Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24680 |
Resumo: | O livro de literatura infantil pode ser caracterizado pela presença da ilustração associada à palavra. No entanto, avaliar se essa ilustração possui um valor artístico-estético que, no processo de leitura, amplia as possibilidades de construção de sentido ou, se o trabalho do ilustrador serve somente para dar cor e forma ao verbal sem agregar-lhe sentido, são dúvidas que podem surgir na análise desse tipo de texto, diante da diversidade de obras infantis. Esse estudo busca responder a essa questão a partir da descrição e análise da capa de duas edições — publicadas em 1991 e 2003 — da obra Ah, cambaxirra se eu pudesse..., um conto popular adaptado por Ana Maria Machado, e ilustrado por Gerson Conforto e Graça Lima respectivamente. A partir dessa análise discutem-se os conceitos de arte e estética (CROCE, 2001; FIORIN, 1999; HUISMAN, 1994), bem como o processo de leitura a partir da relação ilustrador-leitor sob a perspectiva da experiência da leitura mediada (ISER, 1979) e da semiótica (GREIMAS & FONTANILLE, 1993; GREIMAS, 2002). Ao final, procura-se apontar caminhos para responder à pergunta que originou esse estudo, de modo que a ilustração do livro infantil seja avaliada a partir da construção de sentido decorrente da relação leitor-texto no processo de leitura da ilustração. |
id |
UFPR-4_b9b39ee03abd5612eec49f990102bfae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/24680 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leituraEducação - Ensino-aprendizagemIlustração, Literatura infantil; LeituraMétodos e Técnicas de EnsinoO livro de literatura infantil pode ser caracterizado pela presença da ilustração associada à palavra. No entanto, avaliar se essa ilustração possui um valor artístico-estético que, no processo de leitura, amplia as possibilidades de construção de sentido ou, se o trabalho do ilustrador serve somente para dar cor e forma ao verbal sem agregar-lhe sentido, são dúvidas que podem surgir na análise desse tipo de texto, diante da diversidade de obras infantis. Esse estudo busca responder a essa questão a partir da descrição e análise da capa de duas edições — publicadas em 1991 e 2003 — da obra Ah, cambaxirra se eu pudesse..., um conto popular adaptado por Ana Maria Machado, e ilustrado por Gerson Conforto e Graça Lima respectivamente. A partir dessa análise discutem-se os conceitos de arte e estética (CROCE, 2001; FIORIN, 1999; HUISMAN, 1994), bem como o processo de leitura a partir da relação ilustrador-leitor sob a perspectiva da experiência da leitura mediada (ISER, 1979) e da semiótica (GREIMAS & FONTANILLE, 1993; GREIMAS, 2002). Ao final, procura-se apontar caminhos para responder à pergunta que originou esse estudo, de modo que a ilustração do livro infantil seja avaliada a partir da construção de sentido decorrente da relação leitor-texto no processo de leitura da ilustração. UFPRCNPqRamos, Flávia BrocchettoNunes, Marília Forgearini2013-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24680Educar em Revista; v. 29, n. 48 (2013); p. 251-263Educar em Revista; v. 29, n. 48 (2013); p. 251-263Educar em Revista; v. 29, n. 48 (2013); p. 251-2631984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24680/20639https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24680/30765info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:43:50Zoai:revistas.ufpr.br:article/24680Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:43:50Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura |
title |
Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura |
spellingShingle |
Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura Ramos, Flávia Brocchetto Educação - Ensino-aprendizagem Ilustração, Literatura infantil; Leitura Métodos e Técnicas de Ensino |
title_short |
Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura |
title_full |
Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura |
title_fullStr |
Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura |
title_full_unstemmed |
Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura |
title_sort |
Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura |
author |
Ramos, Flávia Brocchetto |
author_facet |
Ramos, Flávia Brocchetto Nunes, Marília Forgearini |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Marília Forgearini |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Flávia Brocchetto Nunes, Marília Forgearini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Ensino-aprendizagem Ilustração, Literatura infantil; Leitura Métodos e Técnicas de Ensino |
topic |
Educação - Ensino-aprendizagem Ilustração, Literatura infantil; Leitura Métodos e Técnicas de Ensino |
description |
O livro de literatura infantil pode ser caracterizado pela presença da ilustração associada à palavra. No entanto, avaliar se essa ilustração possui um valor artístico-estético que, no processo de leitura, amplia as possibilidades de construção de sentido ou, se o trabalho do ilustrador serve somente para dar cor e forma ao verbal sem agregar-lhe sentido, são dúvidas que podem surgir na análise desse tipo de texto, diante da diversidade de obras infantis. Esse estudo busca responder a essa questão a partir da descrição e análise da capa de duas edições — publicadas em 1991 e 2003 — da obra Ah, cambaxirra se eu pudesse..., um conto popular adaptado por Ana Maria Machado, e ilustrado por Gerson Conforto e Graça Lima respectivamente. A partir dessa análise discutem-se os conceitos de arte e estética (CROCE, 2001; FIORIN, 1999; HUISMAN, 1994), bem como o processo de leitura a partir da relação ilustrador-leitor sob a perspectiva da experiência da leitura mediada (ISER, 1979) e da semiótica (GREIMAS & FONTANILLE, 1993; GREIMAS, 2002). Ao final, procura-se apontar caminhos para responder à pergunta que originou esse estudo, de modo que a ilustração do livro infantil seja avaliada a partir da construção de sentido decorrente da relação leitor-texto no processo de leitura da ilustração. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24680 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24680/20639 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24680/30765 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 29, n. 48 (2013); p. 251-263 Educar em Revista; v. 29, n. 48 (2013); p. 251-263 Educar em Revista; v. 29, n. 48 (2013); p. 251-263 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711901480910848 |