se pretende publicar artigos científi cos. Na literatura existente, podemos encontrar muitas defi nições sobre originalidade, porém não existe um consenso alargado para adotar uma defi nição generalizada; como resultado, verifi ca-se falta de rigor nas defi nições que envolvem o termo, falta de clareza sobre a identifi cação das suas características, ausência de uma descrição sobre elas e não conseguimos entender quais as características que diferem um artigo cientifi co de uma tese de doutoramento. Recorrendo a dois inquéritos construídos para o efeito e à revisão bibliográfi ca de 48 artigos durante 2017, encontramos 12 características que são específi cas e concretas do termo originalidade. Em adição, encontrámos o que difere o termo originalidade quando este está ligado a um artigo cientifi co e a uma tese de doutoramento. Assim, já existe uma base para investigadores, professores, equipas editoriais e alunos poderem identifi car a originalidade em trabalhos científi cos ou para outras partes interessadas construírem uma defi nição correta para este termo. O trabalho apresentado é igualmente benéfi co em contextos de estandardização e qualidade da investigação cientifi ca. |
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Como identifi car a originalidade num artigo científi co ou numa tese de doutoramento?Educação; Planejamento e Avaliação EducacionalOriginalidade; artigo cientifico; tese de doutoramento; dissertação.Artigos ciêntificos, teses doutoramentoOriginalidade é um requisito indispensável na ciência, principalmente para a aceitação de teses de doutoramento ou quando se pretende publicar artigos científi cos. Na literatura existente, podemos encontrar muitas defi nições sobre originalidade, porém não existe um consenso alargado para adotar uma defi nição generalizada; como resultado, verifi ca-se falta de rigor nas defi nições que envolvem o termo, falta de clareza sobre a identifi cação das suas características, ausência de uma descrição sobre elas e não conseguimos entender quais as características que diferem um artigo cientifi co de uma tese de doutoramento. Recorrendo a dois inquéritos construídos para o efeito e à revisão bibliográfi ca de 48 artigos durante 2017, encontramos 12 características que são específi cas e concretas do termo originalidade. Em adição, encontrámos o que difere o termo originalidade quando este está ligado a um artigo cientifi co e a uma tese de doutoramento. Assim, já existe uma base para investigadores, professores, equipas editoriais e alunos poderem identifi car a originalidade em trabalhos científi cos ou para outras partes interessadas construírem uma defi nição correta para este termo. O trabalho apresentado é igualmente benéfi co em contextos de estandardização e qualidade da investigação cientifi ca.UFPRVagarinho, João Paulo2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/58892Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 181-207Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 181-207Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 181-2071984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/58892/37914Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:21:12Zoai:revistas.ufpr.br:article/58892Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:21:12Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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